Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam adotar tecnologias para engajar o público. Afinal, a inovação é um requisito fundamental para se manter competitivo no mercado.

Felizmente, os avanços recentes possibilitaram novas maneiras de interagir e oferecer uma boa experiência de atendimento ao cliente. Mas é importante se manter atualizado com as tendências de mercado para descobrir outras formas de vender.

Pensando nisso, selecionamos 4 dicas para você se inspirar e deixar seu público cada vez mais engajado. Confira!

1. Realidade virtual

A realidade virtual está se popularizando aos poucos. É uma tecnologia que possui um enorme potencial para causar experiências imersivas entre os mundos real e virtual. Apesar de ser um investimento alto para quem pretende implantar, existe uma demanda grande de pessoas que têm muita curiosidade em participar desse tipo de interação

Uma vantagem desse recurso é que ele serve para qualquer tipo de segmento. Por mexer com os sentidos, causa um impacto significativo no usuário. Uma famosa rede de hotéis, por exemplo, permite que os interessados decidam se preferem passar a lua de mel em Londres ou Havaí com ajuda dos óculos de realidade virtual.

Assim, eles podem viver o momento, sentir o vento nos cabelos e o sol batendo no rosto, como se estivessem no lugar mesmo.

2. Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma ampliação do ambiente real, que é projetado para melhorar a experiência física do usuário. Isso inclui exibições interativas, componentes multimídia ou realidade virtual. A forma mais utilizada é a de aplicativos para dispositivos móveis.

Imagine que o usuário está passando perto da sua loja e recebe uma notificação no smartphone que oferece um cupom de desconto para comprar lá. Com apenas um toque, ele pode ver a imagem ampliada de um produto saltando na tela.

A tendência é que as soluções do futuro passem a usar realidade virtual e aumentada juntas. Embora sejam duas coisas diferentes, há muitos motivos para uni-las, pois o autoatendimento vai ganhar cada vez mais força e precisa ser pautado na inovação.

3. Tecnologia wearable

Dentre as tecnologias para engajar o público, o wearable é o recurso que permite que o serviço ao consumidor seja personalizado. Com ele, as empresas podem saber quem são os clientes e recompensá-los com incentivos de acordo com a preferência de cada um. Entender como as pessoas querem receber o conteúdo da sua marca ajuda você a entender melhor as expectativas delas.

Por exemplo, se um usuário não usa redes sociais no dispositivo de tecnologia wearable, é possível compartilhar conteúdo específico para ele por meio de um canal diferente. Outro exemplo de interação são roupas inteligentes que monitoram os sinais vitais de saúde dos trabalhadores.

A forma como uma empresa lida com a gestão de dados é o que determina a existência de um resultado positivo sobre o relacionamento entre cliente e marca. Assim, é possível colocar o consumidor no centro da estratégia, influenciar decisões de compra e ter insights incríveis.

4. Chatbots

Segundo a Gartner, empresa americana de consultoria e tecnologia, mais de 85% das interações com clientes serão gerenciadas sem a presença de um humano até 2020. Por isso, o atendimento automatizado se tornou extremamente útil para engajar o consumidor.

Quando se trata de eficiência e agilidade no atendimento, nada se compara aos chatbots. É uma ferramenta acessível, fácil de instalar e prática de manusear. Além disso, ela pode atender milhares de pessoas ao mesmo tempo, reduz gastos com contratações e treinamentos e ainda oferece um serviço padronizado — nada melhor para engajar o público! 

Acredite: grande parte dos seus concorrentes já está utilizando esse sistema para construir um exército de seguidores por meio de um autosserviço interativo. Com apenas alguns cliques, o cliente tem acesso a inúmeras informações e serviços de maneira rápida e prática. 

Gostou de conhecer essas tecnologias para engajar o público? Investir em inovação é a certeza de empreender com segurança para conseguir um retorno significativo. Pense nisso!

Quer saber mais sobre o assunto? Então entenda como a inteligência artificial pode reduzir custos e aumentar a produtividade da sua empresa!

 

Leia mais:

Canais de interação com o cliente que sua empresa não pode ignorar

Como os chatbots podem melhorar a geração de leads?

Reforce seu funil de vendas e MKT com um chatbot

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito