Já não é novidade que a maioria dos consumidores buscam informações sobre marcas e produtos no Google. De fato, ferramentas de busca e redes sociais cumprem um papel fundamental na tomada de decisão de compra de um produto ou serviço e agora os clientes podem contar também com um chatbot para o Google Business Messages, que mostraremos como configurar! 

O Google, gigante da Internet que dispensa apresentações, dispõe de ferramentas e produtos usados no mundo inteiro por diversas pessoas.

De acordo com a empresa, 75% dos consumidores preferem se engajar com os negócios por meio de canais de mensageria ao invés dos canais tradicionais. 

Um de seus mais recentes produtos, o Google Business Messages, aparece como um canal conversacional móvel que possui pontos de contato em diversos serviços da plataforma, como Busca e Maps.

A empresa ainda planeja em um futuro próximo ampliar a presença deste produto em mais lugares, principalmente no Android, dentro de apps e durante ligações.  

Aqui no blog de Blip, nós já falamos sobre este novo canal e destacamos a importância de estar presente no Google Business Messages. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, assista o vídeo abaixo:

Neste artigo, vamos te mostrar como programar um chatbot para Google Business Messages. Continue lendo!

Como o Google Business Messages funciona?

Para lançar seu contato no Business Messages, é necessário se conectar à um dos parceiros reconhecidos pelo Google para este canal. Blip é um desses parceiros e com o nosso apoio você consegue criar, gerenciar e evoluir seu contato por meio da nossa plataforma.

O Business Messages conecta os usuários com as empresas por meio de uma entidade chamada business agent. Este agente é com quem o usuário final entra em contato, seja através da sua marca ou por meio de uma localização que a representa.

A partir daí, os usuários encontram um botão para entrar em contato que, quando clicado, abre uma interface de conversa com o agente da marca:

chatbot para Google Business Messages

A plataforma Blip abstrai uma boa parte da integração com este canal, simplificando a integração com o serviço do Google. Assim, o agente que representa sua marca é gerenciado por um parceiro (como Blip, por exemplo) que implementa o contato inteligente sobre alguma infraestrutura capaz de gerenciar os usuários e suas interações. 

Através de ferramentas como o Builder, você consegue construir um fluxo de conversa de maneira visual e intuitiva, permitindo integrações com outros sistemas como CRM’s, provedores de inteligência artificial e serviços de analytics.

Além disso, nessa plataforma é possível criar relatórios e acompanhar toda a jornada do usuário no fluxo construído, identificando as intenções mais buscadas e pontos de evasão por exemplo. 

Configuração de um chatbot para Google Business Messages

A configuração do agente pode ser feito pelo parceiro de integração. Depois disso, você pode criar e gerenciar as chamadas “locations”. Caso sua empresa ou negócio tenha uma localização física, certifique-se de que você tenha a propriedade da localização em questão através do portal Google My Business.

Dessa forma, será possível associar a localização do seu negócio (ou um grupo de localizações) à um agente. 

A associação de um location a um agente é um processo realizado através de algumas requisições à API do Google Business Communications para que ela seja criada, verificada e publicada e o passo a passo pode ser verificado na documentação oficial do Google

Depois dessa configuração inicial feita com o apoio do parceiro integrador, conectar seu negócio a um contato inteligente no Google Business Messages por meio do BliP é bem fácil. Basta criar um novo bot na plataforma e acrescentar algumas configurações. 

Criando um bot na plataforma Blip

Um chatbot pode ser criado como um bot builder ou como um bot roteador que conecta várias skills e permite que seu contato inteligente seja construído de maneira mais eficiente e escalável.

Você pode conferir mais detalhes sobre bots roteadores neste artigo do nosso help center.

Depois de criado, vamos configurar este novo canal para que os usuários possam interagir com seu novo contato inteligente.

Configuração do chatbot para Google Business Messages

Depois de criar seu bot, acesse a seção de configurações no canto superior direito. Na tela que se abrir, vá em “Configurações básicas” e em seguida vá até o final da página onde aparecerá um link de acesso às configurações avançadas (em “Clique aqui para acessar as configurações avançadas”). 

Note que um aviso irá aparecer para que se tenha cautela ao modificar essas configurações, que são importantes para o funcionamento do bot e não devem ser modificadas, ok? 

O que faremos aqui é acrescentar dois valores: AgentId e BrandId.

Esses valores são gerados pelo Google. Você consegue visualizá-los por meio do console do Google ou podem ser informados pelo parceiro integrador. Para adicioná-los nas configurações do bot, clique no botão “+ Adicionar” na tela de configurações avançadas e preencha os campos com os valores abaixo:

  • domínio: [email protected];
  • chave: AgentId ou BrandId, conforme qual estiver adicionando;
  • valor: valor do AgentId ou BrandId obtidos no console do Google ou providos pelo parceiro. 

Preenchidos esses valores, ele podem ser adicionados clicando no botão de “check” para que seja salvo nas configurações avançadas do bot.

Pronto! A partir deste momento, seu bot deve ser capaz de responder aos usuários que interagiram pelos entry points do Google, como Busca, Maps e Android por exemplo. 

Lembrando que para que seu negócio seja habilitado para o Business Messages, deve haver um processo de verificação dos agentes e locations e posteriormente o launch dessas locations. Um parceiro integrador, como a Take pode auxiliar neste processo.

Depois disso, é possível construir seu contato inteligente com todas as funcionalidades que o Blip oferece! 

Por último, lembre-se que o Google estabelece uma série de boas práticas ao construir e configurar chatbots para Google Business Messages, que devem ser seguidas para uma melhor experiência do usuário e você pode conferi-las aqui!

Conte com Blip para criar seu Contato Inteligente no GBM

Grandes empresas já contam com Blip para ter seu contato inteligente no Google Business Messages. A Coca-Cola já conta com um contato inteligente no canal para esclarecimento de dúvidas sobre promoções e produtos, dicas de ofertas e serviços de delivery

Outra grande empresa pioneira que lançou seu contato no Google foi a Localiza Hertz, maior locadora de veículos da américa latina.

Construído sobre a plataforma Blip, a empresa consegue atender seus clientes através de respostas a perguntas frequentes e atendimento humano na plataforma com uma experiência de usuário única dentro dos produtos Google.

Gostou de saber um pouco mais sobre chatbot para Google Business Messages?

Confira também como funciona o Google Assistent, assistente virtual da marca global!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito