Oferecer atendimento rápido, humanizado e personalizado é talvez o maior dos benefícios de usar Inteligência Artificial no atendimento ao cliente.

De um lado, clientes satisfeitos com o atendimento disponível 24 horas por dia, com soluções assertivas e feito por aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Do outro, empresas com resultados otimizados, demandas escaladas e métricas para tomar decisões.

Na verdade, a inteligência artificial no atendimento ao cliente tem como benefício a solução dos maiores problemas relacionados ao atendimento.

Experiência do cliente como foco

Um estudo mostrou que 77% das pessoas acreditam que a maioria das empresas precisa melhorar a experiência do cliente. Enquanto isso, 82% já deixaram de fechar negócio após terem uma má experiência com alguma marca.

Dados como estes confirmam que a experiência do cliente tem se tornado fator determinante na decisão de compra dos consumidores. Muito além disso, a grande tendência das novas gerações é justamente valorizar as experiências oferecidas pelas marcas.

No contexto do atendimento ao cliente, usar IA é oferecer experiências mais assertivas, rápidas, e personalizadas, nos canais de comunicação que as pessoas já utilizam para falar com amigos e familiares.

É claro que é fundamental conhecer bem os hábitos dos consumidores antes de implementar automações e usar inteligência artificial. Mas pesquisas já apontam que cada vez mais pessoas optam pelo autoatendimento ou por chats em aplicativos.

Portanto, o modelo ideal de atendimento ao cliente pode ser o atendimento híbrido. Nesse sentido, as empresas conseguem resolver demandas de forma automatizada, podendo escalar para um atendente humano quando necessário.

Como funciona a inteligência artificial no atendimento ao cliente

Agora já sabemos que usar inteligência artificial no atendimento aumenta a satisfação do cliente. Mas você já parou para pensar como isso funciona na prática?

Partimos do princípio de que a inteligência artificial é uma área da ciência da computação que cria tecnologias capazes de simular e repetir comportamentos humanos, como tarefas repetitivas e até mesmo simular tomadas de decisão.

Um bom exemplo são as assistentes virtuais que já se tornaram nativas em smartphones e caixas de som, como a Alexa.

Neste contexto, um chatbot com inteligência artificial funciona da mesma forma: recebendo comandos e simulando funções de atendimento ao cliente que já são feitas por atendentes humanos.

Por exemplo, atendentes humanos recebem chamados de atendimento, encontram as melhores soluções e tomam as melhores decisões para solucionar algum problema.

Da mesma forma, chatbots com inteligência artificial recebem solicitações e resolvem problemas com base em uma série de opções pré-definidas. Como diferencial, os chatbots de atendimento ao cliente podem ser integrados a canais como o WhatsApp, Facebook Messenger e outras redes sociais.

Resumindo: bots de atendimento possuem capacidade de entender os clientes, escolher a melhor solução e aprender a cada interação.

Todo esse processo só é possível porque a inteligência artificial usa várias tecnologias em seu funcionamento. Por exemplo:

BLOG banners 10 - Inteligência artificial no atendimento ao cliente: conheça os benefícios inteligência artificial no atendimento ao cliente

5 benefícios da inteligência artificial para o atendimento ao cliente

Agora que já sabe como funciona um atendimento inteligente, que tal conferir os 5 principais benefícios em usar inteligência artificial no atendimento ao cliente? Veja só:

  1. Atendimento disponível 24 horas por dia: vamos combinar, uma boa experiência do cliente começa com atendimento rápido e na hora que ele precisa, não é mesmo? Com inteligência artificial no atendimento ao cliente, o atendimento acontece a qualquer momento;
  2. Escalar o atendimento ao cliente: diferente do atendimento feito por humanos, os chatbots conseguem atender inúmeras demandas de uma vez. Logo, os atendentes humanos recebem demandas mais específicas, enquanto os chatbots cuidam do básico e repetitivo;
  3. Atendimento no canal de preferência do seu cliente: hoje, marcar presença no canal de comunicação usado por quem é atendido é um grande diferencial. Os chatbots com inteligência artificial podem ser integrados a vários aplicativos e canais, proporcionando um atendimento omnichannel;
  4. Melhor aproveitamento para a equipe de atendimento: enquanto os bots cuidam das demandas mais básicas e repetitivas, os atendentes humanos podem focar em casos mais complexos;
  5. Ofereça a melhor experiência aos clientes, com um atendimento rápido, assertivo e inteligente, a experiência do cliente será cada vez melhor. Os chatbots fazem tudo em tempo real e a experiência do cliente é levada a sério.

Comece agora mesmo

Até aqui, você aprendeu como usar inteligência artificial no atendimento ao cliente e gerar melhorias na experiência dos seus clientes. Além disso, pôde aprender os 5 maiores benefícios de implementar chats inteligentes em sua empresa. 

Embora a inteligência artificial seja um mistério para muita gente, é importante lembrar que a tecnologia já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Além disso, é muito simples dar o primeiro passo para implementar conversas inteligentes no atendimento ao cliente de sua empresa.

Blip, por exemplo, possui soluções que viabilizam a implementação de bots inteligentes aos canais de comunicação de sua empresa. Com as soluções Blip, é possível melhorar o atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, otimizar o trabalho da equipe de atendimento. 

Saiba como oferecer a melhor experiência aos seus clientes e otimizar o trabalho de sua equipe. Fale agora mesmo com nossa equipe

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀