Hoje, quase todas as empresas procuram formas de criar um chatbot. Entretanto, muitas delas esbarram no preço. O que muita gente não sabe é que é possível criar um chatbot grátis! Vem com a gente para saber mais.

Os chatbots são a moda da vez! 

As grandes empresas têm usado a ferramenta nos seus atendimentos, mostrando uma verdadeira tendência. 

Inclusive, a possibilidade de realizar atendimento via WhatsApp transforma o chatbot em algo ainda mais desejável.

Apesar disso, nem todo mundo conhece o conceito, quais são as suas aplicações e nem como criar um chatbot.

Neste artigo, você terá uma visão geral sobre o mundo dos chatbots. Vai aprender o que são, os principais tipos e como construir um chatbot gratuito! 

Continue lendo para aprender como criar um chatbot grátis e inovar a comunicação de sua empresa. Boa leitura!

Afinal, o que é chatbot?

Os chatbots são softwares que atuam em canais e/ou aplicativos de mensagens, como, por exemplo, WhatsApp, Instagram, Messenger (Facebook), Telegram, SMS e e-mail.

Eles têm o poder de manter uma conversa com usuário humano naturalmente, assim como o ChatGPT, por exemplo.

Você pode usar um chatbot para dar suporte ao usuário, atender ao cliente, engajar ou para ações de marketing e entretenimento. 

Neste contexto, todas essas atividades ficam automatizadas e humanizadas. Logo, podemos dizer que usamos chatbots e Contatos Inteligentes para otimizar processos e gerar dados para melhorias.

Abaixo, vamos conhecer os principais tipos de chatbots e o que os diferenciam entre si.

Principais tipos de chatbot

Vimos o que são chatbots e o que eles são capazes de fazer. Mas você conhece os principais tipos de chatbot? 

Veja só:

1. Chatbots estruturados

Também conhecidos como chatbots baseados em regras, eles funcionam mediante ações e comandos previamente pensados.

Todas as suas “habilidades” usam como referência árvores de decisões e/ou fluxos de navegação.

O seu funcionamento se dá através de comandos específicos ou palavras-chave.

Caso o chatbot não esteja configurado para uma determinada ação ou mensagem, ele não saberá como agir — são mais limitados, mas são poderosos para quem está começando a automatizar o seu atendimento. 

2. Chatbots baseados em inteligência artificial

Os chatbots com inteligência artificial têm a habilidade de compreender o que o usuário deseja expressar, tomando como referência o que foi escrito ou perguntado.

Estes chatbots não estão limitados somente a regras pré-estabelecidas e conseguem entender a linguagem natural dos usuários com base nas variações possíveis.

De forma direta, quanto mais pessoas usam o chatbot, mais insumos você terá para torná-lo mais inteligente. Isto porque o modelo de inteligência artificial pode ser continuamente aprimorado conforme os inputs dos usuários.

3. Chatbots híbridos

É o tipo de chatbot mais utilizado, uma vez que ele é a fusão dos dois modelos colocados anteriormente. 

Os chatbots híbridos possuem parte do fluxo de forma estruturada e outros pontos com o uso da inteligência artificial.

Esta categoria é a mais indicada porque, na sua grande maioria, existem assuntos facilmente solucionados com a aplicação de um fluxo estruturado — sendo necessária a aplicação da inteligência artificial em alguns pontos específicos.

Escolhendo a melhor plataforma para construir um chatbot gratuito

Antes mesmo de pensar no desenvolvimento do chatbot, gratuito ou não, é necessário entender a plataforma de mensagens que você pretende utilizar. 

Este ponto é importante para validar se a plataforma disponibiliza APIs para interação com seus serviços e, consequentemente, ser possível a criação de um chatbot grátis.

Praticamente todas as principais plataformas de mensageria disponibilizam suas APIs para possibilitar a criação dos chatbots. Podemos destacar canais como:

Aprenda mais em: WhatsApp Business API: o que é, como implementar e as razões para adotar a solução

Na prática, como construir um chatbot grátis?

De forma simplificada, existem duas formas de desenvolver um chatbot grátis:

  • totalmente por meio de linguagens de programação;
  • utilizando plataformas próprias para construção deste tipo de solução.

No primeiro caso, praticamente todas as linguagens de programação podem ser utilizadas para a construção do chatbot. 

Ao possuir uma API do canal de mensagens que deseja utilizar, você poderá manipular as requisições para construir sua solução.

Não sabe o que são APIs? Leia este artigo que traz tudo que precisa saber sobre APIs!

As plataformas não evitam a densa parte de programação do chatbot, mas otimizam, e muito, este processo.

Blip: plataforma para construir chatbot grátis

Quando se trata de criar chatbots eficientes e sem custos, nossa plataforma pode ser uma ótima opção, a depender do seu caso de uso. Veja só!

Projetada não apenas para oferecer funcionalidades robustas, mas também para tornar o processo de construção e gerenciamento de chatbots acessível, a interface da plataforma Blip é limpa, intuitiva e menos complexa do que a programação via código.

O coração da plataforma é o Builder, um módulo poderoso que permite aos usuários construir e personalizar seus assistentes virtuais de acordo com suas necessidades. Com uma interface visual simplificada, o Builder torna o processo de criação de fluxos de conversa e a configuração de lógica de conversação uma tarefa simples e eficiente.

Entender o funcionamento do Builder requer familiaridade com alguns conceitos fundamentais, como:

  • Blocos de controle: são os blocos padrões da ferramenta, sendo eles o bloco de “Início” e “Exceção”. 
  • Flechas de transição: são componentes visuais para o entendimento do fluxo. As suas indicações são representadas segundo as condições determinadas nos blocos do builder.
  • Blocos de conteúdo: blocos customizáveis pelo usuário, segundo o conteúdo ou ação a ser executada no ponto do fluxo que o bloco se encontra.
  • Blocos de atendimento ao cliente: utilizado para transferir a conversa do builder para o atendimento humano.

No entanto, caso você não esteja familiarizado, oferecemos recursos didáticos e suporte técnico para te ajudar a dominar esses conceitos e aproveitar ao máximo a plataforma.

Com nosso plano gratuito, você tem a liberdade de criar chatbots ilimitados e acessar recursos essenciais, como o Blip Desk, para gerenciar o atendimento humano.

Porém, é importante ressaltar que não é possível integrar seu chatbot gratuitamente em todos os canais de mensagem, como o WhatsApp, por exemplo. Para utilizar seu chatbot Blip no WhatsApp, é necessário fazer upgrade para um de nossos planos pagos.

Afinal, quanto custa fazer um chatbot?

Na plataforma Blip, você encontra uma solução acessível e poderosa para desenvolver chatbots eficazes. Seja no plano gratuito, que oferece uma base sólida para começar, ou nos planos premium, com recursos avançados e integrações específicas, como WhatsApp e Apple Messages for Business, a Blip tem uma opção para cada necessidade.

Mas, vamos falar sobre o custo total do projeto. Além dos valores dos planos, é importante considerar outros aspectos. Afinal, muitas vezes, o sucesso do seu chatbot depende não apenas da tecnologia, mas também da expertise de uma equipe dedicada para operar e otimizar a plataforma.

Então, enquanto a Blip oferece ferramentas intuitivas e recursos educacionais para simplificar o processo de construção, é fundamental reconhecer que projetos mais complexos podem exigir investimentos adicionais em expertise técnica.

Nossa equipe está aqui para ajudá-lo a explorar todo o potencial conversacional do seu negócio. Queremos ser seu parceiro na jornada de implementação de soluções inovadoras que impulsionem sua comunicação e levem sua empresa a novos patamares de sucesso.

Pronto para transformar a maneira como você se comunica com seus clientes? Entre em contato e descubra como a Blip pode fazer a diferença para o seu negócio!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito