Comunicação assíncrona: o que é e como fazer em uma empresa?

Você sabe as diferenças entre comunicação síncrona e assíncrona? 

Muitas empresas mudaram a forma como operam durante a pandemia, o que colocou em foco suas estratégias de comunicação Para algumas pouca coisa mudou, enquanto outras precisam reestruturar toda sua comunicação interna (com os colaboradores) e externa (com clientes). 

Comunicação síncrona e assíncrona são práticas que já fazem parte da rotina das pessoas, mas muitas nem se dão conta do que são. Com tanta gente se questionando sobre regime de trabalho remoto ou presencial, entender sobre os tipos de comunicação tornou- se fundamental. 

Este artigo esclarece algumas das dúvidas mais comuns sobre o que é comunicação assíncrona, além de dar dicas valiosas para otimizar a comunicação de uma empresa. Continue lendo para aprender!

O que é comunicação assíncrona?

Comunicação assíncrona é qualquer processo de comunicação que não aconteça em tempo real. Ou seja, as interações acontecem em tempos diferentes, não necessariamente uma após a outra.

Qual a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona?

Na prática, chamamos de comunicação síncrona todo tipo de comunicação que acontece em tempo real, com respostas imediatas.

Já a comunicação assíncrona é exatamente o oposto: as interações não acontecem em tempo real, mas sim de forma intermitente. Confira abaixo alguns exemplos:

Exemplos de comunicação assíncrona:

  • Aplicativos de mensagens: como WhatsApp e Messenger;
  • E-mail: geralmente respondemos e-mails um tempo depois que são enviados;
  • Ferramentas de gestão de tarefas e projetos: muitas empresas utilizam ferramentas como Asana para otimizar a comunicação assíncrona;
  • Cartas: o bom e velho modelo de comunicação ainda é utilizado por muitas empresas e acontece de forma assíncrona.

Exemplos de comunicação síncrona:

  • Reuniões (presenciais ou por videochamada): quando uma equipe está presente em tempo real interagindo uns com os outros;
  • Ligações telefônicas:  quando conversamos pelo telefone, os dois lados se comunicam em tempo real.

Qual é o melhor modelo de comunicação para empresas?

Principalmente após a adoção em massa do home office, muitas empresas começaram a adaptar a comunicação. Com gestores distantes e as pessoas em suas casas, a comunicação assíncrona se tornou algo ainda mais importante para o mundo corporativo. 

Mas o fato é que o modelo híbrido é o mais utilizado, independente do regime de trabalho, como mostra pesquisa feita pelo Sinapro. Ou seja, poucas empresas adotam apenas um dos modelos de comunicação e fica até difícil dizer qual é mais eficaz. 

Nesse sentido, a comunicação entre empresas e clientes também pode acontecer de forma híbrida, mesclando ambos formatos e aproveitando o melhor de cada um deles. Para muitas estratégias, este é o modelo ideal. 

💡 Saiba mais: aprenda aqui como NÃO fazer um mau atendimento ao cliente!

Melhores práticas para otimizar a comunicação assíncrona

Saber se comunicar bem de forma síncrona e assíncrona é muito importante. Por isso, veja só algumas dicas valiosas para driblar as barreiras da comunicação mais comuns:

1. Vá direto ao assunto

Embora costumemos escrever mais quando falamos por e-mail, ir direto ao assunto é sempre uma boa prática. Sendo assim, busque sempre ir direto ao assunto e evite sair do foco da conversa.

Por exemplo, veja a diferença entre as duas mensagens abaixo:

Bom dia, tudo bem?

Sei que está muito ocupado, mas gostaria muito de falar com você. Como estão seus horários? Será que conseguimos encontrar um momento para que eu possa te ligar e a gente discutir sobre a reunião?

 

Como fazer comunicacao assincrona

Bom dia, tudo bem? Preciso falar com você sobre X assunto que tratamos durante a reunião da última segunda-feira. É importante que seja por telefone. Qual é o melhor horário para te ligar?

Na segunda situação a comunicação foi bem mais direta, portanto mais clara que na primeira

2. Use os canais certos

Cada empresa possui sua cultura interna e sua forma própria de conversar com os clientes e parceiros. Mas é muito importante conhecer bem a melhor forma para se comunicar em cada situação.

Por isso, a dica é pesquisar sobre os canais de comunicação mais apropriados para cada público e buscar fazer o melhor uso possível, focando em otimizar a comunicação.

3. Conclua os assuntos

Além de não sair do foco da conversa, uma ótima prática para manter uma boa estratégia de comunicação assíncrona é concluir os assuntos. 

Para isso, busque sempre responder todas as perguntas e concluir o assunto sempre que possível. Dessa forma a comunicação ficará mais fluida e resolutiva, sem que os sujeitos se percam nas mensagens.

4. Integre os canais de comunicação

Como já vimos acima, o formato híbrido de comunicação torna tudo bem mais eficaz. Por isso, busque integrar os canais e usar bem os recursos de cada um deles. 

Por exemplo, no atendimento ao cliente, talvez seja uma boa prática transcrever o que foi dito em uma conversa e enviar por e-mail ao cliente. Assim, você estará garantindo que tudo foi dito e ainda terá um registro por escrito para não se esquecer de nada.

5. Trabalhe com feedbacks

Pedir feedbacks é uma forma de saber se a comunicação está acontecendo de forma eficaz. 

Sempre que se comunicar com um cliente ou com um time, busque saber se as dúvidas foram sanadas e se tudo ficou bem claro. Peça para todos avaliarem a comunicação e darem sugestões para melhorá-la.

Bônus: centralize a comunicação com o cliente

Agora que você já sabe como fazer a comunicação assíncrona funcionar, é hora de saber o que a tecnologia pode fazer para melhorar ainda mais esse processo. 

Centralizar a comunicação quer dizer agrupar todos os canais de atendimento em um único lugar. Ou seja, os clientes conseguem entrar em contato com uma empresa por meio de vários canais e serem atendidos por uma única plataforma.

A plataforma Blip tem as melhores soluções para atendimento ao cliente. São ferramentas que possibilitam a construção e gerenciamento de chatbots e permitem que o atendimento seja feito em vários canais de comunicação. 

Com chatbots construídos no Blip, o atendimento da empresa ficará humanizado, assertivo e eficiente! Quer saber como?

🤖Continue aprendendo: leia nosso guia completo sobre chatbots!

Tulio Moura

Tulio Moura

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria