Hoje, é quase imperativo garantir que sua marca tenha presença digital. Confira nossas dicas

Quem trabalha com vendas sabe: a presença digital é um dos aspectos mais importantes de uma estratégia de sucesso. Afinal, cada vez mais pessoas passam por meios digitais em algum momento da jornada de compra e quem não está presente virtualmente, está literalmente deixando dinheiro na mesa.

Para se ter uma ideia, um estudo mostrou que no Brasil, o setor de compras online cresceu 22% apenas em 2022, possuindo uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior do que a média mundial.

Mesmo assim, muitos empreendedores podem ainda não saber como estar presente na internet. Alguns apostam em um perfil de rede social, outros em um site. Mas nem sempre se tornam casos de sucesso virtual.

A seguir, vamos mostrar os fatores essenciais que devem ser avaliados para você saber se sua empresa tem uma presença digital efetiva. Confira!

[Banner] Página Interativa Bússola do atendimento ao cliente nos canais de mensagem_10

Ferramentas para presença digital

Imagem para ilustrar presença digital

Uma venda pode ser conquistada facilmente pelo bom atendimento dado ao consumidor e, no pós-venda, esse contato deve permanecer eficaz para o suporte ao cliente, caso ele precise.

Para isso, é necessário ter canais que facilitem a comunicação digital e a internet pode ajudar bastante nesse aspecto.

Confira alguns canais de atendimento ao cliente que são ferramentas de presença digital para uma empresa e analise como eles estão sendo utilizados no plano de presença digital do seu negócio:

E-mail

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o bom e velho e-mail é um dos canais digitais mais eficientes para se comunicar com o público alvo. Afinal, essa ferramenta possibilita a segmentação de clientes, o que ajuda muito na hora de entrar em contato com os clientes.

Mas para uma estratégia de e-mail marketing funcionar, é importante conhecer o público com o qual sua marca interage. Dessa forma, ficará mais claro na hora de enviar newsletters e outros tipos de comunicação.

Ah, não esqueça de colocar as boas práticas da LGPD, como a possibilidade de se descadastrar.

Redes sociais

As redes sociais são outra ferramenta importante para a comunicação digital. Criar perfis nas redes que fazem sentido para o público alvo é um dos primeiros passos para marcar presença na rede.

Além disso, as redes sociais ajudam na hora de atrair novos clientes e gerar demandas. Mas atenção: é muito importante conhecer o público alvo e investir nas redes sociais que eles utilizam.

Site e blog da empresa

O site e blog da empresa fortalecem a imagem do negócio e geram credibilidade. Esses espaços precisam conter informações de extrema importância, tais como: tipo de serviço oferecido, endereço, formas de contato, e conteúdos de valor para o público.

O blog, sendo mais específico, pode aparecer como um espaço de conhecimento sobre os produtos comercializados. Ou seja, você estará ensinando o seu público acerca da sua empresa.

Dica: uma forma muito eficaz de atrair novos clientes e criar uma boa relação com o público é otimizar os conteúdos para SEO (Search Engine Optimization).

Chatbots

Os chatbots são softwares que utilizam automações para gerar conversas fluidas com humanos. Seu principal propósito é automatizar processos, facilitando a comunicação entre empresas e clientes.

Por meio de mensagens pré-definidas, é possível prestar um atendimento eficiente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para somar, reduzem o custo operacional de atendimento dentro das companhias.

Além disso, os chatbots são uma grande tendência no mundo digital, por criarem pontos de conversas inteligentes em diferentes lugares. Assim, uma pessoa pode entrar em contato com a marca usando aplicativos de mensagem ou indo até o site da empresa, por exemplo.

Leia também: Chatbots – um guia completo sobre essa ferramenta

Todas as redes sociais são atualizadas?

Imagem para ilustrar presença digital

LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat. São dezenas de redes sociais com diversos enfoques e ferramentas, e é natural que seja difícil manter todas atualizadas, mas isso é fundamental.

Observe em quais redes sociais a sua empresa está presente: todas são atualizadas com frequência?

Caso a resposta seja negativa, vale a pena analisar e verificar quais realmente são importantes e efetivas para a presença digital da sua empresa.

Depois da escolha, é necessário atentar-se para sempre publicar conteúdos relevantes que contribuam para o fortalecimento de sua presença digital.

Isso deve ser feito não somente divulgando seu negócio, mas também com informações que possam ajudar ou chamar a atenção do seu cliente para assuntos que estejam relacionados aos produtos e serviços oferecidos.

Entre as principais opções de material de marketing digital estão:

  • vídeos ou fotos mostrando o dia a dia de trabalho;
  • artigos interessantes;
  • promoções;
  • tutoriais de outras funcionalidades de produtos, etc.

Qual a importância da presença digital para vendas e atendimento?

Imagem para ilustrar presença digital

Quando falamos em presença digital, estamos diretamente mencionando o aumento nas vendas. Afinal, a sua marca estará estampada como grande referência nas principais mídias online. Ao pesquisar pelo produto oferecido, a sua empresa aparecerá na primeira posição.

Em um mundo no qual as pessoas estão cada vez mais conectadas, o atendimento digital torna-se uma das estratégias de marketing mais necessárias para toda empresa.

De acordo com um estudo realizado pela CS Academy, startup de educação focada em cultura Customer Centric do Brasil, houve um aumento significativo de 44% no volume de chamados recebidos pelos setores de atendimento das empresas, apenas em 2020.

Por ser um ano no qual a pandemia do Covid-19 está ocorrendo, o estudo ainda aponta que houve expansão de 40% em novos canais de atendimento por conta do distanciamento social, como chats, videochats e canais de mensageria.

Assim, é preciso estar onde seus clientes já estão! O atendimento digital já é realidade, e somado à presença digital, fará com que seu negócio destaque entre os concorrentes.

Os resultados sobre a presença digital são medidos e avaliados?

Imagem para ilustrar presença digital

Você sabe quantas pessoas interagiram com sua empresa no último mês por meio das redes sociais?

Sabe quantos clientes utilizaram os canais de marketing digital disponíveis? Quantos deles tiveram sua dúvida respondida ou problema solucionado?

Essas são algumas perguntas fundamentais para avaliar a presença digital da sua empresa.

De nada adianta fazer uma série de ações na internet sem fazer um monitoramento eficiente dos resultados. É necessário avaliar o que tem dado certo e o que não tem dado o retorno esperado e, assim, ajustar o que for preciso para que os resultados da sua presença digital sejam positivos, e que novas estratégias possam ser traçadas.

Imagem para ilustrar presença digital

Algumas ferramentas de métricas podem te auxiliar nesse momento, como, por exemplo, o Google Analytics, que é uma das mais utilizadas quando se fala sobre métricas de desempenho.

Até aqui, você aprendeu a importância de marcar presença digital. Além disso, pôde verificar se sua empresa está em dia com a comunicação digital, bem como algumas sugestões de como manter sua marca bem vista na rede. Afinal, qual empresa não quer aumentar as vendas e ter uma boa relação com os clientes?

Por fim, aumente as chances de fechar negócios em meios digitais. Baixe este ebook grátis e aprenda como vender mais usando chatbots.

[CTA] Fale com Especialista_1
Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria

ebook gratuito

Saiba como agilizar o seu processo de vendas com os chatbots

kit gratuito