Os chatbots foram criados para facilitar e otimizar processos operacionais. Sua atuação é eficaz em diferentes setores do mercado e, não surpreendentemente, o chatbot para hotel tem se tornado uma ferramenta grandemente proveitosa.

Alguns serviços de hotelaria costumam ser um tanto quanto repetitivos, assim como acontece em empresas de outros ramos.

Embora os hóspedes, geralmente, não sejam os mesmos, as necessidades, expectativas e dúvidas deles costumam ser muito parecidas e não é incomum um funcionário de hotel responder às mesmas perguntas dezenas de vezes, durante o dia. 

Esse é um cenário completamente propício para a utilização de um chatbot no contexto hoteleiro, porque esse recurso resolve justamente essas questões de atendimento ao cliente, tornando-o mais digital e, principalmente, personalizado.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

Continue essa leitura e entenda como um chatbot pode melhorar, de fato, a experiência do cliente.

Automatização de tarefas

Como dito anteriormente, a principal função de um chatbot é automatizar tarefas, ou seja, é trabalhar para que os processos operacionais sejam executados de forma imediata e sem a participação integral de um profissional destinado a realizar aquele serviço de forma manual.

Diante disso, é seguro dizer que os chatbots são excelentes quando se trata de atendimento rápido, otimização de tempo, precisão e objetividade nas tarefas, disponibilidade de horário de resposta ilimitada, entre outros diversos benefícios.

Portanto, de modo geral, um robô inteligente resolve inúmeros desafios do atendimento, encontrados em diferentes segmentos de mercados.

Mas quando falamos em serviços de hotelaria, existem algumas especificidades no atendimento, às quais um chatbot torna-se fundamental.

Vantagens do chatbot para Hotel

Antes de fechar uma estadia, o cliente tem algumas expectativas com relação ao estabelecimento onde ele escolheu para passar um ou mais dias.

Seja qual for o objetivo da viagem, espera-se que alguns requisitos sejam cumpridos, por exemplo: rede wi-fi, televisão no quarto, uma cama confortável, um frigobar, banheiro com água quente, etc.

Mas como já é sabido, o atendimento é uma qualidade de extrema importância, especialmente quando se trata de um serviço tão próximo, como é o que acontece entre hóspede e funcionário.

E para exercer esse serviço com qualidade, resposta rápida e eficiente, o chatbot para hotel é perfeito para melhorar essa experiência do consumidor.

Nos tópicos abaixo, estão descritos cada ponto de melhoria nos quais um robô com inteligência artificial pode ser um grande diferencial.

Horário de atendimento

Segundo pesquisas, o período que mais ocorrem solicitações de atendimentos em hotéis está fora do horário comercial.

E de acordo com um relatório divulgado pela Drift, a maioria das pessoas veem o chatbot como uma solução eficiente justamente para o atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Essa possibilidade é completamente adequada para a necessidade do hotel de disponibilizar esse atendimento estendido. Neste caso, a relação é direta: hotéis precisam de atendimento em horários não comerciais e chatbots para hotéis solucionam essa falta.

Diminuição de ligações

O modo mais tradicional que conhecemos para entrar em contato com a recepção de um hotel é o telefone. Inclusive, esse era um equipamento indispensável em um quarto de hotel, pois a comunicação entre cliente e empresa acontecia exclusivamente via ligação telefônica.

Este é um canal de comunicação que funciona, mas tem suas limitações. Se mais de um hóspede precisar de um atendimento na mesma hora, por exemplo, um deles ficará aguardando.

Embora seja possível instalar várias linhas de telefone no estabelecimento, esse atendimento nunca será escalável, porque sempre dependerá de uma pessoa do outro lado da linha.

Com um chatbot, os atendimentos acontecem de forma simultânea. Isso significa que nenhum de seus clientes precisam ficar esperando em uma fila, uma vez que todos eles terão a sua resposta via chat.

Consequentemente, com a atuação desse recurso, a quantidade de ligações diminui consideravelmente.

Chatbot para Hotel

Esclarecimento de dúvidas recorrentes

Certamente, os profissionais responsáveis por conceder informações às pessoas que estão desfrutando de um hotel já responderam a mesma dúvida centenas de vezes.

Isso acontece porque as pessoas, geralmente, têm necessidades, questionamentos e expectativas parecidas quando estão hospedadas. 

Portanto, abaixo estão algumas funcionalidades que um chatbot para hotel oferece, que podem diminuir notadamente as tarefas solicitadas de forma recorrente::

  • envio de horário de funcionamento de espaços de lazer;
  • opções disponíveis no cardápio e horário das refeições;
  • mapa do Hotel;
  • instruções de uso de equipamentos eletrônicos do quarto;
  • suporte técnico, caso algo precise de reparo;
  • solicitação de serviços de quarto.

Essas e outras funcionalidades podem ser incorporadas ao bot, a depender das necessidades do hotel.

Checkin e checkout

Outra facilidade atribuída ao uso do bot inteligente em hotéis é a realização de check-in e check out.

Embora existam sistemas que realizam essas atividades, caso o cliente prefira, com o chatbot, terá mais uma escolha para fazê-los digitalmente. É mais uma tarefa inerente aos hotéis, que pode ser agregada ao chatbot.

Conhecimento sobre o hóspede

De fato, a LGPD já está em vigor e o uso/ tratamento de dados é um assunto delicado, porém seguindo as boas práticas determinadas na lei, é possível usar os dados armazenados em uma conversa via chatbot.

Uma vez que o usuário permite que você utilize esses dados para fins de envio de promoções e recomendações de sua preferência.

Em outras palavras, você pode usar os dados autorizados para conhecer o seu cliente, porque de acordo com a interação que for realizada entre o chatbot e o seu hóspede, cria-se a possibilidade de saber quais são as suas preferências, quais são os seus hábitos e então, em uma próxima estadia, a sua experiência será ainda mais personalizada.

Um bônus para a empresa hoteleira

Outra vantagem que está mais relacionada ao hotel do que à experiência do cliente é a economia de custos. Um time que apresenta resultados de qualidade no atendimento precisa de tempo e dedicação aos clientes.

Muitas vezes, esse time está dedicando seu tempo para cuidar de tarefas de forma manual, atendendo um a um.

Um chatbot para hotel pode reduzir o seu custo, pensando que esses afazeres passariam a ser direcionados para o bot e o atendimento passaria a ser mais exclusivo, sem a necessidade de contratação de mais profissionais.

Evidentemente, os bots não foram criados para substituir as pessoas, até mesmo porque alguns trabalhos só podem ser executados com excelência por profissionais especializados.

Porém, as habilidades desses profissionais podem ser melhor empregadas no melhoramento do atendimento pessoal, enquanto o chatbot otimiza o serviço e consequentemente o tempo desses funcionários.

De certo, os tópicos acima apresentam vantagens inegáveis para a implementação de um chatbot, pensando na melhoria da experiência do cliente.

Além disso, uma empresa que aplica a tecnologia aos seus processos tem grande chances de se destacar entre os seus concorrentes. Um chatbot pode, inclusive, ser mais um dos serviços digitais oferecidos pelo seu hotel

Gostou de conferir um pouco mais sobre chatbot para hotel? Confira também: Chatbot para clientes: como o software auxilia na fidelização?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito