Hoje em dia é bastante comum encontrarmos chatbots nas páginas da web. Isso porque, com o crescimento da tecnologia, a forma de interação entre empresas, clientes e colaboradores vem mudando consideravelmente nos últimos anos. Por isso, neste artigo, falaremos um pouco da importância de chatbot para empresas.

Devido ao uso cada vez mais constante de aplicativos de mensagens instantâneas, o hábito de se relacionar por meio de texto acabou se consolidando no universo tecnológico. Pensando nisso, os chatbots vieram para tornar a comunicação com o cliente cada vez mais simples e otimizada.

Mas você sabe como funciona um chatbot e como você pode implementar essa ferramenta no seu negócio? Neste artigo vamos falar sobre a importância do chatbot para empresas e quais seus principais usos e vantagens. Portanto, se você deseja aprender um pouco mais sobre o assunto, não deixe de ler até o final!

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

O que é chatbot para empresas?

Chatbot é um robô que, por meio da Inteligência Artificial e do Machine Learning, é capaz de manter uma conversa com seres humanos de forma natural e personalizada.

Esse software é comumente utilizado em aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais, como por exemplo: WhatsApp, Facebook, Telegram, lojas de e-commerce e muitos outros.

Muitas empresas encontraram essa tecnologia como forma de oferecer um atendimento rápido aos seus clientes, sem perder a qualidade.

Além de permitir um suporte imediato ao usuário, o chatbot para empresas colabora na redução da necessidade de manutenção de uma equipe grande para esse tipo de atendimento. Permitindo assim, que os colaboradores foquem em tarefas mais complexas, que exigem planejamento e estratégia.

Como funciona o chatbot?

Como vimos anteriormente, o chatbot é uma espécie de assistente virtual que interage com os usuários, seja por meio de sites na web, redes sociais ou aplicativos.

Apesar de ser comum, nem todo chatbot é necessariamente construído com Inteligência Artificial, existem aqueles que são baseados por meio do estabelecimento de diretrizes. Mas qual a diferença entre essas duas maneiras?

Baseado em um conjunto de diretrizes

Esse tipo de chatbot é um pouco mais limitado que um chatbot com IA. Por ser baseado em um conjunto de regras ou diretrizes, só pode responder a um número pré-definido de solicitações e compreender apenas um determinado vocabulário.

Se a sua intenção é ajudar os seus usuários a resolverem tarefas objetivas e que podem ser rapidamente solucionadas, essa pode ser uma boa opção!

Baseado em Inteligência Artificial

Já um chatbot que funciona por meio da Inteligência Artificial possui uma rede neural artificial inspirada no cérebro humano. Nesse caso, o bot não tem um número limitado de solicitações e vocabulário. Pelo contrário, quanto mais ele interage, maior se torna o seu acervo de possibilidades e material para responder os seus usuários.

Quais são os principais usos do chatbot para empresas?

O chatbot é uma excelente ferramenta para ser utilizada no atendimento ao cliente, pois permite uma boa comunicação e relacionamento com os usuários, oferecendo respostas rápidas e processos mais otimizados.

Aplicações surpreendentes chatbot

Mas, além disso, o chatbot para empresas pode ser um grande aliado para diversas funções. Veja alguns exemplos abaixo:

Suporte técnico

O chatbot pode ser muito útil na função de oferecer suporte aos clientes. Caso após seguir todas as instruções oferecidas o usuário ainda não conseguir resolver o seu problema, ele pode ser transferido para um atendente humano, por exemplo.

Geração e nutrição de leads

A geração de leads é uma boa utilização do chatbot para empresas. O chat automático pode servir como forma de reter o visitante do site por meio de um diálogo e, a partir disso, gerar leads para as equipes comerciais, por exemplo.

Além disso, o bot também pode trabalhar com o intuito de nutrir os leads já existentes, pelo envio de mensagens sobre alguma campanha ou conteúdo relevante.

Vendas

Outra utilidade dessa ferramenta que vale a pena ser mencionada é a possibilidade de efetuar vendas. Nesse caso, basta o usuário entrar em contato com a sua empresa por meio do chat, escolher os produtos desejados e realizar a compra. Essa é uma ótima maneira de otimizar o processo, não acha?

Banco de dados

Um benefício do chatbot é a possibilidade de armazenar os dados das interações com os usuários. Esses dados podem ser utilizados para adequar a linguagem ao perfil do cliente, além de personalizar a oferta de produtos e serviços.

Quais as principais vantagens de um chatbot para empresas?

Já deu para perceber que o chatbot para empresas pode gerar diversas vantagens para o seu negócio. Mas para te incentivar ainda mais a adquirir essa ferramenta, enumeramos alguns dos principais benefícios dessa tecnologia:

  • disponibilidade 24h por dia e 7 dias por semana;
  • otimização e automatização dos processos;
  • geração de múltiplos canais de atendimento;
  • maior produtividade das equipes de atendimento;
  • redução de custos;
  • atendimentos mais ágeis.

Como utilizar chatbot na comunicação interna da empresa?

Mas além da utilização do chatbot para comunicações externas, será possível utilizá-lo também para comunicações internas? A resposta é sim e vale super a pena!

Essa tecnologia tem facilitado cada vez mais o trabalho de setores como o de RH e o de endomarketing, por exemplo, pois são eles os responsáveis pela execução das atividades de comunicação e repasse de informações com os colaboradores da empresa.

E assim como o uso do chatbot para a comunicação com os clientes e usuários, o uso interno dessa ferramenta também possui muitos benefícios. Veja:

  • comunicação direta e facilitada;
  • melhor relacionamento entre os departamentos;
  • otimização dos projetos do RH;
  • múltiplas possibilidades de uso;
  • atendimento 24h;
  • ajuda com a alta demanda;
  • atualizações cadastrais;
  • automatização na solução de dúvidas e problemas frequentes.

Quais os primeiros passos para implementar um chatbot para empresas?

Diante de tudo que vimos até aqui, quais são os primeiros passos para implementar um chatbot para empresas? A maneira mais eficaz para construir um chatbot é contar com o apoio de uma plataforma de construção de chatbot.

Por meio desta plataforma será possível definir o fluxo, criar o conteúdo da conversa e publicar o bot nos determinados canais.

Mas antes de partir para a prática, é necessário seguir algumas etapas iniciais:

  1. Defina o objetivo do bot: qual o objetivo do seu chatbot? O que ele deve fazer? Crie uma lista e descreva as funções da sua ferramenta.
  2. Comece devagar e escale a sua utilização: no começo é natural que haja certa dificuldade até que a equipe e a própria empresa consigam se adaptar à tecnologia, por isso, a etapa de testes é essencial.
  3. Escolha um canal para publicá-lo: saiba onde estão os seus clientes e se comunique com eles por lá. Como falamos anteriormente, entre as plataformas mais usadas para o chatbot estão o Facebook Messenger, o WhatsApp, o site da empresa, entre outros.

O chatbot para empresas possui muitos benefícios e contribuições para as suas ações de atendimento, marketing e vendas. Aproveite a visita e descubra como construir um chatbot de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *