Um chatbot com inteligência artificial consegue ter conversas muito parecidas com as de seres humanos. Muito além disso, ele usa o aprendizado de máquina para melhorar processos e tornar as interações cada vez mais personalizadas.

A I.A. vive um momento de amplo desenvolvimento, basta ver as notícias sobre os últimos lançamentos, como o ChatGPT. Nossas máquinas estão cada vez mais capazes graças ao progresso em campos como o processamento de linguagem natural e o machine learning.

Neste contexto, os chatbots, se destacam como uma das principais aplicações práticas das soluções de inteligência artificial. E, para facilitar a integração do bot com os provedores de IA, a Blip oferece um hub com as melhores opções do mercado. Acompanhe o post e saiba mais!

O poder da inteligência artificial

É um fato inegável que os provedores de IA e podem potencializar a performance de um chatbot. Capazes de interpretar melhor os usuários, eles tornam a usabilidade do bot tão natural como uma conversa com amigos em apps de mensagens.

Mas isso só é possível quando o chatbot está conectado a um provedor externo de processamento de linguagem natural.

Essas ferramentas são desenvolvidas pelas principais empresas de tecnologia do mundo, que estão em uma espécie de corrida tecnológica da inteligência artificial.

Dependendo das funcionalidades e das áreas de atuação do bot, é preciso contar com integrações bem distintas. E o custo de desenvolvimento de experimentar cada um dos provedores disponíveis pode ser alto demais.

Por isso, a Blip oferece o hub de inteligência artificial, um módulo com integrações facilitadas com os três principais provedores de NLP do mundo: Watson, LUIS e Dialogflow.

A importância do hub de inteligência artificial no Blip

A principal finalidade para a criação do hub de inteligência artificial na Blip é dar aos criadores de chatbots o poder de escolha sobre qual solução eles querem utilizar. E com as três principais opções de NLP em língua portuguesa disponíveis, o trabalho de implementar e testar todas elas é bem menor.

“Hoje, o hub de inteligência artificial conta com 3 provedores que interpretam linguagem natural, mas em breve mais ferramentas de IA serão integradas”, antecipa Rafael Pacheco.

Leia também: como integrar o ChatGPT ao Blip Desk

Além de agilizar a integração com provedores de NLP, a Blip também fornece ferramentas de análise de modelos que permitem que o desenvolvedor compare os resultados de cada uma das soluções. Dessa forma, é possível escolher aquele que funciona melhor com cada bot.

“Não é o objetivo da Blip definir qual o melhor em todos os cenários, mas sim qual é o melhor para o cliente”, considera Pacheco.

E se, por qualquer razão, o desenvolvedor decidir mudar o provedor de IA e optar por outro, a migração é rápida, prática e mantém os dados dos bots, sem a necessidade de um retrabalho que poderia consumir muito tempo de desenvolvimento caso o chatbot não estivesse na plataforma.

As ferramentas de NLP da Blip

Chatbot com inteligência artificial - hub de integrações Blip

Hoje, a Blip oferece três opções de provedores de NLP no hub de inteligência artificial. O Watson, da IBM; o Dialogflow, do Google; e o LUIS, da Microsoft.

Estes três provedores foram escolhidos porque, hoje, são os que funcionam melhor com o português brasileiro. Vale a pena conhecer um pouquinho mais sobre cada um deles:

Watson

A IBM foi pioneira na inteligência artificial com o lançamento do Watson em 2010. Desde então, a plataforma de serviços cognitivos aprendeu o português brasileiro e evoluiu muito, permitindo a aplicação da solução em diversas áreas.

O Watson é uma das soluções mais utilizadas para reconhecimento de linguagem naturale geralmente apresenta bons resultados em todos os contextos.

LUIS

LUIS é um acrônimo para Language Understanding Intelligent Service e, assim como o Watson, é uma poderosa plataforma de serviços cognitivos.

Além de ser bem eficiente e já entender bem o português, pode ser uma boa opção para quem já utiliza outros serviços da Microsoft, como o Azure.

Dialogflow

O Dialogflow é a iniciativa do Google na área de interpretação de linguagem natural.

A ferramenta foi criada por uma startup chamada Speaktoit, que em 2014 lançou o api.ai, que só foi ser chamado de Dialogflow após o Google adquirir a empresa e a tecnologia.

Amplamente utilizado nos produtos do Google, o Dialogflow opera em mais de 14 idiomas, incluindo o português brasileiro.

Outras opções

Além das três plataformas citadas, existem outros três grandes provedores de IA bem conhecidos, que ainda não estão no hub da Blip, mas podem ser implementados futuramente:

Esses três provedores ainda não entregam resultados satisfatórios no português brasileiro e, por isso, ainda não compõem o hub.

Mas isso não quer dizer que eles não podem ser integrados a um chatbot da Blip: caso seja interesse do desenvolvedor, a integração com qualquer tipo de ferramenta pode ser feita “manualmente”.

Chatbot com inteligência artificial na Blip

Apesar de serem soluções bem diferentes, na prática o funcionamento de todos os provedores de IA é similar. O criador precisa cadastrar exemplos de frases associadas a uma intenção e valores associados a uma entidade para que o provedor entenda o contexto e descubra a resposta certa para as demandas dos usuários.

Como essas ferramentas são caixas pretas, algumas guidelines podem ser um pouco diferentes. Mas de forma geral, todas funcionam de forma parecida, e o criador pode testá-las para entender qual se encaixa melhor ao seu bot”, avalia Pacheco.

O hub de IA da Blip também oferece uma ferramenta de análise de modelos que permite comparar com clareza os diferentes provedores. Como existe um custo no uso desses serviços externos, o criador pode priorizar a solução que lhe atenderá melhor, tanto financeiramente como no quesito performance.

A inteligência artificial deve se fazer cada vez mais presente em nossas vidas. E com o hub de inteligência artificial na Blip, os chatbots já podem contar com ela hoje mesmo.

Chatbot com ChatGPT: como usar I.A. generativa na plataforma Blip

Se chegou até aqui e quer saber se é possível criar um chatbot com ChatGPT, a resposta é: sim!

A tecnologia da OpenAI consegue deixar o chatbot mais ágil e assertivo, na medida em que interage com os usuários. No Blip, é possível integrar a tecnologia ao chatbot, e tudo pode ser feito em alguns cliques, graças a Blip Store.

A Blip Store é o um marketplace de extensões e integrações, que conta com várias opções para “turbinar” a experiência dentro da plataforma. O ChatGPT está disponível em três extensões:

  • Análise de Atendimento GPT

Com o poderoso modelo de linguagem avançado da OpenAI, as interações entre a equipe de suporte e os clientes são aprimoradas. O GPT monitora as conversas em tempo real e destaca os pontos-chave abordados, além de fornecer feedback para aperfeiçoar a conversa.

Imagine só: um cliente começa insatisfeito, mas ao final do atendimento dá uma boa avaliação. Isso pode gerar diversos insights para a equipe.

  • Blip e ChatGPT

O ChatGPT e a Blip se integram perfeitamente, permitindo explorar a inteligência da ferramenta através do Builder da Blip.

Com a compreensão de linguagem natural, essa extensão auxilia na interpretação de perguntas e comandos, proporcionando resultados mais fluídos e precisos.

Além das conversas anteriores disponíveis na Blip, o ChatGPT utiliza dados de atendimento em tempo real para gerar respostas personalizadas e precisas. Com as sugestões em mãos, a equipe apenas valida as informações antes de enviá-las.

  • Integração GPT-3 Powered by OpenAI

Similar à extensão anterior, a integração GPT-3 Powered by OpenAI possibilita explorar os benefícios da ferramenta diretamente no Builder da Blip.

Isso significa que as conversas podem se tornar ainda mais refinadas e as respostas mais rápidas, baseadas nos dados de atendimento e informações da conversa em tempo real.

A I.A. é uma das principais tendências de tecnologia da comunicação e é um assunto cada vez mais presente na mídia. Para a maioria das empresas, usar inteligência artificial pode ser a melhor saída para otimizar processos e ganhar eficiência.

Portanto, os chatbots com inteligência artificial são uma solução poderosa para aprimorar o atendimento ao cliente, proporcionando interações mais fluídas, respostas precisas e personalizadas, e um aumento na eficiência operacional.

Por isso, a plataforma Blip possui integrações para cada cliente poder personalizar a experiência da forma como for melhor.

Agora que você já conhece o hub de IA da Blip, que tal começar a explorar os recursos? Fale com a nossa equipe!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀