10 empresas que usam chatbot: cases e exemplos de ações

Banner Empresas que usam chatbot
Muitas empresas já se comunicam com clientes por meio de chatbots. Conheça uma lista de 10 grandes nomes.

Escute o artigo sobre empresas que usam chatbot clicando no player abaixo!

A cada dia que passa, mais empresas usam chatbots. Não é para menos: além de ser uma revolução tecnológica, os chatbots podem otimizar o atendimento e criar novos canais de vendas

Por ser capaz de tantas funções, o que não falta é case para te ajudar antes de implementar um chatbot na sua empresa. 

Está querendo melhorar o atendimento ao cliente? Quer fortalecer seu engajamento? Aumentar as vendas? Tudo isso pode ser feito com o chatbot

Quer descobrir como empresas que usam chatbots atingiram resultados incríveis? Confira 10 cases de sucesso! 😉 

Empresas que usam chatbot: 10 casos de sucesso

1. Casas Bahia

CYvB8jgNjxV FOiWc 6anRQ02adEoRLz9JgXLeAtSjBQh30IFNuEr52ABAjjz91LobYGLH85S9nwKdfQm bhdfK6ub8O71uUemZUiy2q6 lxPeh0 b9EUmhbHIErQ9DV3hnh k1EhSSHamiTOQ - 10 empresas que usam chatbot: cases e exemplos de ações

A rede de varejo Casas Bahia utiliza chatbots no Facebook para ações de marketing ao decorrer do ano. Dentre essas datas estão o Dia do Consumidor, o Natal e a Black Friday.

O chatbot é carinhosamente chamado de Baianinho e mais de 150 mil pessoas já interagiram com ele!

O exemplo de maior sucesso da empresa foi o chatbot na Black Friday, quando o Baianinho ofereceu ofertas através de uma mensagem personalizada para cada cliente.

O cliente podia escolher ser avisado quando uma categoria de produto específico estivesse em promoção, o que facilitava seu processo de venda.

Em 4 dias de campanha, 51.4 mil pessoas conversaram, enviando quase 2 milhões de mensagens.

Quer saber mais? Veja tudo sobre o Case da Black Friday das Casas Bahia.

2. Nextel

Conversa com chatbot da Nextel Brasil

Uma das grandes empresas de telefonia brasileira, a Nextel adotou um canal de atendimento no WhatsApp e integrou chatbot e atendimento humano. Assim, os clientes passam por uma assistente virtual e depois são transferidos para o atendimento da equipe. 

Na prática, a Nextel viu que as pessoas preferem entrar em contato via WhatsApp com resultados surpreendentes. Veja só:

Em 2 meses, a Nextel viu um crescimento de 25% no número de atendimentos, dos quais 85% foram concluídos de forma automatizada. 

Confira mais.

3. Bacio di Latte

Contato Inteligente da Bacio di Latte.

A Bacio di Latte comemorou o Dia dos Namorados com a campanha Gelato Elegante, uma ação feita com um chatbot. Com uma troca de mensagens via Facebook Messenger, o bot distribuiu vouchers de gelato gratuitos. 

A versão digital do correio elegante alcançou resultados impressionantes: mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas, das quais 25 mil de alcance orgânico. 

Atualmente, a marca atende os clientes com as soluções Take Blip, também em outros canais de mensagem. 

Confira este case na íntegra

4. Rock in Rio

Contato inteligente do Rock in Rio

Um dos maiores festivais de música, o Rock in Rio também tem um dos chatbots mais famosos do Brasil. 

O evento entrou para a lista de empresas que usam chatbot, pois utilizou a tecnologia na edição de 2017 para realizar engajamento das pessoas que estavam no evento e daquelas que acompanhavam de casa.

O Roque, nome dado ao contato inteligente, trabalhou em tempo real e continha informações sobre o evento. Nele, era possível também tirar dúvidas e acessar guias de atividades e alimentação.

Foram alcançados quase 80 mil usuários e trafegadas quase 3 milhões de mensagens nos 7 dias do festival. Esses números colocaram o Roque como o principal exemplo de uso do chatbot para eventos.

Veja mais: Case Take Blip: chatbot no Rock In Rio

5. Grupo Hermes Pardini

Hermes Pardini - 10 empresas que usam chatbot: cases e exemplos de ações

Já pensou em agendar exames pelo WhatsApp? 

O Grupo Hermes Pardini, rede de laboratórios de medicina diagnóstica e preventiva, automatizou o atendimento com um contato inteligente e passou a atender os clientes de forma mais assertiva e eficaz. 

Em poucos meses de implementação, o grupo teve mais de 5 mil resultados de exames entregues pelo WhatsApp e, por isso, entrou para a nossa lista de empresas que usam chatbot.

6. Facily

A empresa de Social Commerce Facily implementou um chatbot no WhatsApp e passou a solucionar boa parte das demandas de clientes de forma totalmente automatizada. 

Muito além disso, a empresa utilizou o Blip e viu um grande ganho em ter métricas de atendimento. Com isso, a comunicação passou a ser orientada com base nos feedbacks dos clientes. 

Veja mais no vídeo abaixo:

7. Monte Carlo Joias

A grande empresa de joalheria conseguiu melhorar a conversão de vendas e aumentar o ticket médio do WhatsApp em apenas 3 meses de uso do Contato Inteligente.

No contexto em que as online aumentam, a Monte Carlo implementou um chatbot para vendas e atendimento ao cliente que aumentou 1500% a conversão de vendas em relação ao site da marca. 

Confira mais.

8. Coca-Cola 

Contato Inteligente da Coca-Cola Brasil

A Coca-Cola Brasil também entrou para a lista de empresas que usam chatbot com o KO Boss e a KORA

Os contatos inteligentes foram criados para automatizar o contato interno entre franquias, além de melhorar a comunicação com os consumidores finais. 

O KO Boss conseguiu representar 30% dos pedidos em menos de um mês, enquanto a Kora também atingiu resultados incríveis: mais de 80 milhões de mensagens foram trocadas só via WhatsApp. 

Confira este case na íntegra.

9. Banco Itaú 

Chatbot do Banco Itaú - campanha Leia para uma Criança.

O Banco Itaú e Take Blip desenvolveram um Contato Inteligente para distribuir gratuitamente edições em PDF de livros infantis inéditos. 

A campanha “Leia para uma criança” passou a acontecer digitalmente e alcançou resultados incríveis: mais de 7.5 milhões de livros baixados por mais de 2.3 milhões de usuários. 

Confira mais usos de chatbots para instituições financeiras

10. TruckPad

Chatbot da TruckPad - contato inteligente

A TruckPad atua no setor de transporte e logística e tem o propósito de facilitar a vida do motorista autônomo de caminhões no Brasil. 

Ao implementar as soluções de Take Blip, a empresa passou a ter uma conta verificada no WhatsApp, além de contar com chatbots para o atendimento ao cliente. 

Hoje, são mais de 120 mil mensagens trocadas e cerca de 15 mil atendimentos por mês. 

Confira este case na íntegra!

Por que utilizar chatbots para empresas é importante?

Ilustração de robô e smartphone

A seguir, algumas razões e vantagens de adotar um chatbot para empresa.

1. São implementados onde o consumidor está

Os consumidores modernos estão cada vez mais conectados e se comunicam no espaço virtual. Nessa perspectiva, as marcas podem interagir com os usuários ao recorrerem à integração de chatbots em seus sites ou outros canais populares de mensagens, como WhatsApp, Messenger e Telegram.

2. “Humanizam” o atendimento

Usar chatbots é significativamente mais ‘humano’ que um e-mail, formulário ou qualquer outro meio de interação digital, já que pode ser desenvolvido com uma linguagem natural e sutil, de acordo com a identidade da marca.

3. Reduzem custos de aquisição de novos clientes

Um chatbot pode minimizar o custo de aquisição de clientes, conforme o mecanismo é automatizado. Isso ocorre tanto pelo redirecionamento de foco da equipe humana quanto pela escolha do canal. Quem não gostaria de reduzir custos com call center, por exemplo?

4. Sua tecnologia é acessível

O custo de um chatbot para empresa está diretamente relacionado à sua complexidade de conversação. No entanto, o valor pode ser ajustado ao porte e capacidade da organização, já que seu desenvolvimento é totalmente personalizável.

Como fazer parte do grupo de empresas que usam chatbot?

Como você viu, empresas que usam chatbot pertencem aos mais variados segmentos e utilizam essa tecnologia para otimizar suas rotinas e melhorar a relação com os clientes.

Take Blip é uma empresa especializada em criar ferramentas – como chatbots – que integram tecnologia e vendas, e apoiam estratégias de comunicação na era digital.

Nosso objetivo é ajudar sua empresa a oferecer a melhor experiência aos seus clientes enquanto otimiza seus processos. Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa.

Quer ver resultados bons como estes em sua empresa? Fale com Take Blip!

imagem falecomumespecialista - 10 empresas que usam chatbot: cases e exemplos de ações
Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria

ebook gratuito