Planejar ações e campanhas que promovam essa identificação e que façam com que sua marca se destaque tanto, a ponto de fazer com que o público fale sobre até mesmo involuntariamente — no mundo digital e nas conversas do mundo físico —, é uma estratégia que tem gerado bons resultados para as marcas. E uma das formas de fazer isso recebe o nome de Buzz Marketing!

Podemos dizer que estamos na era da conexão real entre marcas e seus clientes. Por um lado, consumidores têm procurado marcas com as quais se identifiquem e conheçam o propósito, antes de escolher comprar, indicar e falar sobre elas.

Por outro, as marcas têm visto a importância de ter um público fiel e engajado com o que oferecem, além da importância de se destacar no mercado em que estão inseridas, diante da vasta concorrência.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Vamos descobrir um pouco da importância do Buzz Marketing?

Entenda o que é o Buzz Marketing

O Buzz Marketing é uma ferramenta composta por ações, principalmente de marketing, que objetivam um aumento expressivo do engajamento de um público específico, a quem essas ações são direcionadas, com uma marca, ou seu produto/serviço, colocando seu nome como referência na cabeça dessas pessoas. 

Traduzindo, são campanhas que fazem com que um certo público se identifique tanto, a ponto de fazer com que ele fale muito sobre a marca, entre si, e também com seus próximos.

É se colocar na boca — e nos dedos, no caso do cenário online — do povo, gerar o famoso “burburinho” e consequentemente, gerar o aumento de suas vendas.

Vale ressaltar aqui a diferença entre Buzz Marketing e o que é conhecido como Marketing Viral, que também visa o impacto de um número grande de pessoas, mas que não é profundamente planejado, nem visa um público específico.

O Marketing Viral é o efeito de um conteúdo produzido para ser compartilhado para o maior número de pessoas, num curto espaço de tempo.

O Buzz Marketing por sua vez, é muito mais planejado, definindo-se exatamente qual perfil de público quer se alcançar e como isso será feito, já que visa criar uma conversa real com ele através do conteúdo compartilhado.

Como resultado, estratégias de Buzz Marketing, quando bem executadas, conseguem promover o aumento da sua relevância, como citado anteriormente, além de tornar o seu público mais engajado e fiel à sua marca.

Como começar a aplicar o Buzz Marketing?

É importante se ter em mente alguns pontos quando for pensar a sua própria estratégia de Buzz Marketing, para conduzi-la de forma eficiente e gerar resultados positivos. Abaixo, você confere alguns deles:

buzz marketing

Crie um planejamento para suas ações de Buzz Marketing

Lembra quando explicamos que o Buzz Marketing quer atingir um público específico, para criar uma conversa real com ele? Para conseguir isso, é muito importante que você planeje como serão suas ações

Além de mapear o objetivo da campanha e o cronograma que será seguido para executá-la, definir qual o público-alvo, a mensagem desta campanha e qual o contexto que ela estará inserida são pontos essenciais para iniciar essa conversa. Lembre-se que no Buzz Marketing não visamos um alcance de público amplo, mas sim estratégico.

Escolha os canais da sua campanha

Além do plano de ação da sua campanha, outro ponto importante é a escolha de qual canal será utilizado para vincular sua estratégia de Buzz Marketing.

Anteriormente, as marcas tinham opções limitadas de locais para executar uma estratégia de Buzz Marketing, como anúncios televisivos e outdoors, mas hoje o cenário é bem diferente. As redes sociais, por exemplo, se tornaram o grande foco das marcas para essas campanhas. 

Canais de mensageria, como WhatsApp, também se mostram um ótimo meio de veiculação das campanhas, e ferramentas como chatbots integradas a esses canais, tornam a experiência ainda mais interativa, abrindo ainda mais espaço para uma conversa real com o público.

Explore o conteúdo e abuse da criatividade

Como já citamos, o Buzz Marketing é uma ação muito bem planejada, que nos faz refletir muito sobre  a mensagem que será compartilhada e permite medir o efeito esperado.

Pensando nisso, o publicitário Mark Hughes, descreveu em seu livro homônimo à técnica, 6 assuntos que funcionam como “gatilhos” para gerar o impacto e fomentar o interesse do público:

  • assuntos considerados tabu, entendidos como “controversos”, que geram um debate em que as pessoas escolhem lados;
  • assuntos que falam sobre algo extraordinário, trazem satisfação ao público, que julga o conteúdo como algo incrível;
  • assuntos que tratam de algo incomum, considerado inovador pelo público, fora dos padrões e uma grande novidade;
  • assuntos considerados chocantes, que geram comentários simplesmente por surpreenderem as pessoas;
  • assuntos hilários, que despertam a atenção do público ao fazê-lo rir e se entreter;
  • assuntos que revelam um segredo, instigando o instinto curioso do ser humano, gerando a participação do público que se interessa e procura saber mais sobre o assunto.

Mas como funciona na prática?

Além de que explicar todos esses pontos sobre o Buzz Marketing, selecionamos também alguns exemplos de aplicação da estratégia, que valem nossa a nossa atenção:

Dia dos Namorados da O Boticário

A marca abordou um assunto ainda considerado tabu na campanha de Dia dos Namorados de 2015, ao mostrar também casais homossexuais trocando presentes.

Dia das Mães – Blip

Blip comemora o dia das mães todos os anos, tanto interna quanto externamente — sempre com ações muito institucionais. Em 2020 decidimos fazer algo diferente. Com a pandemia, sabíamos que muitos filhos não veriam suas mães presencialmente. O jeito, então, seria dar um presente virtual.

Foram 141.580 acessos na página da campanha, mais de 2 milhões de mensagens trocadas, 50 mil vídeos gerados.

Entendeu como o Buzz Marketing funciona? Essa estratégia combina muito bem com lançamentos de novos produtos e ações de fortalecimento de marca, além de trazer resultados reais e mensuráveis.

Que tal planejar uma ação de Buzz Marketing para atingir suas metas para 2021? Continue no nosso blog e confira: Estratégias de marketing: veja as principais tendências para 2021!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀