Chatbot grátis: conceitos básicos para a construção da sua solução

Hoje, quase todas as empresas procuram formas de criar um chatbot. Entretanto, muitas delas esbarram no preço. O que muita gente não sabe é que é possível criar um chatbot grátis! Vem com a gente para saber mais.

Os chatbots são a moda da vez! 

As grandes empresas têm usado a ferramenta nos seus atendimentos, mostrando uma verdadeira tendência

Inclusive, a possibilidade de realizar atendimento via WhatsApp transforma o chatbot em algo ainda mais desejável.

Apesar disso, nem todo mundo conhece o conceito, quais são as suas aplicações e nem como criar um chatbot.

Neste artigo, você terá uma visão geral sobre o mundo dos chatbots. Vai aprender o que são, os principais tipos e como construir um chatbot gratuito! 

Continue lendo para aprender como criar um chatbot grátis e inovar a comunicação de sua empresa. Boa leitura!

Afinal, o que é chatbot?

Muito associados aos Contatos Inteligentes, os chatbots são softwares que atuam dentro de canais e/ou aplicativos de mensagens, como por exemplo WhatsApp, Messenger (Facebook), Telegram, SMS e e-mail.

Eles são capazes de manter uma conversa com usuário humano de forma natural, conforme o gif abaixo.

Chatbot Gratis

Você pode usar um chatbot para dar suporte ao usuário, atender ao cliente, engajar ou para ações de marketing e entretenimento. 

Neste contexto, todas essas atividades ficam automatizadas e humanizadas. Logo, podemos dizer que usamos chatbots e Contatos Inteligentes para otimizar processos e gerar dados para melhorias.

Abaixo, vamos conhecer os principais tipos de chatbots e o que os diferenciam entre si.

Principais tipos de chatbot

Vimos o que são chatbots e o que eles são capazes de fazer. Mas você conhece os principais tipos de chatbot? 

Veja só:

1. Chatbots estruturados

Também conhecidos como chatbots baseados em regras, eles funcionam mediante ações e comandos previamente pensados.

Todas as suas “habilidades” usam como referência árvores de decisões e/ou fluxos de navegação.

O seu funcionamento se dá através de comandos específicos ou palavras-chaves.

Caso o chatbot não esteja configurado para uma determinada ação ou mensagem, ele não saberá como agir — são mais limitados, mas são poderosos para quem está começando a automatizar o seu atendimento. 

2. Chatbots baseados em inteligência artificial

Os chatbots com inteligência artificial têm a habilidade de compreender o que o usuário deseja expressar, tomando como referência o que foi escrito ou perguntado.

Estes chatbots não estão limitados somente a regras pré-estabelecidas e conseguem entender a linguagem natural dos usuários com base nas variações possíveis.

De forma direta, quanto mais pessoas usam o chatbot, mais insumos você terá para torná-lo mais inteligente. Isto porque o modelo de inteligência artificial pode ser continuamente aprimorado de acordo com os inputs dos usuários.

3. Chatbots híbridos

É o tipo de chatbot mais utilizado, uma vez que ele é a fusão dos dois modelos colocados anteriormente. 

Os chatbots híbridos possuem parte do fluxo de forma estruturada e outros pontos com o uso da inteligência artificial.

Esta categoria é a mais indicada porque, na sua grande maioria, existem assuntos que são facilmente solucionados com a aplicação de um fluxo estruturado — sendo necessária a aplicação da inteligência artificial em alguns pontos específicos.

Chatbot Grátis

Construção: escolhendo a melhor plataforma para fazer o chatbot grátis

Antes mesmo de pensar no desenvolvimento do chatbot, gratuito ou não, é necessário entender a plataforma de mensagens que você pretende utilizar. 

Este ponto é importante para validar se a plataforma disponibiliza APIs para interação com seus serviços e, consequentemente, ser possível a criação de um chatbot grátis.

Praticamente todas as principais plataformas de mensageria disponibilizam suas APIs para possibilitar a criação dos chatbots. Podemos destacar canais como:

Aprenda mais em: WhatsApp Business API: o que é, como implementar e as razões para adotar a solução

Na prática, como construir um chatbot grátis?

De forma simplificada, existem duas formas de desenvolver um chatbot grátis:

  • totalmente por meio de linguagens de programação;
  • utilizando plataformas próprias para construção deste tipo de solução.

No primeiro caso, praticamente todas as linguagens de programação podem ser utilizadas para a construção do chatbot. 

Ao possuir uma API do canal de mensagens que deseja utilizar, você poderá manipular as requisições de forma a construir sua solução.

Não sabe o que são APIs? Leia este artigo que traz tudo que precisa saber sobre APIs!

As plataformas não evitam a densa parte de programação do chatbot, mas otimizam, e muito, este processo.

Blip: plataforma para construir chatbot grátis

Blip, por exemplo, é uma plataforma cuja interface é limpa, amigável e de fácil entendimento.

Embora construir um chatbot exige certo conhecimento sobre este tipo de tecnologia, Blip é uma plataforma completa e possui recursos didáticos para ajudar qualquer pessoa que queira aprender. 

Neste espaço, chamado Blip Academy, você encontrará cursos, artigos e demonstrações práticas para construir e gerir um chatbot. 

O Builder é um dos módulos da plataforma, que foi desenhado para permitir a construção e manutenção de chatbots grátis de forma rápida, simples e visual.

Mas para entender o funcionamento do builder, é necessário saber alguns conceitos fundamentais. São eles:

  • Blocos de controle: são os blocos padrões da ferramenta, sendo eles o bloco de “Início” e “Exceção”. 

Eles não podem ser excluídos e representam o início da conversa entre o usuário e o chatbot (bloco de Início) e qualquer comportamento não esperado pelo fluxo (bloco Exceção).

  • Flechas de transição: são componentes visuais para o entendimento do fluxo. As suas indicações são representadas segundo as condições determinadas nos blocos do builder.
  • Blocos de conteúdo: blocos customizáveis pelo usuário, de acordo com o conteúdo ou ação a ser executada no ponto do fluxo que o bloco se encontra.
  • Blocos de atendimento ao cliente: utilizado para transferir a conversa do builder para o atendimento humano via Blip Desk.

O plano gratuito para usar o Blip permite criar chatbots ilimitados, com o Blip Desk liberado e integrações disponíveis. 

Entretanto, alguns canais como WhatsApp, Apple Messages for Business e outros não estão inclusos nesse plano.

 

Chatbot Gratis

Afinal, quanto custa fazer um chatbot?

É possível construir um chatbot robusto em pouco tempo utilizando apenas a plataforma Blip. Mas no plano gratuito existe uma limitação de recursos e canais que podem ser explorados. 

Apesar da analogia de que tempo é dinheiro, o desenvolvimento da sua solução poderá ser feito via linguagem de programação (códigos) ou no Blip, criando um chatbot grátis.

Se você precisa de um chatbot para WhatsApp ou Apple Messages for Business, Take Blip oferece planos a partir de R$ 650/mês.

Confira e explore todos os planos de Take Blip.

Embora praticamente qualquer pessoa consiga fazer um chatbot, alguns projetos podem ser complexos e incluir diversas integrações, como o uso de inteligência artificial, analytics para bots e outros itens que fomentam a necessidade de profissionais especializados.

Fale com um especialista

Chegou até aqui e quer saber como Blip vai inovar e otimizar a comunicação da sua empresa? 

Que tal aprender com cases de sucesso e descobrir na prática como as soluções de Conversas Inteligentes vão levar a comunicação de sua empresa a outro patamar?

Quer explorar todo o potencial conversacional do seu negócio? 

Fale com um de nossos consultores e tire todas as dúvidas sobre chatbots, Contatos Inteligentes e as soluções de comunicação de nossa plataforma!

Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria