As novas tecnologias surgem em um ritmo cada vez mais acelerado com a promessa de automatizar processos. Por isso, confira neste artigo como utilizar chatbot para vender produtos digitais!

A tecnologia de chatbots vem ganhando cada vez mais força. Segundo pesquisas, houve um crescimento de 258,8% no número de bots desenvolvido de 2018 a 2019.

E toda essa popularização não foi à toa. Grande parte do mercado digital já está ligado nas vantagens de usar chatbots, principalmente para vender mais.

Quem ainda não utiliza essa tecnologia, está perdendo uma grande oportunidade. E você não quer ficar para trás, não é mesmo?

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Então, se você vende produtos digitais e ainda não conhece os chatbots, ou já ouviu falar, mas ainda não sabe como usar, continue lendo este texto! Vamos te explicar tudo sobre o assunto e te ensinar a usar chatbot para vender produtos digitais.

O que é um chatbot e como ele funciona?

A tecnologia de chatbot é um programa de computador criado com auxílio da inteligência artificial para o envio de mensagens automáticas.

Então, em outras palavras, um chatbot é um robô que conversa com os usuários e os ajuda a realizar determinadas ações.

Para que você entenda melhor, vamos mostrar como exemplo o chatbot da Localiza, que funciona por meio do Messenger do Facebook

chatbot para vender produtos digitais
Exemplo do chatbot Localiza

O bot está sempre online e responde imediatamente, assim que a mensagem é enviada, independente do horário, e já oferece algumas opções de ação, como reservar carro, tirar dúvida e feedback.

As ações de um chatbot podem ser diversas, tudo depende do objetivo do seu negócio.

O ideal é que esse objetivo seja bem delineado previamente, já que vai contribuir muito na hora de fazer a programação do bot e selecionar as palavras mais adequadas para seu robô não vacilar.

A seguir, a gente fala um pouco das ações que um chatbot realiza!

Para que serve um chatbot?

Como você já percebeu, usar chatbots é uma estratégia super interessante e pode ser usada para automatizar os processos do seu negócio e, consequentemente, te ajudar a fazer mais vendas.

Mas quais são esses processos que eles automatizam, afinal? Bem, para negócios digitais, você consegue melhorar e agilizar os seguintes processos: se comunicar com os usuários, conseguir informações e insights sobre os usuários, qualificar leads, aprimorar a experiência do usuário e auxiliar nas vendas online.

Se comunicar com os usuários

Um dos objetivos mais comuns dos chatbots é atender melhor aos seus usuários. 

A internet tornou as pessoas muito imediatistas, elas acreditam que suas necessidades devem ser atendidas em instantes.

Segundo estatísticas da Hubspot, dois terços dos usuários esperam receber uma resposta em aproximadamente 10 minutos. Mas a gente sabe que cumprir isso é difícil apenas com recursos humanos.

Pode ser que você não consiga contratar uma super equipe de atendimento, se você é um Produtor Digital ou um Afiliado.

Com um chatbot, essa tarefa fica muito mais fácil. Você aproveita a tecnologia para se comunicar com seus usuários de forma personalizada e imediata.

Conseguir informações e insights sobre os usuários

Agora, receber feedback de usuários e fazer pesquisas de mercado está ainda mais fácil.

Usar chatbot para pegar informações e insights sobre seus usuários é uma forma simples e menos intrusiva de alcançar seus objetivos.

Isso porque a conversa por mensagem é muito mais agradável para o usuário e mais interativa do que um formulário.

E você pode ainda usar essa tecnologia para criar uma pesquisa mais criativa, com animações e outros recursos interativos.

É uma opção ótima inclusive para você coletar informações para criar um produto digital, se você ainda está na etapa de planejamento!

Qualificar leads

Um dos processos mais importantes do marketing digital é a qualificação de leads. Ela permite que suas estratégias de venda sejam muito mais eficientes.

E, sim, é possível usar chatbot para fazer qualificação de leads.

Seguindo um pouco na linha da ação anterior, você pode criar um bot que pergunte aos usuários suas intenções e um pouco mais sobre seu nível de conhecimento e interesse no produto.

Então, basta inserir um chatbot no seu site, landing page, ou em uma rede social. Quando o usuário entrar em contato, já estará passando pela qualificação, sem grandes esforços, apenas com perguntas e respostas automáticas.

Uma “mão na roda”, não é mesmo?

Aprimorar a experiência do usuário

É claro que não é só você e seu negócio digital que saem ganhando nessa “brincadeira”. O chatbot é uma tecnologia que beneficia os dois lados da moeda!

Como você já viu, as pessoas valorizam um atendimento imediato e personalizado. Portanto, com o chatbot, você consegue entregar esse nível de qualidade a elas.

Sem contar que as barreiras e limitações para resolução de um problema ou para a venda diminuem drasticamente. São menos botões para clicar, sem necessidade de carregar páginas e preencher formulários.

Certamente, qualquer consumidor busca por essa facilidade. Então, se seu negócio entregar isso, a experiência do usuário é aprimorada e a satisfação com o negócio aumenta.

Aplicações surpreendentes chatbot

Auxiliar nas vendas online

Por último, mas não menos importante. Na verdade, super importante! Você pode programar chatbots para atuarem como vendedores de seu produto digital.

Você lembra do exemplo da Localiza no início deste post? Lá, eles oferecem um botão para realizar a locação de um carro de lá do chat mesmo. Muito prático, não é verdade?

Outra empresa que faz isso também é o Uber, que oferece a opção de chamar um carro pelo chat do Messenger.

Imagina oferecer uma forma de compra tão simples quanto essas para seus consumidores? Com o chatbot é possível!

Tem como programar para que o bot exiba o produto e sua descrição no chat, bastando apenas um clique por parte do usuário para comprar.

Onde posso usar um chatbot?

É possível escolher entre diversas plataformas de mensagem para construir e instalar seu chatbot. As mais conhecidas e utilizadas são o Messenger do Facebook, o WhatsApp e o Slack.

Como usar um chatbot para vender produtos digitais?

chatbots para vender produtos digitais

Decidiu que usar essa tecnologia incrível vai ser uma boa estratégia para aumentar suas vendas?

Então, confira agora o que você precisa para começar a usar um chatbot para vender produtos digitais!

1- Tenha um objetivo para o seu bot

Como já comentamos, definir o objetivo do seu bot antecipadamente é essencial para que sua estratégia dê resultados positivos.

Você pode escolher entre um daqueles 5 objetivos que apresentamos, ou outro que faça sentido para seu negócio digital.

Esta etapa irá guiar sua estratégia do início ao fim, portanto dedique-se a ela. E se achar que será necessário criar mais de um chatbot para cumprir mais de um objetivo, indicamos que invista nessa segmentação para obter sucesso.

2- Defina os pontos de contato com o cliente

Em que momento o chatbot entrará em contato com o cliente?  E por meio de qual plataforma?

Essas são as perguntas a serem respondidas após a definição do objetivo e antes da programação do bot.

Para identificar os melhores pontos de contato, o indicado é se basear na jornada do seu cliente. Ou seja, entender quais canais de comunicação  do seu negócio eles acessam até a compra.

Assim, fica mais fácil definir as melhores plataformas para instalar o chatbot e o melhor momento para colocá-lo em ação.

3 – Estruture a conversa de acordo com sua persona e funil de vendas

Esta etapa é importantíssima para que o objetivo seja cumprido com sucesso. É o momento de definir a linguagem e o tom de voz do robô e quais frases e palavras ele vai entender e usar.

Isso mesmo, você precisará decidir toda a personalidade do bot! Ele vai atuar como um funcionário da sua equipe e terá que entender e se comunicar de forma assertiva com seu cliente em potencial.

E para definir isso de forma mais simples, o ideal é se basear nas informações que você usa para as campanhas de marketing do seu negócio, como funil de vendas e persona.

Essas informações são essenciais para construir um chatbot eficiente, com o qual os clientes realmente se identificam e se sintam compreendidos. Afinal, é para isso que ele serve, não é mesmo?

Só que a inteligência artificial não nasce inteligente! Ela precisa de dados para funcionar. A partir desses dados, o chatbot tem o potencial de criar novas informações e se desenvolver.

Só não se esqueça de que é necessário seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para não fazer o uso indevido dos dados de seus usuários.

4 – Integre o chatbot com os sistemas que você usa

As plataformas e interfaces que citamos anteriormente já oferecem algumas opções de integração.

Então, pense em como você vai usufruir dessas integrações para melhorar ainda mais suas estratégias de marketing e automatizar ainda mais os processos.

Você pode integrar o chatbot a um CRM, por exemplo, e manter essa interconexão de dados entre as duas interfaces. Pode integrar ao seu site, app ou a outra plataforma de automação também.

Quanto mais bem estruturadas as integrações, maiores as chances de vender produtos digitais com o auxílio de um chatbot!

5 – Faça testes e acompanhe os resultados!

Não pense que é só instalar o chatbot e pronto, seus problemas acabaram. Como em toda estratégia de marketing digital, é necessário fazer testes constantemente e analisar os resultados.

Só assim você poderá aprimorar o chatbot e ter a possibilidade de conseguir melhores resultados.

Portanto, verifique se haverá possíveis bugs, se os usuários estão realmente gostando da tecnologia, se o objetivo está sendo cumprido e se o retorno do investimento está sendo positivo.

Chatbot para vender produtos digitais = sucesso!

Tudo preparado para começar a usar a tecnologia a seu favor?

Como você percebeu, os chatbots vêm demonstrando seu potencial para facilitar a vida de empreendedores, consumidores e, claro, para gerar mais vendas.

Quem já sabe dessa fórmula perfeita entre chatbot e produtos digitais já está aproveitando para impulsionar seu negócio digital. Agora é sua vez de fazer o mesmo!

Gostou de conferir como utilizar chatbot para vender produtos digitais? Se você quiser aproveitar ainda mais uma oportunidade para começar a vender produtos digitais e deslanchar no mercado digital, baixe agora o guia com dicas da Hotmart para fazer a primeira venda como Afiliado!

Esse artigo foi produzido em parceria com o blog Hotmart.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *