Muita gente tem falado sobre essa nova buzzword, mas às vezes, algumas afirmações são confusas e nem sempre explicam direito sobre as possibilidades, casos de uso e aplicações dos chatbots. Confira aqui o que você precisa saber sobre chatbots!

Quero te ajudar a entender um pouco melhor sobre chatbots são através de alguns tópicos:

1. Toda empresa vai adotar um chatbot?

Se toda empresa tem uma mensagem estratégica para passar, então ela precisa de uma solução escalável para isso. Chatbots permite que as empresas, marcas, artistas, etc., converse com milhares de pessoas de forma automatizada. personalizada e instantânea.

Contatos inteligentes entregam serviços, representam empresas e estabelecem com as pessoas uma conversa multimídia.” — Roberto Costa, CEO Take

PS: considerando o ciclo de inovação da Gartner, muito provavelmente estamos vivendo a primeira fase da inovação; quem se posicionar primeiro pode ter uma grande vantagem no futuro. Confira mais sobre isso aqui.

2. Chatbots não foram criados apenas para suporte

Eles também foram criados para outras finalidades, como por exemplo:

  • Transacionais: permite realizar transações de e-commerce, acompanhar ou fazer pedidos.
  • Atendimento ao Cliente: Permite o total engajamento com a empresa e a solicitação de serviços, como fazer check in na companhia aérea ou trocar os detalhes do voo.
  • Temáticos: Oferece especialistas e traz as últimas notícias ou informações de temas de interesse.
  • Entretenimento: Oferece conteúdos de diversão e humor, como conversar com um personagem de uma série de comédia.

3. Chatbots podem criar experiências únicas

Sim, isso é possível e já aconteceu comigo utilizando um chatbot chamado@freedaa. Chabots podem conseguir realizar uma coisa que muitos sites e apps não conseguem: quebrar a quarta parede. Eles conseguem criar uma experiência que vai além da interface.

4. Pessoas pensam que chatbots são pessoas reais, mas eles não são

Ainda estamos aprendendo a desenvolver boas inteligências artificiais e ainda temos um longo caminho para desenvolver grandes tecnologias para o processamento de linguagem natural.

Chatbots vão evoluir com o tempo e com as pessoas…

5. Chatbots podem (facilmente) se tornar virais

Eles podem ser compartilhados através de links, não precisam de instalações, sem cadastros e estão disponíveis 24h/7 dias por semana. Ainda mais quando são inteligentes e têm uma persona engraçada.

Os chatbots podem ser tornar virais simplesmente por serem fáceis de se achar e de usar.

gif_chatbots_caio

Quer ver um exemplo? Abra o messenger no seu celular e converse com dos experimentos que realizei:

- 5 coisas que você precisa saber sobre chatbots saber sobre chatbots
- 5 coisas que você precisa saber sobre chatbots saber sobre chatbots1*4iE L94UR8xrrMJDG JTg - 5 coisas que você precisa saber sobre chatbots saber sobre chatbots
Lembrando que esses são experimentos pessoais, que ainda precisam de maior desenvolvimento e que não estão relacionados à Take.
  1. BH IXDA (demo) —uma demostração de um chatbot para eventos para conversar e engajar com os participantes do evento (apenas uma demonstração, okay?)
  2. @ola.startupBot — um chatbot que fala sobre startup e te oferece uma curadoria de conteúdos.
  3. @ola.caioBot — um chatbot que fala sobre Caio (eu); ele foi um experimento para ver como as pessoas poderiam conversar com um chatbot.

PS: você não precisou baixar um aplicativo para conversar com esses chatbots, caso use/tenha o messenger 🙂

Obrigado pelo seu tempo!

Se você gostou ou achou esse conteúdo útil para você, recomende ele para que outras pessoas tenham acesso. Além disso, adoraria ouvir o que você acha sobre chatbots (se são uma boa solução ou não).


caio post saber sobre chatbotsCaio Calado

UX Designer

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito