A comunicação humana está em constante evolução, não usamos a mesma linguagem, nem os mesmos meios de comunicação que eram utilizados há cinquenta anos. Por isso, neste artigo, vamos destrinchar um pouco mais das diferenças entre Bots vs Contato Inteligente.

Assim como não utilizamos mais as cartas e depois largamos a troca de SMS para comunicação interpessoal, também nos readaptamos na forma de comunicar com as empresas que nos prestam serviços.

O próprio WhatsApp revolucionou o atendimento B2C. E agora, será que ter um chatbot é o suficiente para o atendimento da minha empresa? Ou eu também preciso evoluir para uma forma nova de contato, como um Contato Inteligente?

Continue a leitura para descobrir ainda mais!

O que são chatbots?

Um chatbot nada mais é do que um robô (bot), construído através de regras definidas por um fluxo conversacional e/ou Inteligência Artificial, que atende determinada demanda da pessoa que está conversando com ele e entrega respostas pré-definidas. 

Existem chatbots que podem auxiliar um humano a pedir um pizza, verificar o andamento de um pedido, acessar uma segunda via de sua fatura e até mesmo reservar um carro com todas as especificações e horários desejados. 

Os bots vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, visando reduzir o tempo médio de atendimento em call centers e neste momento de afastamento social ainda auxiliam o relacionamento entre cliente-empresa sobre os mais variados assuntos da forma mais segura possível. 

Afinal, o que é um Contato Inteligente?

O que é contato inteligente?
Diversas funcionalidades e expertises funcionando juntas para oferecer a melhor experiência ao seu consumidor

Mas para além de Chatbots e omnichannel, a Take vem fortalecendo o conceito e serviço dos Contatos Inteligentes, afinal, ninguém quer baixar um novo App para cada compra ou serviço online

Em 2016, Roberto Oliveira CEO da Take, em uma matéria para o Mobile Time trouxe ao mercado o conceito de Smart Contacts: contatos de celular que entregam serviços, representam empresas e estabelecem com as pessoas uma conversa multimídia (com voz, imagens, áudio, vídeo e várias outras formas de interatividade). 

De um lado, o cliente; do outro, funcionários ou até mesmo softwares capazes de interpretar a linguagem das pessoas e respondê-las automaticamente de maneira natural.

Há alguns anos, oferecemos a nossos clientes Contatos que sejam coerentes em sua voz, alinhada à marca, que sejam inteligentes em empregar o tom certo para momentos específicos de conversas, e que acima de tudo, não ensinem as pessoas como conversar com robôs.

Dessa forma, não transforma o linguajar em uma forma robótica, mas aprendem diariamente como os humanos trocam interações. 

A solução não envolve apenas um URL, longa e complexa que te leva a um chat, mas, sim, a um contato salvo em sua agenda ou disponível nas ferramentas de pesquisa online que te dão acesso à conversa automatizada das diferentes áreas da sua empresa. Tão simples quanto encontrar o contato de um familiar ou do seu médico em sua agenda do celular. 

Outras empresas referência do mercado tecnológico como a Apple e o Google, também vem consolidando este conceito. 
diferença entre chatbot e contato inteligente

Ano passado a Apple lançou o Apple Messages for Business, que você encontra o Contato Inteligente da sua busca direto no Safari ou Mapas, a um clique. Comportamento bem similar ao Google Business Messages, lançado este ano. 

Em resumo, a comunicação humana continua evoluindo, da mesma forma que a comunicação digital. Buscamos cada vez mais facilitar a vida das pessoas, dando suporte independente do horário ou canal no qual esta procura se comunicar. 

Os Contatos Inteligentes são este momento da evolução, pensados e estruturados para estabelecer uma comunicação assíncrona com os consumidores, assim como é hoje a nossa comunicação digital com nossos amigos, buscamos oferecer esta “memória” conversacional para sua empresa. 

Podemos, então, pontuar os seguintes benefícios do Contato Inteligente:

• suporte ágil 24×7;

• possibilidade de criar uma comunicação personalizada;

• oferece serviços essenciais, como emitir segunda via, informar horário de atendimento etc.;

• se adapta à linguagem da persona;

• e muito mais!

E você, está esperando o que para criar seu próprio Contato Inteligente? Fale com um de nossos consultores!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito