Cultivar o bom relacionamento entre a empresa e seus diversos públicos é uma tarefa estratégica, embora nem sempre as organizações entendam assim. Por isso, é importante investir na interação com o cliente, identificando meios criativos e eficientes para aprimorar esse processo.

O objetivo do relacionamento com o cliente e do estabelecimento de um diálogo aberto com o público, não é apenas atender bem e mantê-los satisfeitos, mas, principalmente, buscar conhecer as reais necessidades desses consumidores.

Se você não sabe quais são os problemas de quem procura sua marca, nem adianta falar em “fidelização”, por exemplo.

No post de hoje, abordaremos 5 métodos de como interagir com o cliente, que podem ser aplicados para facilitar a conversa entre empresas e clientes. Confira!

Interação com o cliente: 5 práticas para assumir a rédea

É fundamental tomar a frente e manter o controle sobre as diversas formas de interação com o cliente, pois a verdade é que elas ocorrerão de qualquer jeito.

Na era das redes sociais e do compartilhamento instantâneo, ignorar um consumidor irritado só agravará a questão.

Há centenas de exemplos de marcas que preferiram não lidar com um problema até que ele se tornasse praticamente uma crise institucional, abalando a imagem e os valores da empresa, obrigando-a a retratar-se publicamente. A essa altura, o prejuízo costuma ser muito maior. Por isso é importante fazer a administração de relacionamento com o cliente.

Em contrapartida, assim que as interações passam a ser planejadas e devidamente monitoradas, fica mais fácil antecipar situações complicadas antes mesmo que elas se espalhem pelo mercado.

1. Invista em CRM

CRM é a sigla, em inglês, para Customer Relationship Management, ou, gestão do relacionamento com o cliente.

Trata-se de uma abordagem dá ao cliente o lugar como o verdadeiro protagonista nas relações de consumo.

Para tanto, é preciso coletar o máximo de informações, identificando:

  • demandas;
  • preferências;
  • necessidades;
  • perfis de consumo.

Todos os dados sobre o consumidor são cruzados, a fim de que se possa identificar padrões e direcionar melhor as campanhas e demais ações de marketing.

O CRM é uma ferramenta crucial até mesmo para encontrar oportunidades de negócio que são negligenciadas.

Aprofunde seu conhecimento com o artigo “As vantagens de integrar chatbots ao CRM.

2. Faça bom uso das redes sociais

Aqui, o importante é ser proativo. Hoje, as pessoas expressam boa parte das suas vidas nas redes sociais: nelas manifestam desejos, opiniões, dúvidas, queixas, elogios e tendências de comportamento.

Se a empresa agir de forma inteligente, marcando presença com conteúdo relevante e atenção verdadeira ao que os seus clientes dizem, os benefícios serão enormes, tanto na satisfação dessas pessoas quanto na captação de novos e potenciais consumidores.

Para promover um atendimento personalizado ao seu público nas redes sociais, é possível investir em um chatbot.

Esta tecnologia conduz trocas de mensagens personalizadas com o usuário, sendo uma ferramenta fundamental para aproximar sua empresa do seu cliente.

3. Dê atenção às reclamações

Lembre-se: você está longe de ser o único a receber comentários negativos de um consumidor insatisfeito. A diferença está no modo de lidar com as reclamações, sendo que a pior saída possível é ignorar o problema.

Primeiro, escute. Em seguida, responda com agilidade, deixando claro que a postura da empresa é encarar a questão e encontrar uma solução prática o mais rápido possível.

4. Promova o marketing de relacionamento

Nem sempre é fácil implementar ações de marketing “um para um”, mas tratar o cliente como “único” é um jeito de mostrar que ele é indispensável.

O sucesso de campanhas personalizadas de interação com o cliente, depende da identificação de similaridades entre determinados segmentos de mercado.

5. Realize enquetes rápidas

Está pensando em modificar uma linha de produtos? Que tal elaborar uma enquete com perguntas rápidas que podem ser respondidas em poucos segundos no site ou pelo smartphone? Não subestime o poder da simplicidade!

Enquetes podem ser uma ótima forma de interação com o cliente, possibilitando à empresa encontrar respostas rápidas sobre os mais variados assuntos, como lançamentos ou promoções, por exemplo.

Agora que você já sabe sobre a importância da interação com o cliente, que tal aprender mais sobre como diversificar seus canais de atendimento?

A Blip é uma empresa especializada em criar ferramentas de apoio à interação com o cliente e às estratégias de comunicação na era digital. Queremos que você ofereça a melhor experiência aos seus clientes enquanto otimiza seus processos.

Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa.

Fale com a gente e não perca a oportunidade de revolucionar como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀