A possibilidade de utilizar chatbots e contatos inteligentes para atendimento no Instagram finalmente está entre nós. Com a API do Messenger para o aplicativo, é possível gerenciar mensagens em grande escala, conversar com clientes de forma rápida e personalizada e integrar vários atendentes a uma mesma conta.

💡 Saiba mais: Facebook disponibiliza Messenger API para Instagram para todas as contas comerciais em 2021

Se você tem interesse em automatizar o seu atendimento no Instagram proporcionando uma maior satisfação aos seus clientes, vem com a gente, este texto foi feito para você!

Por que o atendimento no Instagram vai revolucionar a conversa entre clientes e marcas?

 

De acordo com a Opinion Box, o Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. No evento F8 Refresh, em que o Facebook anunciou o lançamento da API do Messenger para Instagram, foi afirmado que 90% dos usuários de Instagram hoje seguem pelo menos uma empresa no aplicativo

Agora imagine o potencial desse canal de comunicação em um mundo em que bilhões de mensagens são trocadas diariamente. Estamos na era conversacional porque as pessoas querem se relacionar com as marcas da mesma maneira como se relacionam entre si: por meio dos canais de mensageria. 

Antes da possibilidade de utilizar chatbots e contatos inteligentes no Instagram, marcas recebiam todos os dias centenas de mensagens que eram humanamente impossíveis de serem respondidas sem deixar os clientes esperando por horas ou dias. 

Assim, a experiência do usuário que recorria à empresa se quebrava: ao entrar em contato com a marca para solicitar informações sobre um produto ou serviço o usuário desejava receber uma resposta rápida e fácil, no entanto, se via preso em um labirinto de retornos demorados, processos repetitivos, complicados e ineficientes.

Com o atendimento automatizado no Instagram graças ao uso de chatbots e contatos inteligentes esse cenário mudou. É possível gerenciar automaticamente todas as mensagens recebidas, analisar o histórico de atendimento no Instagram e promover melhorias, contar com vários atendentes em uma mesma conta e oferecer a melhor experiência de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Agora deu para entender por que o atendimento no Instagram está revolucionando a conversa entre marcas e pessoas, não é mesmo?

O atendimento no Instagram te garante presença e diferencial!

Quais são as boas práticas de atendimento no Instagram?

1. Disponibilize o caminho para falar com um atendente humano

A automação é a menina dos olhos no mundo em que vivemos e veio só para somar, no entanto, o bom atendimento é aquele que prioriza a melhor experiência do usuário. Por isso, o Instagram exige que o chatbot ou contato inteligente tenha um caminho bem claro para falar com um atendente humano, caso essa seja a vontade do usuário. 

Em Blip, a funcionalidade de transbordo para atendimento humano é super facilitada graças ao Blip Desk. Além disso, temos nossas Customer Solutions, que são pacotes fechados de fluxos pré-configurados em que a implementação do caminho para atendimento humano no Instagram é realizada de forma ágil e com opções customizáveis. 😉

2. Integre vários atendentes a uma mesma conta e ganhe agilidade

Já imaginou ter atendentes respondendo diversas mensagens ao mesmo tempo e ainda analisar o histórico de todas essas conversas de forma automatizada? Essa é a eficiência proporcionada pela API do Messenger para Instagram.

E mais: a eficiência de múltiplos atendentes será refletida na satisfação dos seus clientes, que serão respondidos de forma muito mais ágil.

3. Automatize o atendimento no Instagram e encante os seus clientes 

Com a API do Messenger para Instagram, o chatbot ou contato inteligente poderá enviar mensagens de saudações personalizadas para usuários que entrarem em contato com a sua marca. Uma boa pedida nessas interações é analisar as necessidades dos usuários utilizando um menu de mensagens de respostas rápidas.

Tenha um protocolo de transferência para um atendente humano para o caso de consultas complexas e deixe claro qual é o horário de atendimento, para alinhar expectativas.

Após a finalização do atendimento, envie uma mensagem automática solicitando um feedback sobre a experiência do cliente, assim você poderá colher insights sobre a satisfação dele.

4. Integre as mensagens do aplicativo ao seu CRM e tenha uma comunicação baseada em dados

Para quem não sabe para onde está indo qualquer caminho serve. Já ouviu esse ditado? Não o siga quando o assunto é atendimento no Instagram — e muito menos na vida. 😁

Com as mensagens de atendimento no Instagram integradas ao seu CRM, você terá uma comunicação baseada em análise de dados e conhecerá cada vez mais e melhor o seu cliente.

Ou seja, ao ser contatado por um usuário que já realizou uma compra no seu negócio, será possível recorrer ao histórico das conversas anteriores e possibilitar uma melhor experiência de atendimento a ele, sem necessidade de perguntas repetitivas, o que possibilita economia do tempo do seu cliente. 

5. Priorize a segurança da informação no seu atendimento no Instagram

Com a API do Messenger para Instagram a prática de compartilhar o login e senha da conta da sua marca com várias pessoas ficou no passado. Em Blip, a sua empresa e seus clientes estarão sempre seguros, estamos em conformidade com as diretrizes da LGPD e prezamos pela segurança de nossos clientes.

Conheça o caso de uso d’O Primo Rico, um dos primeiros influenciadores a utilizar o atendimento automatizado no Instagram

O investidor Thiago Nigro, mais conhecido como “O Primo Rico”, foi um dos primeiros influenciadores a utilizar o beta do Instagram no Brasil. Os seguidores de Nigro no aplicativo são muito engajados e a demanda de mensagens chegava a 3500 por dia!

Humanamente impossível de responder, certo? Ao utilizar o beta da API do Messenger para Instagram, Thiago Nigro, durante uma das lives com mais de 40 mil pessoas ao vivo, convidou os seguidores a enviarem uma direct message para receberem uma planilha com indicadores atualizados das empresas listadas na B3, a bolsa de valores do Brasil. 

A distribuição do material foi feita através do contato inteligente no Instagram, e em menos de uma hora, mais de 50 mil mensagens foram trocadas. Blip é parceira homologada do Facebook e foi apoiadora da ação d’O Primo Rico. 49% das vendas do curso “Do Mil ao Milhão” vieram do Instagram e o contato já atendeu quase 70 mil usuários e trocou mais de 180 mil mensagens com eles. Incrível, não é mesmo? 

Gostou de aprender mais sobre como o atendimento no Instagram pode revolucionar seu negócio? Vá além com Blip, fale com um de nossos consultores!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀