As aplicações de um chatbot em logística

Chatbot em logística - capa
Saiba como utilizar um chatbot em logística pode otimizar os resultados e melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores

As funções dos chatbots têm se expandido e, com isso, a implementação de robôs tem conseguido abranger cada vez mais áreas e tipos de serviços diferentes. Hoje, vamos abordar um pouco mais de chatbot em logística.

Apesar de muita gente ainda encarar essa tecnologia de automatização somente como uma ferramenta de triagem de clientes ou resolução de dúvidas, a verdade é que os chatbots  já cresceram como uma estratégia muito mais robusta e diversa.

A função de inteligência artificial consegue atuar em campos que vão muito além desse primeiro contato com o cliente. Essa evolução nos permite falar sobre chatbot no setor logístico, em medicina, em campanhas de marketing, recursos humanos e muito mais, criando possibilidades de estratégias cada vez mais modernas, eficientes, rentáveis e seguras para as empresas. 

Neste artigo, vamos falar especificamente sobre as ações de um chatbot em logística. Entenda como empresas de logística conseguem otimizar seus processos e comunicação com a ajuda de inteligência artificial.

Vamos explorar um pouco mais as funcionalidades e benefícios do chatbot em logística agora! 

Por que usar chatbot em logística ajuda sua empresa?

Ilustração para chatbot em logística

Se você tem ou trabalha em uma empresa de logística, sabe melhor que nós: gestão de informação e prazos são dois dos principais pilares que sustentam o seu negócio, assim como o atendimento ao cliente. Por isso, prezar por sistemas inovadores que te ajudam a otimizar esses fluxos são importantes para criar uma comunicação sólida e eficiente — tanto internamente, para sua gestão, quanto com seus clientes. 

E é exatamente aí que entra um chatbot! Com a necessidade diária de processar um grande banco de dados rapidamente, o chatbot de logística pode ajudar, sendo uma espécie de assistente virtual para sua empresa. Por meio dessa ferramenta de inteligência artificial, torna-se possível efetuar, com mais eficiência: 

  • a integração de diferentes bancos de informação da empresa;
  • o cruzamento de dados mais rapidamente, levando a um gerenciamento e tomadas de decisão igualmente mais veloz;
  • o disparo de alertas informando mudanças ou problemas que devem ser rapidamente gerenciados;
  • monitoramento e administração de inventários da empresa;
  • processamento de ordens, pedidos e suas respectivas possíveis alterações, tanto de clientes e de diferentes setores da empresa
  • acompanhar o andamento da entrega, enviando atualizações aos clientes em tempo real.

Tendo esses pontos em mente, podemos concluir que outro grande benefício de um chatbot em logística é a diminuição de erros e consequente necessidade de retrabalho. 

Com um sistema de automatização baseado em dados, um chatbot pode aumentar o controle sobre as informações que são passadas entre os setores de cada processo e quando elas devem ser comunicadas dentro do fluxo e trabalho. 

Além disso, caso aconteçam erros ou até mesmo em situações de emergência, chatbots podem ser uma fonte rápida de consulta para retomar a atividade rapidamente. 

Se pudermos colocar de forma resumida, a implementação se chatbot em logística conquista mais e mais empresários por se mostrar uma estratégia que aumenta a produtividade ao auxiliar numa execução mais rápida dos processos, diminui a incidência de erros e reduz os custos operacionais. 

Onde usar um chatbot em logística?

Ilustração para chatbot em logística

Agora que já entendemos um pouco melhor o papel de um chatbot em logística, chega o momento de compreender mais especificamente como e onde ele pode ser implementado e de saber do que ele é capaz de fazer. 

Para o cliente 

  • Solicitação de entrega: você pode programar um chatbot para coletar dados como informações pessoais, o endereço da entrega, os horários e datas que o cliente pode recebê-la e afins. Dessa forma, o cliente deixa de ter que passar por um atendente e o fluxo do serviço fica mais fluido para ambos os lados;
  • Alteração de pedido: caso o cliente precise alterar alguma das informações já informadas, tudo pode ser arranjado por intermédio de uma comunicação com o chatbot de maneira instantânea, sem ter que aguardar em longas filas de atendimento por telefone ou e-mails;
  • FAQ: caso o cliente tenha alguma dúvida durante o processo de compra ou entrega, seu chatbot de logística pode ter o papel informativo, respondendo questões rotineiras ou transferindo o contato da pessoa para a equipe responsável;
  • Comunicação sobre a entrega: cruze dados sobre o status de trânsito do produto e informe seu cliente em tempo real sobre a entrega. Estudando seu público alvo, você consegue traçar uma estratégia de comunicação que melhor combina com ele e, assim, pode entregar essa informação por diversos canais, como notificações em aplicativo, WhatsApp, SMS, Messenger, Telegram ou E-mail.

Veja também: Qualidade no atendimento: como alcançar máxima satisfação?

Para os processos internos

  • Processamento de pedidos: se na interface com o cliente seu chatbot de logística coletou os dados de compra e entrega, na interface interna ele vai processar esse pedido. Tudo que for solicitado, alterado ou cancelado vai ser encaminhado aos respectivos bancos de dados internos em tempo real, facilitando o fluxo de trabalho das demais equipes da empresa;
  • Gerenciamento do inventário: o que consta no estoque, notificações sobre produtos que estão acabando, informações sobre o que já está sendo reabastecido, dados sobre o que vai sair para entrega… todas essas informações podem ser gerenciadas muito mais facilmente por meio da implementação de um chatbot em logística; 
  • Rastreamento de frota: com um chatbot de logística, você consegue mais clareza e rapidez no monitoramento de veículos. Ter informações sempre atualizadas sobre o número de veículos que estão em rota, em manutenção ou fora de linha te ajuda a se programar sobre os demais processos da sua empresa e, inclusive, quando frente à imprevistos ou situações de emergência;
  • Rastreamento de produto: se você quer informar seu cliente sobre o status de entrega, é preciso conseguir contato em tempo real com o entregador em si. Isso também pode ser feito com intermédio de um chatbot em logística. 

Veja também: [Guia Completo] Transformação digital: o que é e como implementar na sua empresa

Caso de sucesso: Take Blip + TruckPad

Vamos sair um pouco dessa esfera de possibilidades e ver como um chatbot em logística pode funcionar na prática. 

Aplicando um chatbot na sua operação de logística, a empresa passou a ter mais visibilidade da sua produtividade, dados e métricas. Hoje, eles conseguem ser mais ágeis nos processos, ter mais facilidade na troca de informações, registro e controle de contatos e padronização em suas comunicações.

Apostar em um chatbot é apostar na otimização de processos e na melhor performance da sua empresa. 

Prezando por aspectos como os citados aqui no artigo, você consegue ter uma gestão mais eficiente e um relacionamento mais eficaz com seu cliente. Assim, é possível entregar um serviço de excelência, garantir a satisfação do cliente e se destacar dentre as demais empresas do seu setor! 

Quer continuar aprendendo sobre chatbots em logística? Confira este post sobre os benefícios do WhatsApp para empresas de logística!

Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria