Neste artigo, confira como os chatbots no ambiente de TI podem ser extremamente benéficos para o setor, aprimorando, otimizando e automatizando processos do dia a dia.

Os chatbots como boas ferramentas de gerenciamento de envio e automatização de mensagens, são completamente apropriados para atender as necessidades de marketing, vendas, sucesso do cliente e diversas outras áreas tão importantes para o desenvolvimento de um negócio.

Mas também existem importantes funcionalidades  dos chatbots no ambiente de TI que podem ser aproveitadas.

Diante disso percebe-se uma situação interessante: os chatbots, recursos desenvolvidos por profissionais de tecnologia da informação são, ao mesmo tempo, usados pelos mesmos profissionais como facilitadores no auxílio e automatização de atividades necessárias dentro de sua área. 

Essa observação reforça ainda mais a premissa de que bots inteligentes têm inúmeras possibilidades de uso e, na medida em que o tempo passa, aparecem novos ambientes em que eles podem ser aplicados.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

Na leitura a seguir, serão esclarecidos demandas as quais podem ser beneficiadas com o uso de chatbots no ambiente de TI. Confira.

Utilização de chatbots em ambientes de TI

Chatbot, em sua definição mais direta, significa robô de conversação. É um instrumento utilizado para administrar conversas, com o objetivo de automatizar um processo específico, especialmente de atendimento ao cliente.

Porém, um chatbot no ambiente de TI pode ser muito útil como uma ferramenta de apoio no processo de desenvolvimento, visando torná-los mais otimizados e práticos.  

Testes de implementação de software

Um encargo importante e indispensável no exercício da profissão do desenvolvedor é a realização de testes de implementação.

Porque todos os projetos desenvolvidos para uso em ambientes digitais precisam ser analisados por meio de testes, antes de ser distribuído para o público, seja ele interno ou externo.

Levando em consideração essa etapa de teste do desenvolvimento, um chatbot pode ser implementado para realizar várias simulações dentro do protótipo de um sistema e auxiliar na busca por inconsistências em projeto de implementação de um software específico, por exemplo, facilitando e agregando positivamente neste projeto.

Acesso remoto em máquinas virtuais

Essa é uma atividade muito presente no dia a dia de um profissional da tecnologia. Para realizar algumas tarefas, é necessário acessar o sistema de um computador remotamente.

Esse procedimento acontece em virtude de vários motivos: instalação de programas, verificação de mau funcionamento, análise de sistemas e entre várias outras situações.

Nessas circunstâncias, um chatbot pode ser introduzido como um mediador na comunicação.

Isso não significa que o bot será o software executor dessa tarefa, pois existem ferramentas específicas para realizar esse acesso. Porém, um chatbot neste contexto, funciona como um assistente para o desenvolvedor realizar o seu trabalho.

Automatização de Help Desk

Chatbots no ambiente de TI

O Help Desk é um serviço de atendimento a usuários, com o objetivo de auxiliá-los no esclarecimento de dúvidas, suporte na resolução de problemas técnicos, de informática e de computação.

Aplicações surpreendentes chatbot

É literalmente um “balcão de ajuda” para clientes que precisam resolver algum tipo de dificuldade relacionada ao ambiente de TI de modo geral

Em outras palavras, é um setor de atendimento especializado. E quando se trata de atendimento, os chatbots são completamente adequados para tornar a comunicação mais ágil e otimizada.

Pois a função deles é justamente automatizar conversas e, neste caso, muitas solicitações de atendimento podem ser atendidas via chatbot, diminuindo a sobrecarga dos profissionais desta área e tornando essa atividade mais eficiente.

Análise preditiva

Análises preditivas são realizadas em vários setores organizacionais. E por meio da tecnologia é possível, por exemplo, utilizar dados específicos para prever comportamentos, encontrar novas oportunidades de mercado, sugerir melhorias de performance etc. 

Essa técnica é fortemente empregada no ambiente de TI e os chatbots também podem ser um recurso poderoso para agregar neste processo, uma vez que ele é uma grande fonte de captura e armazenamento de dados. 

É importante lembrar que praticar o armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados devem ser respaldados e orientados pelas normas e boas práticas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para que nenhuma diretriz seja descumprida.

Chatbots no Machine Learning

A tecnologia de aprendizado de máquina — o machine learning — é considerado por muitos um dos maiores avanços tecnológicos no que se refere à inteligência artificial.

Com a aplicação dessa lógica de aquisição de conhecimento, é possível desenvolver sistemas poderosos, direcionados à esferas diversas como:

  • ferramentas de busca online;
  • robôs que operam de forma autônoma (como veículos autônomos e aparelhos domésticos);
  • identificação de spam;
  • sistemas de segurança;
  • reconhecimento biométrico;
  • métodos de indicação e recomendação;
  • e em inúmeros outros ambientes digitais!

Uma ferramenta de machine learning é responsável por aprender, por meio de dados enviados de diferentes formatos, e utilizar esses dados do aprendizado para um fim específico. Neste sentido, um chatbot pode ser de grande utilidade quando implementado neste processo. 

Os chatbots baseados em inteligência artificial possuem, por exemplo, um processamento de linguagem natural, que identifica palavras escritas por usuários/ clientes e evolui o seu aprendizado para entender a qual assunto ele está se referindo.

Ou seja, expressões do dia a dia de uma pessoa, podem ser incorporadas ao vocabulário de um chatbot para contribuir com o esclarecimento do texto que foi escrito.

Portanto, para um sistema de machine learning, os chatbots se tornaram um recurso completamente aderente e proveitoso.

Expandindo a mente para evoluir

Muitas vezes os chatbots são reduzidos unicamente à sua função de conversação, que atuam geralmente como um canal de comunicação via aplicativos, sites e redes sociais como: WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e outros meios.

De fato, a sua atuação como uma ferramenta de gerenciamento e automatização de mensagens é uma de suas especialidades.

Logo, esses são os ambientes onde os chatbots têm grande sucesso. Mas depois de aprofundar sobre as possibilidades de um chatbot no ambiente de TI, por exemplo, podemos perceber que suas funcionalidades extrapolam para outras áreas

Pensando nisso, é importante ressaltar como é importante considerar uma ferramenta que pode ser incorporada a outras e como processos de TI podem ser potencializados com essa combinação. 

Vale também a reflexão de que instrumentos, como chatbots, podem e devem ser colocados em outros setores, os quais não são comumente utilizados, pois assim, levam inovação a processos, possibilitam novas metodologias, melhoram o desempenho de demandas e podem trazer muitos benefícios.

Desse modo, uma boa dica é manter sempre a mente aberta para mudanças e novas oportunidades de combinação de sistemas, softwares, aplicativos e outros. Porque essas mudanças geram a evolução de setores e também das pessoas que compõem esses setores.

Gostou de saber um pouco mais sobre Chatbots no ambiente de TI? Continue no nosso blog e confira: Contatos Inteligentes e Memória Organizacional: como podem auxiliar uma organização?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *