Com o surgimento de novas tecnologias, a capacidade de comunicação e aproximação entre empresa e consumidor tem aumentado consideravelmente. Além de diversos canais de contato, há também diferentes maneiras de dialogar com o cliente. Entre as principais formas de atendimento ao cliente com a transformação digital, o assistente virtual vem se destacando.

Através da inteligência artificial, esses softwares facilitam muito a vida do consumidor. Nesse artigo, você vai entender o que é, como funciona, quais as vantagens e como implementar um assistente virtual na sua empresa.

O que é e como funciona um assistente virtual

Provavelmente, você conhece e utiliza diversos assistentes virtuais, mesmo sem saber.

Quer alguns exemplos? Se você usa produtos Apple, provavelmente já pediu alguma ajuda para a Siri. Se tem uma Echo Dot, já conversou e pediu músicas para a Alexa. E, com toda certeza, está familiarizado com o Google Assistant, que apesar de não ter nome, é extremamente popular.

Todos eles são sistemas inteligentes e complexos, que utilizam a inteligência artificial para fazer o reconhecimento de voz, entender o que está sendo solicitado e procurar respostas para isso. Eles poupam tempo para quem usa, dão respostas precisas e melhoram consideravelmente a experiência do usuário.

Além disso, quanto mais você usa o assistente virtual, mais ele aprende sobre o comportamento humano, através da tecnologia de Machine Learning. Assim, o software vai se aperfeiçoando e refinando as entregas, conforme interage com o usuário.

As principais vantagens de ter um assistente virtual

Que os assistentes facilitam a vida do usuário, já ficou claro. Mas eles não servem apenas para o dia-a-dia, sabia? Muitas empresas já estão utilizando essa tecnologia para aperfeiçoar a comunicação com o consumidor. Confira os benefícios que esses softwares podem trazer para os negócios!

Agilidade no contato

Uma das maiores praticidades ao investir em um assistente virtual é a certeza de que o cliente será atendido de maneira rápida, segura e padronizada. É claro que ele saberá que está falando com um software, mas, atualmente, os consumidores estão em busca de um contato rápido, prático e eficiente. Assim, contar com essa tecnologia vai garantir clientes mais felizes e fiéis.

Experiência personalizada

Assim como os softwares já citados, o assistente virtual da empresa também vai aprendendo conforme a utilização e interação com seres humanos.

Isso significa que a máquina vai aprender com o comportamento de cada usuário e, no próximo contato, atendê-lo de acordo com as suas preferências e particularidades.

Além disso, assistentes virtuais estão disponíveis em todos os momentos e podem ser acessados pelos mais diversos canais, o que garante que o atendimento seja realizado da melhor maneira possível, sem correr o risco de deixar seu cliente esperando.

Assistente Virtual

Otimização de custos

Uma vez que a ferramenta estiver disponível para atender os consumidores da melhor maneira possível, com agilidade, praticidade e de maneira personalizada, os custos operacionais de atendimento vão ser reduzidos, permitindo que o capital seja investido em outras áreas da empresa. 

Ou seja, o investimento inicial será compensado em poucos meses de implementação do software.

Como implementar um assistente virtual

Assim como tudo que é feito dentro de uma empresa, a criação e implementação de assistentes virtuais demanda certo planejamento, para que o produto final tenha tudo a ver com a empresa e os consumidores. Confira alguns passos importantes para a implementação do software!

Conheça seu consumidor

Pode parecer algo bobo, mas conhecer os hábitos de consumo e rotina do seu público-alvo é de suma importância para criar um assistente que dialogue com ele. Veja algumas perguntas que devem ser respondidas antes de começar a criar seu assistente virtual:

  • com qual o tom de voz seu público se identifica?
  • qual a expectativa do consumidor em relação ao seu produto?
  • qual o comportamento de compra do seu cliente?
  • quais são os principais hábitos e necessidades dessa pessoa?

A partir daí, você vai conseguir moldar o software para que ele seja um verdadeiro ajudante do cliente, que está com ele durante todo o processo de interação com sua marca.

Defina um objetivo para o assistente virtual

Depois de estudar seu público-alvo, é hora de definir qual o objetivo do assistente virtual. Ele será utilizado para atender potenciais clientes e fechar compras? Vai ajudar a tirar as dúvidas do usuário sobre seu produto? Ou ele vai ser responsável por atender seus clientes quando for necessário?

O contato inteligente, em toda sua complexidade, pode fazer os três. O importante é definir qual o principal objetivo antes de começar a construir um software, para ter diretrizes claras do que está sendo realizado e como isso ajudará no processo final.

Construa o fluxo conversacional

Para que seu assistente converse com o consumidor, é necessário criar simulações de diálogos que estejam dentro dos tópicos que o software tem como objetivo facilitar.

Aqui, o ideal é criar fluxos com base nos objetivos do assistente virtual, sem se esquecer do estilo de consumo do seu consumidor. Para fazer essa etapa do processo, vale a pena considerar utilizar uma plataforma de criação de contatos inteligentescomo Blip.

Geralmente, essas plataformas possuem inteligências artificiais integradas e também diversos canais de atendimento disponíveis. 

Case de Sucesso

Se você já comprou nas Casas Bahia, com certeza conhece o Bahianinho. O assistente virtual da varejista vem ajudando no impulsionamento de vendas ano após ano, desde que foi criado.

Além de ajudar os clientes no processo de compra e em possíveis dúvidas e problemas, o Bahianinho, através do comportamento do usuário, consegue sugerir os melhores produtos para cada consumidor.

Blip foi a plataforma de criação de contatos inteligentes utilizada pelas Casas Bahia para criação e otimização do assistente virtual.

Oferecemos integração com diversos canais e soluções de inteligência artificial, além de uma robusta plataforma que facilita a criação de assistentes virtuais inteligentes!

Ficou interessado em construir um assistente virtual para o seu negócio? Entre em contato conosco! 

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito