Você sabia que o PABX virtual é uma das alternativas mais utilizadas pelas empresas ao se comunicarem com seus leads, clientes ou fornecedores pelo telefone?

Com a aceleração digital, o contato feito via canal telefônico tem sido cada vez mais aprimorado para ajudar vendedores, equipes de suporte e outros profissionais a otimizarem o atendimento e melhorarem a comunicação, ao mesmo tempo em que aumentam sua produtividade.

Quer saber tudo sobre o sistema, suas vantagens e seus diferentes tipos, além de entender como o PABX virtual pode ser útil para o seu negócio?

Continue lendo para aprender!

O que é PABX?

Antes de falarmos especificamente de sua aplicação virtual, é importante que você entenda o conceito desse sistema de telefonia criado em 1960 e que hoje chamamos de PABX.

O PABX (Private Automatic Branch Exchange ou, em português, Troca Automática de Ramais Privados) é uma central telefônica que possibilita a distribuição do atendimento ao cliente pela implementação de ramais, sem a necessidade de criação de novas linhas.

Com o PABX é necessário apenas uma linha telefônica central, essa que serve de ponto de gerenciamento de ligações que são transferidas para os ramais. Uma central de telefonia adaptada com PABX é também chamada por central telefônica digital, e é conhecida por ser uma central particular (específica de uma empresa).

Diferentemente de centrais telefônicas tradicionais, com o PABX apenas linhas da empresa entram no sistema de gestão. Ou seja, nenhuma linha externa à empresa está ligada ao sistema.

💡 Saiba mais: O que é SAC? Diferenças entre SAC ativo e receptivo, conceito e importância

Quando e como ele surgiu?

3 anos após o patenteamento do telefone, foi ativada a primeira central telefônica do mundo, em 1879. Com o passar do tempo, houve atualizações em sua forma e funcionalidade, e rapidamente, as centrais telefônicas foram passando por diversos processos de otimização. 

Até que, quase 100 anos mais tarde, em 1960, o PABX surgiu. Nesta época, um grupo de advogados desenvolveu o primeiro sistema PABX, que precisava de um operador humano direcionando manualmente cada uma das chamadas. 

A criação foi baseada em um sistema semelhante à estrutura de computador de mesa, contendo um HD, CPU, RAM e um sistema operacional que permitia que as empresas adicionassem músicas ou linhas telefônicas facilmente, tudo isso através de novas placas para os gabinetes.

Olha só como eles costumavam ser!

Fonte: Museu da Energia – Núcleo de Itu | Foto de TripAdvisor

Nessa época, era comum que as empresas contratassem seus próprios operadores para fazer tal serviço, como telefonistas que ficavam responsáveis pela movimentação manual dos números comprados ou alugados por essas empresas.

Aos poucos este cenário foi mudando, e os sistemas PABX se popularizaram por seus benefícios de discagem de ramais e encaminhamento de chamadas e se tornaram ainda mais importantes.

No Brasil, a primeira central telefônica surgiu em 1879, batizada de Telefônica do Brasil. Cerca de 20 anos depois, apareceram os primeiros sistemas otimizados, que faziam a conexão entre as linhas sem a necessidade de intervenção humana. E somente no final do século XX é que as centrais apresentaram um rápido desenvolvimento tecnológico, com o início da era digital.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Ao preencher o formulário acima, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Quais são suas vantagens?

Uma boa comunicação é fator imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Para gestores e empreendedores que querem melhorar o desempenho dos processos de rotinas organizacionais, a plataforma de PABX é a escolha ideal, já que o serviço supre os gaps mais comuns à telefonia padrão.

Ao integrar linhas e ramais, ele oferece mais organização e eficiência à interação entre os colaboradores e também no contato com o público externo, como o relacionamento com clientes e prospects. Essa melhora de desempenho gerada pelo serviço de telefonia PABX traz resultados positivos, significando um investimento de qualidade para toda a empresa.

Confira alguns de seus principais diferenciais abaixo:

  • Suporte às tecnologias digital, analógica, celular, E1 e VoIP;
  • Zero custo para ligações entre ramais, de qualquer lugar do mundo;
  • Possibilita a implementação de URA e discadores automatizados;
  • Opção para gravação de voz em todas as chamadas;
  • É possível fazer a integração com outros sistemas;
  • Não é preciso se preocupar com manutenção e atualizações.

Como ele funciona?

A proposta do PABX é integrar os diversos departamentos de uma empresa e atuar diretamente na fluidez da comunicação. Com isso, é possível otimizar os processos, ter uma ferramenta robusta para desenvolver ações de melhoria na experiência do cliente e melhorar o engajamento da equipe.

O avanço tecnológico, causado pelas mudanças no comportamento da sociedade tem desenvolvido a melhoria dos serviços já existentes. O PABX é realidade nas corporações há mais de 30 anos, o que resultou na diversificação dessa solução. Atualmente, temos não somente o PABX virtual como também outros quatro tipos da solução. Vamos conhecer cada uma delas!

5 tipos de PABX: características e diferenças

1. PABX Virtual

Com o surgimento da tecnologia Cloud Computing (Computação em Nuvem), o serviço passou pela sua maior transformação até o momento. Essa inovação tecnológica permite a implantação da tecnologia telefônica do PABX nas organizações sem demandar altos investimentos, como com recursos de máquinas físicas e espaço para locação desses equipamentos.

Sendo um dos mais sofisticados do mercado, o modelo de PABX virtual consiste em um software conectado a uma central virtual. Todo o gerenciamento é feito por ambiente de navegação, e ele pode ser instalado de forma local (servidor físico ou virtualizado) ou na nuvem.

Algumas das vantagens do PABX virtual são:

  • estrutura e armazenamento 100% online;
  • investimento de baixo custo;
  • dispensa aparelhos de telefones físicos;
  • dispensa a necessidade de central;
  • reduz os custos;
  • melhora a comunicação;
  • boa qualidade de chamadas;
  • aumenta a mobilidade;
  • traz mais controle e segurança.

2. PABX Analógico

Sendo um dos primeiros e mais antigos serviços de telefonia, o PABX analógico é um equipamento projetado para receber linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia. Trata-se de um sistema mais complexo, ainda bastante utilizado por corporações de grande porte tradicionais, já que exige suporte técnico especializado e manutenção constante.

Os recursos desse tipo pioneiro do serviço são os mais básicos, como realização de chamadas e transferência entre ramais. O PABX analógico não tem muitas funcionalidades avançadas, por não comportar o uso de ferramentas tecnológicas. Porém, ele é um marco em soluções corporativas e sempre será referência em telecomunicações.

3. PABX Digital

O PABX digital une os recursos físicos do analógico com algumas funções que se tornam possíveis somente por causa do adendo da tecnologia. O sistema implantado é de entroncamento digital, que permite a incorporação de um maior número de linhas.

Ampliando a quantidade de linhas, aumenta-se o número de ramais, gerando maior economia para o negócio. A tarifação dos serviços é menor do que com o PABX analógico, sendo centralizada em uma operadora.

4. PABX IP

Trata-se de uma tecnologia que utiliza o sistema VoIP (Voz sobre IP), por meio do qual a rede de dados trabalha de maneira similar à telefonia fixa.

Dessa forma, ele permite o uso de ramais virtuais em qualquer aparelho que tenha acesso à internet, que pode ser o seu smartphone, computador ou tablet.

5. PABX Híbrido

Essa solução reúne as melhores características dos modelos analógico e digital, com a implementação da tecnologia IP, permitindo a interligação entre filiais com chamadas gratuitas.

Na prática, ele é a junção dos tipos de PABX anteriores, possibilitando a utilização de ora um, ora outro.

PABX virtual e o futuro da comunicação

A opção de PABX virtual é a mais moderna atualmente, sendo baseada em Voz sobre IP (VoIP) e  não necessitando de aparelhos telefônicos convencionais. O sistema permite uso de ramais virtuais por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Dessa forma, não é preciso instalar qualquer aparelho físico dentro da empresa. Geralmente, ele é instalado diretamente em um data center. Além de seus principais diferenciais abordados anteriormente, estão também:

  • cobrança mensal em uma única fatura;
  • sistema telefônico virtual;
  • uso de aplicativos;
  • mais recursos;
  • serviço telefônico completo.

Além disso, você não precisa se preocupar com as atualizações contínuas de software ou com a manutenção do PABX. As principais configurações técnicas estarão sob a responsabilidade do serviço de hospedagem.

Por fim, quando falamos sobre o futuro da comunicação empresarial, é impossível não citar a grande revolução causada pelo PABX virtual. Sua alta tecnologia e seus inúmeros dispositivos disponíveis resultam em conforto para o cliente e agilidade para o atendimento nas empresas.

E você, já conhecia a fundo essa tecnologia de telefonia que evolui dia após dia? Se não, que tal estudar ainda mais?

Saiba mais sobre atendimento ao cliente

Se você tem interesse em melhorar seus processos e otimizar o atendimento do seu negócio, não se esqueça de estar sempre antenado às novidades do mundo da tecnologia.

Uma dica de ouro para se aprofundar no assunto e conhecer o que há de mais recente no atendimento ao cliente é baixar nosso kit de conteúdos! Com ele, você aprenderá a fundo sobre:

  • gestão;
  • experiência do cliente;
  • aplicações da tecnologia de chatbots e contatos inteligentes;
  • tendências e perspectivas de futuro da área.

Acesse gratuitamente preenchendo o formulário abaixo e aproveite!




 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *