Confira os principais benefícios da automação de atendimento e saiba como os chatbots vão te ajudar a atingir melhores resultados!

A automação de atendimento é uma das principais tendências de tecnologia em 2023. Afinal, vivemos mudanças constantes quando o assunto é a relação entre empresas e clientes.

Neste cenário, sai na frente as empresas que conseguem gerar diferenciais, começando pelo atendimento. Dentre os principais benefícios de um atendimento automatizado, destacamos a redução do tempo de espera e o estar sempre disponível para os clientes.

Além disso, as automações de atendimento também geram benefícios significativos para as empresas. Redução de custos, otimização de processos e aumento de oportunidades de negócios são apenas alguns deles.

Se você quer descobrir como e por que implementar automações de atendimento ao cliente no seu negócio, não tem problema. Continue a leitura e aprenda como o atendimento automatizado pode otimizar os resultados de sua empresa!

Mas afinal, qual a importância de um atendimento automatizado?

Com o desenvolvimento do mundo digital, vender pela internet tem se tornado um processo cada vez mais comum, independente do setor de mercado.

E, claro, como consequência disso, foram criadas novas formas de se atender, visando, principalmente, a escalabilidade de uma empresa.

Além disso, o consumidor moderno também desenvolve hábitos diferentes. Por exemplo, o de fazer compras por aplicativos como o WhatsApp.

Neste cenário, ganha quem oferece o melhor atendimento automatizado ao cliente, que normalmente será atendido na hora que entrar em contato com a empresa.  

Quando falamos sobre sistemas com automação, em geral, falamos de um conjunto de estratégias pensadas para tornar os processos de uma empresa mais eficientes. A ideia, aqui, é que tanto a empresa quanto seus clientes, fornecedores e demais terceiros, encontrem um ambiente mais ágil, confiável e responsivo — ou seja, que a experiência ali seja a melhor possível. 

Isso quer dizer que fazer um atendimento automatizado significa otimizar os processos em que existe contato com seu cliente.

Leia também: Inteligência Artificial + Chat: a nova web conversacional

Quais são os principais benefícios da automação de atendimento?

Para tornarmos o cenário mais palpável, alguns benefícios que surgem ao colocar essa estratégia em curso são: 

Aumento de produtividade

Até aqui, explicamos que a automação de atendimento aumenta a eficiência. No entanto, outro ponto importante relacionado a isso é o impacto que a implementação tem no gerenciamento de tempo da sua equipe de vendas.

Dizemos isso porque, com um sistema automatizado, sua equipe não precisa se preocupar com operações repetitivas e mecânicas – ou seja, sua empresa terá aumento de produtividade nas vendas.

Cliente certo na hora certa

A automação do atendimento e vendas cria uma visão mais clara e panorâmica do seu negócio. Ou seja, simplifica a solução de questões dos clientes quando eles realmente precisam (ou até mesmo antes mesmo dele perceber que precisa).

Além disso, você passa a poder personalizar as ofertas e impactar o cliente certo, na hora certa! 

Redução de custos

Os dois pontos anteriores nos levam à consequente redução de custos operacionais. Isso é possível a partir do uso mais eficiente de seus recursos e da possibilidade de reorganização do tempo de trabalho dos colaboradores.

O que significa, mesmo com uma equipe do mesmo tamanho (ou até mesmo reduzida) você consegue alcançar melhores resultados do que antes.

Diminuição da ocorrência de erros

Ao fazer um atendimento automatizado você também garante a geração de dados mais confiáveis. Por serem gerenciados por um sistema de máquinas, a tendência de erros é bem menor.

Além disso, a correção de possíveis falhas também é mais simples. Principlamente se usar uma plataforma de atendimento eficaz, você terá todas as ferramentas que precisa para correções.

Aumento na taxa de fidelização

Automação de atendimento também é uma forma de vender mais. Isso porque, com otimização dos processos, você cria diferenciais e facilita o relacionamento com o cliente.

Portanto, com um serviço automatizado, oferecendo agilidade, segurança e qualidade, você aumenta suas chances de fidelização de clientes.

Além disso, vale lembrar: o mercado está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes.

Automação de atendimento na prática

Agora que você já entende os benefícios ligados à automação de atendimento, é possível realmente traçar um plano para colocá-la em prática na sua empresa! 

A primeira coisa a se fazer é revisitar o que você já sabe sobre o seu público, a fim de compreender quais os melhores canais de vendas para implementar a automação a partir do perfil de quem compra seus produtos.

Importante lembrar que é fundamental considerar seu funil de vendas durante esse processo. É a partir dele que você vai conseguir definir o tipo de comunicação que ele precisa receber para avançar no caminho de vendas. 

Para simplificar este processo, considere que o que deve ser automatizado são as ações repetitivas. Ou seja, que não precisam de intervenção humana para coletar, armazenar e gerir informações.

Nesse sentido, alguns canais que exemplificam bem a possibilidade de otimização de comunicação por meio da estratégia de fazer um atendimento automatizado são: 

  • O envio de e-mail, que pode ser personalizado a partir do seu funil de vendas e dos interesses do cliente; 
  • O auxílio por telefone por meio da URA – Unidade de Resposta Audível. Essa tecnologia reconhece informações por comandos de digitação do cliente em seu aparelho de telefone e o direciona para a solução do problema; 
  • O chat presente em seu site, seu número comercial ou em suas páginas de redes sociais. Um chat coleta informações e auxilia em dúvidas, permitindo inclusive que ele navegue entre diferentes links e páginas da sua empresa. 

Implementação e testes

Depois de definir os canais, é hora de testar, acompanhar os resultados e otimizar o que for necessário ao longo do caminho.

Esse é um dos passos mais importantes de toda a mecânica da automação. Neste caso, não há uma única fórmula certa. Afinal, cada empresa tem suas características de negócio, é preciso moldar a estratégia à sua realidade

Por isso, mesmo depois de tirar o plano do papel, é importante continuar coletando dados a respeito dos resultados. Além disso, vale mapear possibilidades e levantar hipóteses para futuros testes ou ajustes na estratégia. 

Chatbots: a melhor ferramenta para automação de atendimento

O chatbot é um dos maiores aliados da automação de atendimento. Isso porque essa é uma estratégia simples e robusta que agiliza e descomplica o processo de suporte, tanto internamente, quanto para os clientes que a contratam

Para citar alguns diferenciais que tornam o chatbot perfeito para a automação, temos o fato da tecnologia poder ser incorporada a diferentes canais. Por exemplo:

  • chat do seu site,
  • redes sociais,
  • WhatsApp Business,
  • e-mail.

Além disso, os bots também têm uma alta capacidade de personalização e dialogam com facilidade entre diferentes interfaces. Isso possibilita a criação de uma comunicação interligada e completa com seus consumidores. 

Essa é uma ferramenta que consegue suprir o contato com o cliente a qualquer hora do dia, funcionando sem interrupções. Inclusive, este é mais um ponto que melhora sua competitividade e relevância no mercado. 

A verdade é que fazer um atendimento automatizado já se tornou peça fundamental na estratégia de quem deseja ter um negócio digital escalável e com boa qualidade. Aproveite a visita e confira os benefícios do atendimento multicanal!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀