Escolher a melhor plataforma de atendimento ao cliente é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade. Confira algumas dicas para fazer a escolha certa!

Vivemos na era em que empresas buscam oferecer as melhores experiências aos usuários e o atendimento ao cliente faz toda a diferença. Neste contexto, partimos do ponto em que oferecer um atendimento de qualidade influencia diretamente a experiência do cliente. 

Diante das muitas opções, o mais importante na hora de escolher uma plataforma é ter pensamento estratégico e focar no usuário final

  • Quais são as funcionalidades que sua empresa precisa?
  • Qual plataforma consegue agregar valor, diminuir tempo de espera e oferecer um atendimento humanizado aos clientes?

Este post tem o objetivo de responder essas e outras perguntas. Vamos explicar o que uma boa plataforma de atendimento ao cliente oferece. Continue lendo! 

O que é uma plataforma de atendimento ao cliente?

Uma plataforma de atendimento é a base do relacionamento entre uma empresa e seus clientes. Por meio dela, a empresa consegue gerir as demandas e se relacionar com os clientes.

Com os avanços tecnológicos, muitas empresas perceberam que é inevitável utilizar uma plataforma para se relacionar com os clientes. Isso é ainda mais real quando pensamos que o atendimento ao cliente acompanha o ritmo das transformações digitais. 

Por falar em transformação digital, a empresa SambaDigital realizou uma pesquisa, em 2021, que mostra que mais de 76% das empresas brasileiras desenvolveram e implementaram um plano de digitalização.

Esse cenário deve continuar, mesmo após o fim da pandemia. 

Isso porque, principalmente nos últimos dois anos, a transformação digital se tornou algo inevitável. Foi o que permitiu muitos avanços no mundo corporativo, abrindo a porta para novas tecnologias e tendências. 

4 passos para escolher a melhor plataforma de atendimento ao cliente

Agora que já vimos o que é uma plataforma de atendimento e qual sua importância para o seu negócio, chegou a hora de escolher a melhor opção.

Abaixo, listamos alguns diferenciais importantes para guiar uma boa escolha:

1. Foque na automatização de atendimento

Automatizar processos é uma forte tendência no mercado, principalmente falando em atendimento ao cliente.

O motivo é simples: otimizar o processo de atendimento, deixando tarefas repetitivas acontecerem de forma automática. Com isso, os atendentes humanos podem focar em outras tarefas. 

Um atendimento automatizado é capaz de responder rapidamente e diminuir o tempo de espera e de resposta. Além disso, muitas solicitações são resolvidas em um piscar de olhos, uma vez que a automatização permite a construção de fluxos de atendimento pré-definidos. 

O melhor disso tudo é que atrelado ao uso de chatbots, o atendimento automatizado consegue ser humanizado e resolutivo. 

2. Utilize chatbots para um atendimento de qualidade

Os chatbots também são uma tendência conhecida em atendimento ao cliente. Basta refletir, quantas vezes você recebeu atendimento de um chatbot na última semana? Pelo menos uma, acertamos?

Em alguns casos, chatbots podem contar com Inteligência Artificial. Com isso, eles se tornam capazes de aprender a cada interação e aperfeiçoam o atendimento ao cliente. Isso tudo enquanto geram dados e informações importantes para a empresa.

Resumidamente, chatbots de atendimento conseguem acelerar, escalar e otimizar o atendimento, tudo de forma humanizada e por meio de uma plataforma de atendimento ao cliente. 

3. Tome decisões guiadas por dados (data-driven)

Uma boa plataforma de atendimento ao cliente levanta dados de atendimento que servem para análises dentro da empresa.

Com eles, é possível gerar insights poderosos sobre diversos pontos do atendimento. Por exemplo:

  1. tempo de espera;
  2. satisfação do cliente;
  3. falhas de atendimento etc.

Com os dados é possível tomar decisões de forma mais assertiva e fazer melhorias rápidas no atendimento ao cliente. 

4. Seja omnichannel: esteja nos canais que seu cliente está

Um dos grandes diferenciais que uma empresa pode oferecer em atendimento ao cliente é estar presente onde o cliente está. Muita gente já não gosta de ser atendido pelo telefone e prefere estar em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. 

Com isso, surge a necessidade de oferecer atendimento multicanal, ou seja, estar presente em diferentes pontos de contato para estar disponível para o público do jeito que ele prefere.

Uma boa plataforma de atendimento ao cliente, como o Blip, permite que a empresa consiga centralizar o atendimento de todos os canais em uma única plataforma.

Assim, fica fácil estar onde o cliente está.

Blip: a melhor plataforma de atendimento ao cliente 

A Blip é uma plataforma de atendimento desenvolvida para criar, publicar e gerir chatbots. Com ela, você consegue levar o atendimento a vários canais, como WhatsApp, Instagram, Messenger, apps e sites da empresa.

Além disso, você pode integrar a Blip com seu CRM, bancos de dados e várias outras ferramentas que permitem integração via API – inclusive o ChatGPT! 

Blip tem parceria com empresas tech globais, como Google, IBM e Meta. Além disso, é Provedora de Solução Oficial do WhatsApp. 

Com a Blip, você não vai apenas desenvolver um chatbot, mas garantir que o projeto evolua de forma contínua. Isso porque a Blip é a plataforma de atendimento ao cliente mais completa do mercado!

Veja algumas das vantagens que a Blip oferece para o atendimento ao cliente:

  • Inteligência de dados: Blip ajuda a identificar se o chatbot está resolvendo problemas ou não, garantindo evolução do projeto. 
  • Atendimento omnichannel: Blip consegue unificar o atendimento de vários canais em uma única plataforma. 
  • Atendimento humano eficiente: com a Blip, o atendimento humano fica mais ágil e produtivo, pois as equipes contam com a automação de tarefas repetitivas. 
  • Múltiplas integrações e serviços: a Blip não fica limitado a um único provedor, como acontece com outras plataformas. 

Como você viu, a plataforma Blip é o que há de mais moderno em tecnologia para chatbots. Temos ferramentas e suporte para as empresas construírem chatbots ágeis, eficientes e em constante melhoria. Isso sem falar nos relatórios que facilitam (e muito!) análises de resultados do seu projeto. 

Blip quer ajudar a sua empresa a se aproximar do seu público e oferecer a ele uma experiência mais interativa, eficiente e eficaz.

Entre em contato agora mesmo e vamos crescer juntos!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀