Telegram vs WhatsApp, qual é melhor para atendimento ao cliente? Confira essa comparação com pontos principais entre os dois apps

Telegram vs WhatsApp, qual é o melhor para o atendimento ao cliente? A comparação entre aplicativos de mensagem não é novidade, mas ganha outro tom quando o assunto é o uso dos aplicativos por empresas. 

De um lado, temos o WhatsApp, o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, como aponta um estudo. O aplicativo pertence à Meta e vem ganhando cada vez mais funcionalidades a cada atualização. 

Do outro lado, o aplicativo russso Telegram é conhecido por ter várias funcionalidades e também por ser um app de código aberto. Recentemente o mensageiro azul ganhou uma versão paga, com o objetivo de financiar os avanços constantes. 

Mas, então, qual o melhor aplicativo para atendimento ao cliente, o WhatsApp ou o Telegram? Confira! 

Qual a diferença do Telegram para o WhatsApp? 

Telegram WhatsApp - ilustrativo

Listamos alguns dos principais pontos de comparação entre os dois aplicativos, considerando o que pode ser válido para o atendimento ao cliente. 

Contatos 

O WhatsApp e o Telegram utilizam contatos com base em números de telefone, ou seja, baseados na lista de contatos presente nos aparelhos celulares. Isso quer dizer que tanto para criar um perfil, quanto para falar com alguém, é necessário possuir o número de telefone ativo. 

Uma diferença entre os dois mensageiros é que o Telegram também permite adicionar contatos com base em nomes de usuário. Caso as pessoas não queiram compartilhar o número de telefone, esse pode ser um ponto positivo. 

Canais e listas de transmissão

Os dois aplicativos possuem a funcionalidade de criar grupos e listas de transmissão. Neste contexto, a grande diferença entre os dois é o número de usuários. 

Recentemente o WhatsApp aumentou o limite de usuários em grupos de 256 pessoas, para 512. Enquanto isso, o Telegram permite até 200 mil membros em um único grupo. Vale lembrar que o Telegram possui uma versão paga, que permite os usuários criarem até 1000 grupos e canais.

Leia também: Telegram Premium – o que muda na versão paga do mensageiro? 

Chat secreto 

Por muito tempo, o Telegram foi o único mensageiro com a função de chats secretos, ou seja, chats que se autodestroem depois de um determinado tempo. Mas o WhatsApp já possui essa funcionalidade após algumas atualizações recentes. 

Uma diferença entre essa função é que no Telegram os usuários ficam sabendo quando alguém realizou uma captura de tela. 

Aplicativo de desktop 

Mais uma funcionalidade presente nos dois aplicativos é uma versão para desktop e uma para navegador. Ao utilizar o WhatsApp Web é possível ter as mesmas funcionalidades que temos no celular, exceto realizar chamadas de áudio e vídeo. 

Já na versão para desktop, todos os recursos ficam disponíveis, o que é um grande benefício para o atendimento ao cliente. 

Dispositivos e sessões 

Usar uma mesma conta em diferentes dispositivos pode ser um grande diferencial, principalmente quando não se usa uma boa plataforma de atendimento ao cliente. 

A boa notícia é que tanto o Telegram, quanto o WhatsApp permitem sessões abertas em até 4 dispositivos diferentes. Se precisar abrir novas sessões, o usuário deve encerrar uma delas ou utilizar uma plataforma de atendimento que tenha essa funcionalidade

Bots

Mais uma funcionalidade presente em ambos os aplicativos é a possibilidade de utilizar bots de atendimento. Hoje, os bots são grandes aliados à produtividade das equipes de atendimento ao cliente.

Após criar um chatbot com os fluxos de interações, é possível publicá-lo tanto no WhatsApp, quanto no Telegram. Mas para isso, é muito importante possuir as ferramentas e integrações certas. Isso acontece, pois se criarmos um bot apenas para o Telegram, por exemplo, ele não poderá ser utilizado no WhatsApp. 

Com uma boa plataforma de atendimento, é possível usar o mesmo chatbot em diferentes canais. Melhor ainda, as equipes de atendimento conseguem gerenciar todas as conversas sem precisar trocar de aplicativos. 

Atendimento ao cliente pelo WhatsApp

Atualmente, todos os clientes já esperam que as empresas possuam um canal de comunicação pelo WhatsApp. Afinal, os números já indicam a tendência de resolver solicitações por mensagens e não ligações. 

Uma boa opção é implementar soluções de atendimento híbrido, onde todos os canais sejam mostrados em um único lugar. Blip tem todas as integrações necessárias para atendimento ao cliente via WhatsApp, desde o acesso à API até o levantamento de dados de atendimento. 

Atendimento ao cliente pelo Telegram ou WhatsApp, qual vale mais a pena?

Telegram vs whatsapp

Ao longo do texto, citamos as principais funcionalidades do Telegram e WhatsApp para atendimento ao cliente. Em geral, os dois possuem os mesmos recursos e se diferenciam em alguns detalhes. 

Mas não podemos ignorar o número de usuários que cada um deles possui, o que dá vantagem ao WhatsApp. 

Mas para uma empresa, o melhor é ter o maior número de canais possíveis, pensando em estar presente onde os clientes estão. Embora muitas pessoas já usem o Telegram, pode não ser vantajoso investir apenas na alternativa com menos usuários. Logo, o ideal é investir em mais de um canal de comunicação

Telegram e whatsapp

A boa notícia é que com uma plataforma de atendimento, como o Blip, o Telegram e o WhatsApp se transformam em Contato Inteligente. Isso porque o Blip tem soluções de atendimento inovadoras para aproximar as empresas de seus clientes. 

Por fim, com o Blip, o atendimento será o mesmo para os dois aplicativos, ficando a critério dos clientes escolher a forma de contato com a empresa. 

Quer conhecer mais ferramentas para revolucionar o atendimento de sua empresa? Baixe este report sobre a era dos chatbots! 

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀