Ter o engajamento do público vai muito além de ganhar curtidas e comentários sobre uma marca em uma rede social. É preciso fazer com que haja envolvimento real, que as pessoas tenham vontade de conversar com você.
Nesse ponto, combinar técnicas de comunicação e tecnologia para saber se elas proporcionam os resultados esperados é um ótimo primeiro passo.
Assim, em qualquer empresa ou negócio, estamos sempre em busca de novas tecnologias para conseguir o engajamento do público com a marca. É essencial que o consumidor reconheça, lembre e interaja de diversas formas com a identidade de nossa organização, e já existem diferentes ações que podem ser realizadas no ambiente digital para proporcionar uma melhor experiência ao mesmo tempo que garantem uma melhor conversão.
Uma delas é a adoção de chatbots, softwares que funcionam dentro de aplicações de mensagens como o Facebook Messenger e o WhatsApp. Saiba como os chatbots podem melhorar o engajamento do seu público com a sua marca agora!

Atendimento imediato ao cliente

A eficácia dos chatbots como ferramenta para aumentar o engajamento do público com a marca está diretamente relacionada à instantaneidade proporcionada por eles no atendimento ao cliente.
Vamos supor que seu serviço de TV começou a falhar justamente no intervalo de uma emocionante final de Copa do Mundo, em um fim de semana. A demora para conseguir ser atendido pelo telefone por um funcionário que pode estar infeliz pelo plantão pode se estender até depois do fim do jogo.
Se um chatbot fosse usado, algumas perguntas poderiam direcionar para uma solução rápida para o problema, que talvez nem fosse tão grave. E, se fosse o caso, o agendamento de uma visita técnica seria feito em poucos minutos.
Um cliente que não fica sem resposta é um dos pilares de uma boa relação entre marca e público, e usar a tecnologia para dar atendimento imediato e eficaz a ele é uma forma de conseguir melhorar esse engajamento.

Envio de ofertas personalizadas

Na era da informação, é preciso chamar a atenção com conteúdos que sejam úteis e relevantes para o consumidor. E você pode contar com um chatbot nessa tarefa também.
Um chatbot pode ser programado para coletar e processar feedbacks do usuário com muita precisão. Com isso, fica mais fácil para empresas de varejo, por exemplo, entenderem o perfil daquele consumidor específico e direcionar os produtos e serviços adequados às suas necessidades.
Durante as duas últimas Black Fridays, as Casas Bahia realizaram uma ação com um chatbot para interagir com clientes e aumentar o engajamento do público com a marca. Batizado de “Bahianinho”, o software ajudou as pessoas a selecionarem categorias de ofertas e, depois, enviou-as ao site diretamente pelo chat.
O resultado? Um ticket médio superior ao da Black Friday anterior, com mais de 2 milhões de mensagens enviadas para mais de 77 mil usuários.

Presença em múltiplos canais

Marcas que buscam melhorar o engajamento do público precisam estar presentes onde o seu consumidor está. Com isso, é importante analisar onde as pessoas se encontram e criar interações, postando conteúdo relevante, induzindo discussões e respondendo aos questionamentos.
As redes sociais e os aplicativos de mensagem são recursos bastante usados para emitir e receber informações, afinal, a maioria das pessoas troca mensagens em apps como o Messenger ou o WhatsApp pelo menos algumas vezes ao dia.
Assim, muitos consumidores entendem que esse é um espaço para obter informações, mas também para conseguir atendimento das empresas. Tais canais de atendimento têm maior procura quando surge um problema ou dúvida, e precisam estar sempre disponíveis para criar um sentimento de proximidade.
Para atender a essa necessidade, o chatbot já é uma possibilidade de ter presença nesses canais sem ter que investir em uma estrutura cara e complexa de atendentes humanos, pois permite fornecer um atendimento amigável, eficiente e, o melhor, 24 horas.

Feedback no engajamento do público com a marca

Um dos grandes desafios do marketing é o monitoramento. Afinal, nem sempre conseguimos ter a certeza de que a mensagem que chegou ao público é exatamente aquela que a empresa desejava transmitir. Para aprimorar a técnica e o processo, é necessário ter feedback do alvo das suas ações.
Os chatbots podem ser uma excelente ferramenta para extrair essas informações. Aliando a tecnologia com técnicas de pesquisa de opinião, um chatbot pode conversar com o cliente e entender quais foram os erros e acertos no planejamento da campanha.
Esses dados serão extremamente valiosos para o marketing, que poderá compreender os resultados das suas ações e conseguir encontrar formas para desenvolver o engajamento do público com a marca.
E você, já imagina como usar chatbots para melhorar o engajamento do público com a sua marca? Deixe um comentário sobre o assunto!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito