1. Treine a equipe de atendimento ao cliente

Essa é para abrir as dicas de como otimizar o atendimento ao cliente!
Não basta contratar bons funcionários, é preciso fornecer o treinamento de capacitação inicial e constantemente disponibilizar as formações continuadas. Quanto mais preparado estiver esse atendente, menor será a rotatividade de funcionários, o conhecimento será maior e a satisfação do cliente tende a aumentar.
É preciso entender que treinamento não é um custo adicional, mas, sim, um investimento que visa trazer melhorias e diminuir custos com erros e reclamações.
Atendimento ao Cliente

2. Trabalhe com canais digitais para reduzir custos da empresa

Disponibilizar atendimento apenas por telefone pode elevar os gastos, porque muitas vezes a empresa acaba arcando sozinha com os valores das ligações.
É preciso identificar quais são os meios que os clientes utilizam no dia a dia, como redes sociais, e-mail, aplicativos de mensagem (como o Facebook Messenger), para conseguir chegar até eles gastando menos.
Ter multicanais vai dar mais opções de contato com a empresa, sendo que esses podem ser muito mais eficientes e atrativos na visão do consumidor.
Que tal essa segunda dica de como melhorar o atendimento ao cliente?
espacamento 1 - Como melhorar o atendimento ao cliente e reduzir os custos para a empresa em 5 passos como melhorar o atendimento ao cliente

3. Invista no autoatendimento e automatização

Nem todos os problemas ou dúvidas precisarão de canais de atendimento ao cliente para serem sanados, é bem possível que o cliente resolva a sua solicitação sozinho, mas para isso precisa de meios.
Com um chatbot, é possível criar um menu permitindo que consultas e informações sejam realizadas de forma automatizada, fazendo com que o atendimento termine ali.
Por exemplo, para consultar o valor de uma conta basta selecionar a opção certa e já se tem acesso a ele eletronicamente.
Além de disponibilizar essas consultas por meio de inserção de dados, o chatbot pode incluir uma FAQ bastante completa e com direcionamento, que pode ser uma grande aliada.
Que baita dica de como otimizar o atendimento ao cliente, não?
espacamento 1 - Como melhorar o atendimento ao cliente e reduzir os custos para a empresa em 5 passos como melhorar o atendimento ao cliente

4. Monitore e identifique problemas

As metas e métricas são indispensáveis para saber se o atendimento ao cliente está sendo realizado conforme o esperado.
É preciso conhecer o TMA, quantidade de ligações recebidas, número de abandonos, rechamadas, tempo de espera de atendimento, entre outros.
Todos os números devem servir de indicadores para avaliar se as metas estão sendo atingidas e caso não estejam é preciso identificar o que está ocasionando isso.
É muito importante estar ciente de tudo o que acontece e conseguir identificar os erros antes dos clientes — dessa forma, providências podem ser tomadas sem que o problema acabe afetando uma grande quantidade consumidores.
Dica essencial de como otimizar o atendimento ao cliente!
espacamento 1 - Como melhorar o atendimento ao cliente e reduzir os custos para a empresa em 5 passos como melhorar o atendimento ao cliente

5. Reveja todo o processo

Os altos custos podem estar relacionados diretamente a processos mal estruturados, que são burocráticos e possuem mais níveis hierárquicos que o necessário.
Reveja o processo para que ele fique mais simples e fluido, desburocratizando os procedimentos sem perder na qualidade.
Os cargos também devem ser repensados, afinal, quem precisa de um supervisor para cada 5 atendentes?
Trabalhe com um quadro de funcionários mais enxuto, dando mais autonomia a cada um deles, porém sem deixar de fazer a gestão.
Para reduzir os custos com o atendimento ao cliente, é preciso pensar na área como um todo e rever as estratégias e processos.
Com algumas mudanças e uma boa gestão é possível tornar os canais de relacionamento mais eficazes sem que tenham um impacto financeiro negativo na empresa.
E aí, gostou dessas dicas 5 dicas sobre como otimizar o atendimento ao cliente?
Se sim, veja esse vídeo para complementar seu aprendizado!
espacamento 1 - Como melhorar o atendimento ao cliente e reduzir os custos para a empresa em 5 passos como melhorar o atendimento ao cliente

Otimize seu atendimento ao cliente agora com chatbots!

Nós podemos te ajudar diretamente em como otimizar o atendimento ao cliente na implementação do passo 3 das dicas de como melhorar o atendimento ao cliente.
Para isso, dê uma conferida na nossa solução de chatbots.
Blip possui chatbots que funcionam em diversas plataformas e aplicativos de redes sociais.
Nosso objetivo é ajudar nossos clientes a oferecer a melhor experiência aos seus clientes enquanto otimiza seus processos. Para isso, criamos chatbots para empresas que automatizam diferentes ações processos organizacionais.
Junte-se ao Santander, Rock in Rio, Cemig, Casas Bahia e +100 clientes satisfeitos com Blip.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀