Já é possível contratar sistemas para executar os atendimentos de uma empresa e revolucionar a maneira de fidelizar clientes? A resposta é sim e atende pelo nome de chatbot. Porém, como funcionam os chatbots? Falaremos sobre isso neste post!

A ferramenta é cada vez mais essencial no atendimento de grandes empresas. Entre as vantagens do chatbot está a capacidade de interagir e resolver uma série de problemas das pessoas, repassando ao atendimento humano apenas casos mais complexos.

Se a sua empresa está precisando de um resumo definitivo para entender de vez os como funciona chatbot e por que ele é uma das ferramentas mais eficientes para a interação com os clientes, siga a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

Como funcionam os chatbots?

O chatbot, como seu nome sugere, é um software para gerenciar uma troca de mensagens. A ferramenta pode ser instalada nos apps de mensagens mais estratégicos para um negócio, como o Facebook Messenger, o WhatsApp para empresas e o Telegram, por exemplo.

Existem vários tipos de chatbots para negócios. Os mais simples têm automatizações pequenas, como uma mensagem de resposta ou algumas opções de serviços básicos. 

No entanto, os bots mais sofisticados utilizam inteligência artificial e, com o auxílio de um time fazendo sua gestão e evolução, são capazes de evoluir a partir de interações com os usuários e informações sobre os produtos que o monitoramento dos outros canais pode proporcionar.

Com aplicar a ferramenta e as vantagens de chatbots para negócios?

Existem diversas vantagens em aprender como funciona chatbot no seu negócio! A seguir, apresentaremos as principais delas.

1. Possuem linguagem e interface acessíveis para os clientes

Clientes não se sentem desencorajados a usar uma ferramenta se já dominam a interface e a linguagem, como é o caso do Facebook Messenger e do WhatsApp. Ao contrário, isso aumentará a receptividade deles com a tecnologia e direcionará os atendimentos para esse canal.

Além disso, ao utilizarem chatbots para essas plataformas, os clientes não precisarão baixar um aplicativo exclusivo para se comunicar com o seu negócio, uma vez que já utilizam o WhatsApp ou o Facebook Messenger para suas trocas pessoais.

Leia também: Chatbot para WhatsApp ou Facebook Messenger: qual devo usar na minha estratégia de mobile marketing?

2. Podem reduzir o custo de atendimento

O modo como funciona chatbot pode solucionar demandas básicas de clientes e prospects, sem a necessidade de acionamento de um funcionário. Isso diminui o fluxo de ligações para uma empresa — o que, no caso de um SAC, pode representar uma diminuição de custos de telefonia. Já foi identificado, por exemplo, que o chatbot pode reduzir custos com call center.

Além disso, outra vantagem do chatbot, é seu uso para que os clientes não fiquem sem resposta nos horários em que não há atendentes no local, como à noite e nos fins de semana.

3. São altamente personalizáveis

Para se aproximarem do público com uma solução coerente, é importante que as empresas criem uma personalidade para o chatbot que seja compatível com qualquer um de seus funcionários de atendimento. Dessa maneira, o estilo da empresa é preservado.

Ter um design de conversa do chatbot personalizada, portanto, é fundamental para que as empresas possam manter a linguagem desejada para melhor atender seus clientes.

4. Criam experiências positivas e engajam clientes

Um atendimento feito por um chatbot pode reproduzir o atendimento humano, mas, mesmo que o cliente tenha ciência de que se trata de um sistema, a configuração de suas frases e expressões pode aguçar a curiosidade dos usuários.

Com isso, o modo como funciona o chatbot pode resolver a demanda do cliente, ao mesmo tempo em que cativa o usuário, incentivando-o a compartilhar sua experiência em suas redes de contato.

5. São excelentes vendedores

Além de tirarem dúvidas de clientes, criarem filtros, enviarem informações relevantes e estabelecerem interações para entreter clientes, os chatbots para vendas podem ser os melhores vendedores de uma empresa.

Isso porque, além de usar o histórico de compras e interações do cliente com a empresa, o chatbot para negócios poderá ser configurado para sempre direcionar seus contatos ao fechamento de uma venda.

6. Ajudam na produtividade

Esse ponto pode ser óbvio, mas também tem extrema relevância. Ao incorporar um chatbot para apoio de um call center, sua performance pode ser consideravelmente potencializada em termos de agilidade e volume de atendimento.

Efeitos de ausência de funcionários, períodos de férias e, até mesmo, rotatividade do setor serão minimizados, aumentando o nível de satisfação do atendimento e os resultados da equipe, que poderá se dedicar a demandas mais complexas e desafiadoras.

7. Contribuem para o branding

Outra vantagem do chatbot é que o sistema pode ser uma excelente ferramenta para executar estratégias de branding e engajamento e, assim, fortalecer uma marca.

Isso ocorre porque a empresa terá um canal de comunicação muito eficiente e que aprimora a forma como se relaciona com os seus públicos.

Leia mais em: Gestão de relacionamento com o cliente: o que é, como aplicar e suas ferramentas

8. Possibilitam aplicar pesquisas de satisfação

Desenvolver pesquisas de satisfação é um excelente meio de as empresas conhecerem melhor os seus clientes e, assim, otimizarem as estratégias de negócio. Porém, encontrar um método para desenvolver essas pesquisas nem sempre é fácil.

Outra forma de como funciona os chatbots é ajudando nesse sentido, de modo que as perguntas podem ser feitas de forma rápida e prática por meio de questionários previamente programados.

9. Contribuem para a geração e nutrição de leads

Por meio dos chatbots, os estrategistas de marketing das empresas podem oferecer conteúdos personalizados, em troca da solicitação de dados dos clientes.

Assim, é possível criar fluxos de conversação segmentados e continuar enviando materiais para os leads, que poderão se tornar clientes do negócio por meio dessas ações de marketing de conteúdo.

Para aprofundar o conhecimento de como funciona chatbot dentro deste aspecto, indicamos a leitura de; Como usar chatbot para captar leads, qualificá-los e convertê-los“. 

10. Facilitam reservas e agendamentos

Hotéis, pousadas, restaurantes, consultórios médicos, salões de beleza, entre outros estabelecimentos em que é preciso reservar ou agendar horários para ser atendido, podem se beneficiar muito das vantagens de chatbots para negócios. Afinal, os clientes poderão utilizar o canal para essa finalidade.

Esperamos que sua dúvida tenha sido respondida com nossos 10 tópicos apresentados acima, e tenhamos conseguido explicar bem esse conceito para você.

Precisa de uma plataforma para construir o melhor chatbot para sua empresa? Conte com a Blip! Clique para falar com nosso time agora mesmo!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito