Além do WhatsApp, é muito importante que você tenha presença em outros mensageiros. Por isso, saiba como instalar um chatbot para Telegram.

Além do WhatsApp, é muito importante que você tenha presença em outros mensageiros. Por isso, saiba como instalar um chatbot para Telegram.

Chatbots e contatos inteligentes já são uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. Os bots conversacionais estão trazendo inúmeras facilidades para os usuários dos apps mais baixados de mensageria atualmente, como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram. 

Ler um livro, consultar resultados de exames, reservar carros e até mesmo comprar apartamentos.

Estes são apenas alguns exemplos das várias funcionalidades que os bots são capazes de fazer.

Disponíveis em vários canais, eles podem atingir seu público onde quer que ele esteja. Hoje vamos falar um pouco mais sobre como automatizar o Telegram com  chatbots  e suas inúmeras vantagens. 

Leia também: Telegram vs WhatsApp – qual o melhor para atendimento ao cliente?

O que é e como funciona o Telegram?

O Telegram, tal como outros aplicativos de mensagens populares como o WhatsApp, é um mensageiro instantâneo.

Ele é baseado em nuvem e está disponível em uma grande variedade de dispositivos, desde smartphones, tablets e computadores, contando também com uma versão web. 

Ele figura como uma das plataformas de mensageria que mais cresce ultimamente, contando com criptografia de ponto a ponto e diversas funções que chamam a atenção dos usuários como, por exemplo, os chats secretos.

Até o início de 2021, o mensageiro já ultrapassava a marca de 500 milhões de usuários ativos em todo o mundo. 

Para ter uma ideia do número de usuários brasileiros, o Panorama Mobile Times de 2022 mostra que o Telegram é usado por 60% das pessoas.

Leia também: Telegram Premium: conheça a versão paga do aplicativo

Que tipos de conteúdo o Telegram suporta?

Assim como qualquer conta do aplicativo, os chatbots no Telegram também podem enviar conteúdo de diferentes formas. 

Os tipos de conteúdo suportados pelo Telegram são:

  • imagem,
  • áudio,
  • localização,
  • vídeo,
  • links,
  • documentos,
  • menu etc. 
chatbot para telegram

Bot no Telegram

Além de ter parte de seu código fonte aberto e uma API com vastas possibilidades, o Telegram possui um grande suporte para a criação de bots ricos em recursos.

Desde junho de 2015, desenvolvedores mundo afora podem criar bots oficiais do Telegram. 

Todos os bots são operados por programas e podem responder a mensagens e menções, ser convidados em grupos e até mesmo integrados com outros programas.

Além disso, é possível utilizar pagamentos online com cartões de crédito e em outros serviços como o Apple Pay. 

Como os chatbots para Telegram funcionam?

Os chatbots no Telegram consistem de contas especiais que não requerem um número de telefone para serem configurados, diferente do WhatsApp Business API.

Também não é necessária nenhuma autorização prévia para publicar um bot, mas seu funcionamento deve respeitar os Termos de Uso do serviço. 

Os usuários podem interagir com seu bot de duas maneiras:

  • Enviando mensagens e comandos a partir de um chat com o bot ou o adicionando em grupos. Este tipo de interação é útil para bots baseados em uma thread de conversa ou bots de notícia, por exemplo. 
  • Enviando requisições diretamente do campo de texto digitando o @nomeDoBot e uma query (um comando pré definido que o seu bot suporte). Desta maneira, é possível enviar conteúdo a partir dos chamados “inline bots” diretamente em um chat, grupo ou canal. 

Mensagens, comandos e requisições enviados pelos usuários passam pelos servidores do Telegram, que lidam com a criptografia e comunicação com a API do serviço.

Para criar um bot, basta se comunicar com uma versão simplificada da API através de uma simples interface HTTPs.

O que posso fazer com bots no Telegram?

As possibilidades de um chatbot são infinitas. Mas para nomear apenas algumas delas, podemos citar:

  • Envio de notícias e notificações personalizadas;
  • Integração com serviços externos, como o Gmail Bot e IMDB bot;
  • Receber pagamentos de usuários do Telegram;
  • Criar ferramentas personalizadas;
  • Construir jogos;
  • Realizar atendimento ao cliente;
  • Serviços de redes sociais;
  • E muito mais.

Com uma plataforma aberta e muito flexível, são inúmeras as possibilidades de integrações e criações que podem ser feitas através da API do aplicativo.

Com a plataforma Blip, você pode publicar um chatbot para Telegram com fluxo de conversa estruturado, inteligência artificial, analytics e diversas outras ferramentas – sem precisar utilizar a API. 

Um outro diferencial dos bots no Telegram são os comandos, que consistem em uma maneira mais flexível e assertiva de se comunicar.

Assim, o robô vai performar ações através de uma sintaxe pré definida, como vamos explicar agora.

/command

Um comando sempre deve iniciar com o carácter ‘/’ e deve possuir até 32 caracteres. Podem conter letras, números e underscores, conforme os exemplos abaixo:

/get_messages_stats

/set_timer 10min Alarm!

/get_timezone London, UK

Os aplicativos do Telegram sempre vão sugerir comandos disponíveis, junto com uma breve descrição do que ele é capaz de fazer.

Por isso é importante que o nome do seu comando seja bem descritivo. Mais detalhes deste recurso podem ser vistos aqui.

Como criar um chatbot gratuito para Telegram?

Criar um chatbot para Telegram é bem fácil. Para isso, basta conversar com outro bot, chamado de BotFather (ou em bom português, o Bot Pai).

A partir daí, é só seguir os passos que ele instrui e então você receberá um token de autorização. 

Por meio deste token será possível realizar chamadas HTTP na API do Telegram ou então utilizar em uma plataforma, como o Blip. Uma vantagem de usar uma plataforma é que o passo a passo de construir um bot pode ser facilitado.

Através do Builder é possível construir fluxos estruturados, adicionar ações, componentes, integrar com provedores de NLP e muito mais. Basta publicar e configurar na aba “Canais” com o token obtido no bot father

Confira no vídeo como funcionam os chatbots para Telegram!

Dica: não se esqueça de dar um nome para o bot. Afinal, a intenção é torná-lo o mais humanizado possível e ao criar um fluxo de conversa, nada melhor do que dar um nome ao chatbot.

Leia também: Tudo sobre NLP: o que é? Quais os desafios?

Gerenciando seus bots: o Bot Father

O bot father é um bot que permite criar e gerenciar novos bots dentro do Telegram. Para acessá-lo basta buscar no próprio app por “bot father” e iniciar uma conversa. 

Ele funciona basicamente por comandos e uma lista deles pode ser vista digitando “/” na caixa de texto, onde o app irá sugerir a você os comandos disponíveis.

Os nomes dos comandos são bem explicativos. 

Por exemplo, para criar um bot, basta usar o comando /newbot. Para alterar a descrição e a imagem do bot basta utilizar respectivamente os comandos /setdescription e /setimage.

Viu como é fácil e super bacana criar chatbots para Telegram? O serviço oferece uma documentação bem completa e fácil de entender.

Além disso, você ainda pode utilizar a Blip para auxiliar na construção do seu bot e publicá-lo no Telegram e em vários outros canais, de forma simples e rápida, sem sequer precisar programar algo complexo.

Se você ainda tiver mais dúvidas, pode verificar a documentação do serviço, além de visitar a FAQ do Telegram sobre bots.

Que tal aprender tudo que precisa sobre os chatbots e otimizar a comunicação de sua empresa? Baixe nosso e-book gratuito e aprenda como vender mais usando chatbots!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito