O modo de operação de um chatbot — como o nome já sugere — é uma conversa que acontece via chat com um robô inteligente. Essa conversa pode ser planejada e programada com diversos objetivos, inclusive é completamente apropriado criar-se um chatbot para aprender inglês.

Dessas muitas possibilidades que um chatbot pode oferecer, algumas delas são: atendimento ao cliente, geração de leads para campanhas de marketing, realização de pesquisas, esclarecimentos de dúvidas, compras, até mesmo criação de jogos.

Utilizar um chatbot para aprender inglês pode ser uma novidade para muitos, mas com a leitura a seguir você vai perceber como esse recurso pode ser bem utilizado no ambiente de educação.

A importância de aprender inglês

Certamente, aprender uma nova língua sempre foi algo de muita importância para um indivíduo.

Não apenas levando em consideração as questões de crescimento e aprimoramento profissionais, mas também considerando o aspecto de crescimento cultural, pessoal e social que esse aprendizado pode acrescentar.

Saber um novo idioma enriquece a vida das pessoas em todos os sentidos.

Estudar inglês, em especial, se tornou uma necessidade mundial. Segundo a Infoescola,

“O inglês passou a ser considerado a língua universal, após os principais países do mundo terem decidido que o idioma deveria ser ensinado em todos os lugares, para permitir uma comunicação mundial”. 

Portanto, pessoas que têm o objetivo de alavancar a sua carreira, conhecer novas culturas, expandir suas percepções a respeito do mundo ou até mesmo fazer uma viagem internacional, precisam se comunicar em inglês, isso é algo indispensável.

Dificuldades em aprender uma nova língua

Segundo pesquisas, as pessoas apresentam algumas dificuldades em aprender inglês por diversos motivos. Neste tópico, serão destacados três principais pontos que podem ser um impeditivo para o avanço desses estudos:

Adequação de tempo

Muitas pessoas alegam ter esse grande obstáculo para prosseguir em seus aprendizados de uma segunda língua: a falta de tempo. Conciliar o tempo de trabalho, faculdade, família e lazer já não é uma tarefa fácil.

Com tudo isso, incluir os estudos de inglês na sua rotina, tendo que ir até uma escola ou se encontrar com um professor, despende um esforço considerável, principalmente para quem já tem uma rotina acelerada.

Timidez

Outro fator que interfere no aprendizado é a timidez. É possível que, em uma sala de aula, o aluno se sinta desconfortável com outros alunos ou até mesmo com o professor. O constrangimento de errar e a expectativa negativa de julgamento, podem afetar diretamente esse processo.

Estímulo

Mais uma questão que aparece, com frequência, como justificativa para que os estudos de inglês sejam interrompidos é a falta de interesse.

As pessoas têm uma facilidade grande em não concluir seus objetivos, porque aquele ensino é muito tradicional, falta inovação e estratégias para manter o interesse do aluno.

Essas razões são reais. De fato, todo ser humano tem as suas questões pessoais as quais não podem ser ignoradas. Entretanto, com o uso de um chatbot para aprender inglês esses problemas são amenizados, de forma considerável.

O uso de chatbot para aprender inglês

Chatbot para aprender inglês

Em contrapartida às dificuldades apresentadas acima, neste tópico, serão apresentadas as vantagens que um chatbot trás, tendo como base de análise os mesmos pontos de impedimento.

Adequação do tempo

O desafio de adequação do tempo é o principal fator que bloqueia as pessoas de aprenderem um novo idioma e otimização é uma das principais utilidades de um chatbot.

Um contato inteligente tem disponibilidade 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Ou seja, você não precisa depender da agenda de alguém para aprender inglês.

Com um chatbot, você escolhe o horário mais fácil para estudar, os dias que você está com menos tarefas e afazeres, independentemente se esse horário e dia estão ou não dentro do horário comercial, finais de semana ou feriados.

Outra vantagem que reflete na otimização do tempo é a facilidade de estudar em qualquer lugar. Com o auxílio de um  notebook, tablet ou smartphone, é possível praticar as lições de inglês onde for mais acessível.

Além disso, não é preciso considerar o tempo de deslocamento para uma escola ou outro local de aula, portanto, os custos com deslocamento também não existem neste formato de estudo com chatbot.

Timidez

O segundo grande motivo pelo qual as pessoas costumam deixar de aprender inglês é a timidez. Isso acontece tanto por se sentirem envergonhadas em uma sala com vários alunos ou até mesmo com o professor.

Com um chatbot não existe essa possibilidade, uma vez que um robô não é uma pessoa. O estudante, neste caso, tem que lidar consigo mesmo, seus esforços e com um bot inteligente. Então, mais um problema solucionado.  

Estímulo

Com relação à dificuldade de se manter estimulado aos estudos é uma questão muito complexa e pessoal, porque cada indivíduo tem os seus próprios gatilhos motivacionais.

Porém existem alguns recursos, os quais podem ser usados por meio de chatbot, que são aliados quando se trata de incentivar o interesse em um assunto

Um deles é a gamificação. Muitas marcas, instituições e especialmente escolas usam dessa estratégia para tornar o momento de aprendizado mais leve, mais interativo e, consequentemente, mais eficiente. 

De acordo com vários autores, o fator lúdico em ambientes educacionais aumenta de forma significativa o engajamento dos alunos. Por isso, esse é um elemento de grande auxílio que pode ser incorporado ao uso de chatbot. 

Veja mais: Chatbot para educação: quais as vantagens para as instituições de ensino?

Outras vantagens

Outro ponto, inerente a essa poderosa ferramenta de conversação que vale a pena ser ressaltado, é o fato de as respostas serem instantâneas. Ou seja, o chatbot nunca deixa ninguém no vácuo.

Essa pode parecer uma funcionalidade óbvia, mas em um tipo de ensino virtual, por exemplo, que é feito por intermédio de um professor, essa dinâmica não é totalmente garantida. Isso pode fazer com que a aula atrase e que o seu ritmo de estudo não seja o mesmo do profissional que ensina.

Além disso, é possível que contratempos aconteçam como cancelamento de aulas, por motivos variados. O que não acontece com o bot. Pois sempre estará disponível, para auxiliar nos estudos, repetindo quantas vezes forem necessárias a mesma lição. 

Inclusive, pode ser programado para fazer isso de formas diferentes, se aproximando ao máximo da forma de falar de um humano, utilizando da tecnologia chamada de NLP (Processamento de Linguagem Natural).

De modo geral, um chatbot para aprender inglês é a solução ideal para quem quer otimizar o seu tempo, economizar e ter liberdade e conforto para estudar.

Uma outra forma de fomentar o ensino de inglês por meio de automatização é utilizando plataformas conversacionais que tem grande aderência do grande público, como é o caso do WhatsApp.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre chatbot para aprender inglês, continue no nosso blog e confira: WhatsApp para escolas: como utilizar o app de forma assertiva?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito