Os chatbots são normalmente conhecidos por serem uma ferramenta que facilita a comunicação com os clientes. Quem deseja fornecer um atendimento 24 horas, por exemplo, se beneficia bastante desse tipo de atendimento, já que o programa responde a mensagens de forma automática. Mas você sabia que os chatbots podem otimizar a gestão de empresas também?
Esse tipo de estratégia tem um grande potencial. Trata-se de uma ferramenta de uso abrangente: suas aplicações podem trazer benefícios no que diz respeito à agilidade e personalização. E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo! Continue a leitura para entender como os chatbots podem facilitar e modernizar a gestão de negócios.

Facilitam os processos internos

O chatbot pode ajudar o líder das equipes internas de uma empresa a designar tarefas específicas e seus devidos prazos a cada colaborador. Todos esses dados podem ser imediatamente inseridos e/ou atualizados por meio do software de gestão da organização.
O chatbot pode funcionar como um assistente digital, gerenciando o tempo entre as atividades diárias, semanais ou mensais. O sistema pode enviar ao usuário um relatório com tudo o que está programado para o dia; ao final do horário de trabalho, também será possível receber um relatório com tudo o que foi realizado e o que ficou pendente. Assim, a organização e o acompanhamento das demandas dos colaboradores ficam mais simples.

Auxiliam no gerenciamento de informações

Todas as informações reunidas no chatbot podem ser detectadas por ele de acordo com o seu valor para a empresa. Dessa maneira, as informações podem ser categorizadas para análise se tudo for feito com planejamento e implementação adequados. O fácil acesso a esses dados e informações pode ser de grande ajuda também em situações de importantes tomadas de decisão na empresa.
Além disso, o chatbot pode servir como uma base de informações úteis, de modo a orientar respostas de fácil alcance, que facilitem o dia a dia dos funcionários. Por exemplo, ele pode fornecer informações objetivas, como a senha do wi-fi de uma sala de reuniões, o número de ramais específicos, entre outras.

Ajudam na integração de sistemas de um negócio

Os chatbots podem ser integrados aos sistemas operacionais de uma empresa. Dessa forma, atenderão a demandas básicas do setor de atendimento. Por meio do chatbot, por exemplo, é possível mapear um processo de compra com definições de etapas e, em tempo real, enviar o status do progresso para o cliente.
Esse tipo de serviço reduzirá o volume das ligações para a central de atendimento, minimizando a espera dos clientes em relação a seus pedidos. Será atenuada também a necessidade de o atendimento ser feito pelos funcionários, que poderão dedicar-se a outras tarefas enquanto o chatbot dá conta de mais de um atendimento por vez, diminuindo-se os custos operacionais.
O chatbot pode também ser integrado a uma ferramenta de planejamento de atividades e tarefas. A partir daí, será possível acompanhar rotinas operacionais, como marcar reuniões via chat. A equipe poderá buscar horários disponíveis e marcar uma reunião na agenda de todos os participantes da conversa, ou na agenda individual de cada um deles. Os funcionários também podem receber lembretes de compromissos e reuniões dentro do chatbot.
Por fim, o programa também pode substituir formulários extensos como os de pesquisa de satisfação, transformando-os em diálogos mais amigáveis, evitando que o cliente fique disperso durante o preenchimento — ou mesmo desista dele.
Com todos esses exemplos, já ficou claro que os chatbots podem otimizar a gestão de empresas e facilitar muito o dia a dia da sua equipe, não é? Acha que esse é o momento de contar com as vantagens desse tipo de tecnologia? Então entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções em tecnologia para a sua empresa!

Leia mais:

Gestão de chatbots: 4 melhorias para fazer no bot da sua empresa

Todo chatbot precisa de inteligência artificial? Entenda!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito