Quer destacar sua instituição financeira no contexto da transformação digital? Saiba mais sobre os benefícios do chatbot para bancos e esteja à frente.

Quando falamos em bancos e serviços financeiros, logo de cara pensamos em burocracia. Afinal, muita gente passa por filas intermináveis, atendimentos com hora marcada e vários termos que apenas quem trabalha na área consegue entender. 

Mas essa é uma realidade que sofre mudanças já há algum tempo. Inclusive, um dos principais desafios para os o setor financeiro é reduzir a burocracia e — principalmente — melhorar o atendimento ao cliente.

Neste contexto, alguns bancos já começaram suas próprias revoluções. Ou seja, já sabemos que o setor financeiro não só pode, como deve adotar soluções inovadoras em atendimento, como os chatbots

Na prática, a maioria dos bancos e empresas que implementaram soluções tecnológicas tem resultado praticamente imediato: essas instituições multiplicam seus clientes em um piscar de olhos.

Quer saber como a tecnologia dos chatbots pode ajudar sua instituição financeira a aumentar a satisfação do cliente para 80%, assim como um dos nossos clientes do segmento? Continue lendo!

Imagem de robo - chatbot para bancos

Chatbot para bancos: é mesmo necessário? 

Antes de mais nada, a resposta é: sim, bancos devem incluir chatbots e outras soluções tecnológicas no atendimento ao cliente. 

Uma pesquisa realizada pela Finextra mostrou que chatbots se tornaram mais que um diferencial, uma necessidade. O estudo explica que o segredo por trás do uso de bots está na inteligência artificial que otimiza o autoatendimento

Junto a isso, sabemos que muitos outros benefícios estão relacionados ao uso de chatbots, inclusive a preferência dos clientes. Alguns dados mostram que 86% dos clientes preferem atendimentos feitos por chatbots.

Logo, uma empresa deve usar chatbot porque seus clientes precisam!  

Se você ainda não imagina como os chatbots atuam em bancos, continue a leitura. 

Uso de chatbots em bancos

Desde cumprir o papel de um atendente virtual, até confirmar informações sobre transações, os chatbots levam várias vantagens aos clientes. Por exemplo:

  • Autoatendimento;
  • Disponibilidade 24h/7;
  • Canal oficial de comunicação (WhatsApp, Facebook Messenger, etc);
  • Responder dúvidas frequentes;
  • Envio de faturas e boletos;
  • Ações de marketing;
  • Comunicação ativa com os clientes;
  • Transbordo para atendimento humano;
  • e muito mais!

Se separarmos essas vantagens em categorias, veremos que um chatbot para bancos se dividem em quatro categorias. São elas: 

  • informacionais: são capazes de responder às dúvidas e interações do usuário;
  • transacionais: confirmam e informam sobre transações, como pagamentos, compras e faturas;
  • preditivos: podem dar assistência e antecipar dúvidas mais avançadas baseados em interações anteriores;
  • consultivos: aconselham financeiramente o usuário.

São várias as possibilidades para ajudar o cliente, mas uma coisa é certa: só um chatbot não é o suficiente. É necessário ter um contato inteligente. 

O que são os contatos inteligentes? 

Se o chatbot já é uma evolução para a transformação digital, os contatos inteligentes são uma evolução da evolução. Mas o que seria de fato um contato inteligente? 

O contato inteligente é a integração entre chatbot, inteligência artificial e o atendimento humano. O principal objetivo é unificar todos os pontos de contato, independentemente de onde o seu cliente veio. 

Assim, a chance do cliente ficar satisfeito é bem maior, com capacidade de resolver problemas de forma mais simples. Essa estratégia permite ser escalável e otimizada, deixando os funcionários dos bancos focados em análises mais aprofundadas e ações bem mais pontuais. 

Tudo que estamos falando aqui vai de encontro a outro conceito: o customer centric. Em português, o termo quer dizer colocar o cliente no centro de todas as decisões. Tudo que você fizer ou traçar como estratégia envolve o desejo do seu usuário. 

Chatbot para bancos: conheça os cases de sucesso de Blip

Agora que já aprendeu sobre os usos e as vantagens de usar chatbot para bancos, que tal conhecer alguns cases de sucesso?

Um banco digital usou as soluções de Blip para inovar o processo de cobrança de dívidas de cartão de crédito. Após 3 meses da implementação do contato inteligente, os resultados foram esses: 

Resultados do uso de chatbot para bancos

Empréstimo SIM

A Empréstimo Sim também usou Blip para inovar o atendimento ao cliente. Por meio do WhatsApp, o atendimento foi otimizado e tornou a empresa disponível 24/7, em um canal que as pessoas já utilizam para se comunicar. 

O contato inteligente recebeu 60 mil entradas por mês, com 65% de retenção de usuários, levando a uma redução nos custos com atendimento ao cliente em cerca de 3x. 

Banco Itaú

Contato inteligente itau - chatbot para bancos

O Banco Itaú usou a plataforma Blip para democratizar ainda mais o acesso à leitura no Brasil. Em 2019, a campanha “Leia para uma criança” encarou o desafio de expandir do mundo físico para o digital, entregando livros a mais de 800 mil usuários. 

Em números, a ação de marketing teve mais de 2 milhões de livros baixados e mais de 8 milhões de mensagens foram trocadas, aproximadamente. 

Brasilprev

Com o objetivo de apoiar a campanha de informe de rendimentos, a Brasilprev Seguros e Previdência criou um contato inteligente para simplificar a experiência do cliente e reduzir custos de atendimento telefônico. 

Apenas no 1° mês, o assistente virtual do banco atendeu cerca de 60 mil usuários únicos, atingindo 80% de satisfação do cliente

Conclusão

Os cases acima nos mostram algumas possibilidades de como os bots podem otimizar as rotinas em instituições financeiras. De modo geral, as soluções de um chatbot para bancos otimizam processos que na maioria das vezes são burocráticos.

Mas recapitulando, o mais importante é entregar valor aos clientes.

Para isso, lembre-se de algumas máximas: esteja onde o seu cliente está, automatize as suas solicitações e sempre esteja atento às novidades que o mercado disponibiliza para você.

Quer otimizar o atendimento ao cliente e implementar um chatbot para bancos ou instituições financeiras? Baixe agora mesmo o nosso relatório sobre esse assunto e veja com detalhes o que você pode ganhar com essa estratégia.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito