Em tempos de transformação digital, lidamos com um volume cada vez maior de informação e também de ofertas de serviços e produtos. Hoje, vamos abordar como o chatbot para construção civil pode ser um fator importante para aprimorar processos.

De acordo com a pesquisa realizada no ano passado pelo HubSpot, o consumidor está cada vez mais exigente e informado. Diante de um mercado competitivo, mais empresas de diferentes setores se confrontam com os desafios colocados por um mercado competitivo, e buscam as possibilidades propostas pela também crescente inovação tecnológica.

De um modo geral, a preferência das corporações pelo uso de tecnologias inovadoras tende a crescer ainda mais: segundo relatório do Gartner Group, estima-se que até o final de 2020, 85% dos atendimentos serão feitos por chatbots (robôs virtuais). Já no próximo ano, mais da metade das empresas darão preferência à criação de produtos nesta linha de funcionalidade. 

O uso constante de recursos digitais e interativos tende a criar um novo perfil de consumidor, e de forma mais geral, a sedimentar novas expectativas em usuários na interação com marcas e corporações — com destaque para o  imediatismo que permeia a nossa disposição para a comunicação.

Experiência do cliente em foco

As aplicações conversacionais automatizadas trazem prontidão e agilidade em níveis que o atendimento humano encontra obstáculos operacionais — são ferramentas que permitem respostas instantâneas, ao alcance do consumidor em qualquer horário do dia, todos os dias da semana. 

Tal prontidão serve tanto à solução de dúvidas frequentes quanto aos serviços básicos, amplamente requisitados como consultas e segunda via de boletos. 

A tecnologia dos chatbots também atende outra demanda central ligadas às principais tendências em atendimento, a multiplicidade de canais possível através da estratégia omnichannel, que permite ao consumidor eleger o canal de sua preferência para a comunicação e ainda centraliza a coleta de dados para que a empresa possa realizar análises.

Enquanto a qualidade no atendimento se prova um dos aspectos cruciais tanto para otimizar a conversão de clientes quanto para a fidelização, os chatbots ganham destaque enquanto aliados das empresas que visam não apenas proporcionar a melhor experiência possível ao consumidor, mas conhecer melhor o seu público e os próprios processos de atendimento. 

Na área da construção civil, o atendimento automatizado associado à criação de personas virtuais chega como um recurso-chave para simplificar e aproximar um setor até então considerado complexo e burocrático ao dia a dia de quem sonha em adquirir o seu próprio imóvel. 

Otimização de processos utilizando chatbot para construção civil

Além de um fluxo de atendimento mais resolutivo que reduz custos com centrais de atendimento tradicionais, com o uso de chatbots o setor de construção já pode usufruir de uma consistente otimização de processos

Na prática, a automatização da comunicação  agiliza várias etapas da comunicação com o cliente: desde as vendas e o agendamento de visitas aos imóveis disponíveis ao desenvolvimento do projeto de construção

O cliente ainda consegue auxílio do atendimento automatizado após a compra, no acompanhamento do andamento das obras e geração de boletos, por exemplo. O infográfico abaixo apresenta algumas das principais soluções oferecidas para o setor:

chatbot para construção civil

Relacionamento Pós-vendas

Segundo o boletim de tendências para Construção Civil publicado no mês passado pela Sebrae Inteligência Setorial, a partir do momento em que as construtoras começam a informatizar toda a gestão das obras, as informações disponíveis no sistema tornam-se tangíveis e podem ser atualizadas online.

Assim, mantém a par clientes e fornecedores — como, por exemplo, dados sobre o andamento de obras ou reposição de estoque. O chatbot entra como um facilitador da pesquisa: informando o próprio CPF ou outro identificador, o proprietário pode escolher a solução mais adequada às suas necessidades e saber tudo sobre a transação; seja consultando o cronograma da obra, verificando uma data de entrega de chaves ou solicitando a segunda via de prestação do seu imóvel.

Área comercial

Ainda visando as tendências apontadas no boletim, o aspecto comercial não fica para trás nos benefícios propostos pela  adesão à comunicação via chatbot. 

A estrutura horizontal da plataforma possibilita que se incorpore ao fluxo funcionalidades que contribuem para a captação, qualificação e conversão de leads: ferramentas de simulação de financiamento, orçamentos de projeto online e informações sobre visita de imóveis.

A estratégia omnichannel, por sua vez, possibilita que o chatbot esteja presente em canais populares como o WhatsApp, mas também no próprio site da empresa, orientando a navegação, redirecionando e facilitando o acesso aos conteúdos buscados. 

Resultando em um maior engajamento do usuário e estender o seu tempo de permanência no site. 

A integração centraliza a coleta de dados e fomenta o volume de informação sobre o perfil do visitante — e as características do imóvel buscado — potencializando a qualificação de leads

A disponibilidade de dados também vale para os consultores, que tem mais informação à mão e também podem se inteirar no histórico do contato do bot com o cliente em potencial. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre chatbot para construção civil? Confira também como chatbots em site pode auxiliar o cliente na sua jornada de compra!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito