Os chatbots para educação fazem parte do contexto da transformação digital, onde empresas aplicam essa tecnologia para diferentes funções.

Principalmente se considerarmos o crescimento da educação à distância (EAD) no Brasil, o uso de chatbots está associado aos avanços tecnológicos que focam no uso da internet para a comunicação.

Além disso, os chatbots para instituições de ensino podem realizar tarefas dentro e fora das salas de aulas. Ou seja, além de auxiliar na comunicação entre professores, alunos e escola, um chatbot para educação ajudam em outros processos, como novas matrículas, envio de documentos e

Continue a leitura e veja, com exemplos, como os chatbots podem otimizar as operações em instituições de ensino.

Chatbot para educação: uma solução?

Imagem ilustrando chatbot para educação

Os chatbots para educação vêm colocando os bots como ferramenta central no ensino a distância, auxiliando no processo de aprendizagem, desde os professores e alunos à secretaria e administração de escolas e universidades.

Sendo de fácil criação e baixo custo, existindo plataformas gratuitas para sua criação e evolução, como o Blip, os chatbots estão cada vez mais presentes em diferentes processos.

Por exemplo, os bots ajudam universidades e escolas em tarefas que vão desde o processo de seleção, como sanar dúvidas de candidatos sobre o edital de processos seletivos, ao administrativo na impressão de segunda via de boletos e declarações para alunos.

Essa ferramenta também pode ser implementada para estar presente no dia a dia dos alunos, sanando dúvidas das aulas, apresentando material que deve ser estudado pós aulas, automatizando o envio e correção de atividades e tarefas.

Ou seja,  auxiliando no acompanhamento do aprendizado dos estudantes e sendo excelentes instrumentos didáticos para professores. Na prática, são como assistentes virtuais da educação, que podem ajudar alunos e professores em qualquer momento.

Evoluindo: como criar chatbots eficientes para as escolas?

O chatbot pode ter seu conteúdo integrado a sites, portais e sistemas de ERP, se aproveitando de bases de dados já criadas para os seus fluxos de conversa, com acesso dinâmico ao conteúdo.

Dessa forma, conseguem tanto buscar, quanto incluir informações em bases de dados a partir de uma conversa com o usuário. Resultando em facilidade na inserção de dados que muitas vezes seriam preenchidos manualmente. 

Banner do whatsapp - banner

Vantagens de chatbots para educação: quais são?

Um chatbot para educação ajuda na redução de esforços e otimização do tempo das escolas e universidades.  Contribui, também, com a redução de custos, uma vez que os times de atendimento podem focar em demandas mais específicas.

Assim, as instituições conseguem dispor desse profissional em tarefas mais complexas que podem aproveitar melhor seu potencial, dando um melhor retorno à instituição. 

O bot ainda pode ser publicado em vários canais que já são usados pelos alunos e professores, como o WhatsApp e Facebook Messenger, incentivando e facilitando a sua interação com o conteúdo.

Ao configurar respostas básicas e rápidas, os usuários terão um chatbot que:

  • responde 24 horas por dia, 7 dias na semana;
  • tira dúvidas básicas de pais e alunos;
  • enviam informativos a respeito das instituições;
  • auxiliam em processos educacionais
  • não requer a instalação de outros aplicativos.

Além disso, hoje, os chatbots dispõem de funcionalidades cada vez mais integradas a inteligência artificial e ao aprendizado de máquina, como o processamento de linguagem natural (NLP). Ao aprender com a interação dos usuários, os bots tornam-se cada vez mais inteligentes, levando mais fluidez na interação com o usuário. 

O chatbot ainda coleta dados que podem ser analisados — através das tendências apresentadas pelas threads do bot — olhando o comportamento do usuário e entendendo se o bot realmente cumpre o seu objetivo.

Amigo Edu: chatbot para educação na prática

Um dos principais marketplaces de educação, Amigo Edu implementou chatbot para educação e interação com os alunos. Como principal missão, a instituição ajuda alunos a escolherem os melhores cursos, agora apostando no WhatsApp como principal canal de comunicação.

Na prática, o chatbot funciona como um assistente virtual que auxilia no atendimento pré e pós venda, suporte para provas de seleção digitais, abertura de conta na instituição, além de acompanhar os alunos em todas as fases pós-inscrição.

Como resultado, a empresa agora consegue atender várias pessoas ao mesmo tempo, além disso a taxa de conversão que atingia 24%, cresceu para 40%. Ou seja, o Amigo Edu consegue se comunicar com múltiplos alunos pelo WhatsApp, além de atingir taxas maiores de conversão e engajamento.

Assim podemos ver alguns dos benefícios da implementação dos chatbots para educação em escolas e universidade.

Essa ferramenta pode ser relevante no ciclo de ensino e aprendizagem, elevando o potencial de ensino e mudando a realidade das instituições, um ato mais do que necessário nesse momento.

Imagem ilustrando chatbot para educação

Agora que conhece o potencial de chatbots para educação, o próximo passo é conhecer Take Blip e saber como podemos ajudar sua instituição nessa jornada.

Há mais de 20 anos no mercado, Take Blip ajuda outras empresas a criarem conversas inteligentes com seus clientes. Tudo isso, graças ao Blip, uma plataforma de comunicação omnichannel e com várias funcionalidades e integrações.

Quer se comunicar com seus clientes e transformar a comunicação de sua empresa com os clientes? Fale com a gente e descubra por onde começar!

imagem falecomumespecialista - Chatbot para educação: vantagens e aplicações
[CTA] Fale com Especialista_1
Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria

ebook gratuito