A gestão de processos é algo fundamental para o sucesso de empresas. Com as transformações tecnológicas, é cada vez mais comum a busca por automatização de processos. 

Para muita gente, a primeira coisa que vem à cabeça ao escutar este termo são as linhas de produção de fábricas e usinas, nas quais máquinas e robôs operam apenas com o apertar de alguns botões. 

Mas, hoje, a automatização de processos já é possível para outras áreas e, assim como as atividades dentro de uma fábrica, agora podemos automatizar tarefas do dia a dia de um escritório. 

Neste post você vai aprender o que é automatização de processos e por que essa é uma das mais importantes tendências tecnológicas

O que é automatização de processos?

Como o próprio nome já diz, automatização de processos é tornar automáticas tarefas que antes eram feitas manualmente, otimizando a rotina administrativa. 

Claro que isso varia de acordo com o ramo de atuação de cada empresa, mas existem muitas tarefas que levam tempo para serem realizadas e que podem acontecer em um Blip!

Em um escritório, as automações acontecem por meio do uso de softwares e aplicativos capazes de aprender sobre os processos.

Com isso, os resultados podem ser analisados e guiados para atender cada vez melhor cada empresa. 

Por exemplo, o escritório de advocacia Cidadania4U conseguiu diminuir o tempo de atendimento, escalando as demandas e educando os clientes por meio de um contato inteligente. 

O segredo foi automatizar os primeiros passos, que normalmente são solicitações de orçamento e orientações para documentação. 

Clique aqui e saiba mais sobre o case da Cidadania4U!

Qual o objetivo da automatização de processos?

Pode parecer óbvio, mas na maioria das vezes o objetivo da automatização é otimizar a rotina administrativa. 

Como vimos no case da Cidadania4U, os clientes que chegam até o atendimento já possuem a maioria das informações necessárias para darem o próximo passo.

Caso contrário, os primeiros atendimentos levariam mais tempo e tornariam o processo burocrático e demorado. 

Um software, aplicativo ou contato inteligente são capazes de aprender com o número de interações, fazendo com que os ganhos sejam cada vez maiores. 

A seguir, vamos listar algumas das vantagens da automatização de processos administrativos. 

Vantagens de automatizar processos administrativos

Até aqui, entendemos o que é automação de processos e vimos um exemplo de como essa transformação tecnológica pode melhorar a rotina administrativa dentro de uma empresa. 

Abaixo, listamos outras vantagens de automatizar processos:

  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos;
  • Otimização do tempo;
  • Redução de falhas; 
  • Melhora na comunicação;
  • Melhora a experiência do usuário.

Como dissemos anteriormente, cada empresa vive uma rotina e tem dores diferentes a serem solucionadas. Mas, em geral, todas saem ganhando se pouparem tempo e otimizarem o atendimento. 

Continue lendo, pois daremos alguns exemplos de empresas que utilizaram recursos de automatização de processos e tiveram melhoras em suas rotinas. 

Por que automatizar processos administrativos?

Aqui estão algumas razões para automatizar processos administrativos: 

Automatização facilita a transformação digital

A transformação digital é uma tendência global e praticamente todas as empresas buscam por processos digitais. 

Automatizar processos administrativos é uma das formas de adotar essa cultura de transformação contínua e estar sempre em dia com as tendências do mercado.  

Automatização gera mais conversões

Com soluções de automação de processos, o atendimento ao cliente fica bem mais ágil e eficaz. 

Um exemplo disso é a marca Feito Chocolate. Com Blip, a distribuidora de chocolates implementou uma gestão completa de atendimento e vendas. 

Os ganhos foram impressionantes: 95% das vendas passaram a ser feitas pelo WhatsApp. Tudo isso em poucos meses de operação e com dados bem levantados. 

Automatização padroniza operações 

Quando os processos são automatizados, as empresas conseguem esperar resultados consistentes e padronizados. 

Automação aumenta a transparência

Por serem processos automatizados, é possível criar um banco de dados e levantar métricas transparentes. Isso tudo gera um grande ganho de transparência e credibilidade. 

É o que aconteceu com a TruckPad, aplicativo usado por caminhoneiros para se conectarem às cargas a serem transportadas. 

Ao implementarem um contato inteligente, a empresa conseguiu gerar dados e melhorar a comunicação com os usuários. Além disso, as tomadas de decisão passaram a ser guiadas por dados. 

Contato inteligente: a melhor solução em automação de processos 

Se chegou até aqui, você já sabe que automatizar processos é o caminho certo para melhorias administrativas. 

Aprendemos, com exemplos, como algumas empresas conseguiram aumentar a produtividade e melhorar resultados a partir da automação de contatos inteligentes. 

A Blip é a plataforma que possui as melhores soluções para criar automações e conversas entre empresas e clientes, em diferentes canais de mensagem. 

Com a Blip, você poderá unir o poder da automação ao atendimento humano e manter uma relação próxima aos clientes, além de abrir as portas para escalar experiências. 

Quer descobrir mais sobre a Blip e melhorar os resultados de sua empresa? Clique aqui e aprenda tudo sobre a Blip!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito