Chatbot para educação faz parte do contexto da transformação digital, em que empresas aplicam essa tecnologia para diferentes funções.

O crescimento do ensino à distância (EAD) no Brasil está relacionado chama a atenção para as inovações no setor. Além disso, as instituições de ensino também podem otimizar operações com o uso da tecnologia.

Por exemplo, os chatbots para instituições de ensino podem realizar tarefas dentro e fora das salas de aulas. Além de auxiliar na comunicação, um chatbot para educação ajuda em outros processos, como novas matrículas e envio de documentos.

Continue a leitura e veja, com exemplos, como os chatbots podem otimizar as operações em instituições de ensino.

IA para educação: uma solução?

Como já afirmamos, chatbots educacionais são como super-heróis tecnológicos que revolucionam a comunicação. Por exemplo, eles simplificam tarefas administrativas, respondem às dúvidas mais frequentes dos alunos e até mesmo melhoram a experiência de inscrição.

Imagine a eficiência de ter um chatbot para orientar os alunos em suas jornadas acadêmicas. Com a IA, é possível economizar tempo e recursos, ao mesmo tempo em que proporcionam um atendimento personalizado e eficaz.

Além disso, a IA pode ajudar a analisar dados educacionais de maneira mais inteligente, identificando tendências de desempenho e oferecendo insights valiosos.

É possível usar essas informações para adaptar currículos, criar estratégias de retenção de alunos e até mesmo aprimorar a qualidade do ensino.

A inteligência artificial não é apenas uma tendência, é uma ferramenta poderosa para impulsionar a inovação na educação.

Não se preocupem, não estamos sugerindo substituir o toque humano na educação. Pelo contrário, a IA pode liberar mais tempo para que sua equipe se concentre em interações significativas com os alunos.

Os chatbots são parceiros, não substitutos. Com a IA, é possível criar um ambiente educacional mais eficiente, envolvente e personalizado.

Portanto, é hora de abraçar a tecnologia e revolucionar o ensino em suas instituições. A IA está aqui para ficar, e o futuro da educação está mais brilhante do que nunca!

Mas como criar um chatbot para instituições de ensino e aproveitar o máximo da inteligência artificial para educação? Daremos essa resposta mais adiante.

Evoluindo: como criar chatbots eficientes para as escolas?

Foto para ilustrar inteligência artificial para educação, com uma pessoa usando o computador.
Chatbot para educação

Um chatbot nada mais é do que um sistema inteligente de conversas automatizadas. Em outras palavras, ele usa inteligência conversacional para resolver problemas.

Dessa forma, conseguem tanto buscar, quanto incluir informações em bases de dados a partir de uma conversa com o usuário. Resultando em facilidade na inserção de dados que muitas vezes seriam preenchidos manualmente. 

Na prática, é como criar um WhatsApp para escola, permitindo que os pais acessem os boletins dos filhos diretamente pelo aplicativo.

Confira mais benefícios de usar inteligência artificial para educação!

Vantagens de chatbots para educação: quais são?

Um chatbot para educação ajuda na redução de esforços e otimização do tempo das escolas e universidades. Contribui, também, com a redução de custos, uma vez que os times de atendimento podem focar em demandas mais específicas.

Assim, as instituições conseguem dispor desse profissional em tarefas mais complexas que podem aproveitar melhor seu potencial, dando um melhor retorno à instituição. 

O bot ainda pode ser publicado em canais que já são usados, como o WhatsApp e Facebook Messenger.

Ao configurar respostas rápidas, os usuários terão um chatbot que:

  • responde 24 horas por dia, 7 dias na semana;
  • tira dúvidas básicas de pais e alunos;
  • enviam informativos a respeito das instituições;
  • auxiliam em processos educacionais
  • não requer a instalação de outros aplicativos.

Além disso, os chatbots dispõem de recursos cada vez mais integrados a inteligência artificial, como o processamento de linguagem natural (NLP).

Ao aprender com a interação dos usuários, os bots tornam-se cada vez mais inteligentes, levando mais fluidez na interação com o usuário. 

Mas como isso acontece na prática? Conheça a história do Amigo Edu, um chatbot para educação que atingiu resultados surpreendentes.

Amigo Edu: chatbot para educação na prática

Um dos principais marketplaces de educação, Amigo Edu implementou chatbot para educação e interação com os alunos. Como principal missão, a instituição ajuda alunos a escolherem os melhores cursos, agora apostando no WhatsApp como principal canal de comunicação.

O chatbot funciona como um assistente virtual que auxilia no atendimento pré e pós venda, suporte para provas de seleção digitais. Além disso, ele atua em novas inscrições e acompanha os alunos em todas as fases pós-inscrição.

Após apostar na inteligência artificial para educação, a Amigo Edu atingiu resultados incríveis.

A empresa agora consegue atender várias pessoas ao mesmo tempo, além disso a taxa de conversão que atingia 24%, cresceu para 40%.

Ou seja, o Amigo Edu consegue se comunicar com múltiplos alunos pelo WhatsApp, além de atingir taxas maiores de conversão e engajamento.

Assim podemos ver alguns dos benefícios da implementação dos chatbots para educação em escolas e universidades.

Ao contrário do que muitos possam pensar, a inteligência artificial para educação chegou para ficar. Muito além de assistentes virtuais, os chatbots para educação podem se tornar grandes aliados do aprendizado.

A tecnologia no dia a dia da educação

Agora que conhece o potencial da IA para educação, que tal conhecer Blip e saber como podemos ajudar sua instituição nessa jornada?

Há mais de 22 anos no mercado, Blip ajuda outras empresas a criarem conversas inteligentes com seus clientes. Tudo isso, graças a uma plataforma de comunicação omnichannel com várias integrações.

Usamos inteligência artificial conversacional para que sua empresa atinja os melhores resultados.

Quer se comunicar com seus clientes e transformar a comunicação de sua empresa com os clientes? Fale com a gente e descubra por onde começar!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito