Estratégia de branding: como utilizar chatbots para fortalecer sua marca?

Você sabe como usar contatos inteligentes para fortalecer a sua marca? Neste post vamos dar alguns exemplos de como chatbots podem atuar em uma estratégia de branding. 

Criar uma imagem forte e ser reconhecido pelo relacionamento com o público é um dos principais objetivos de uma boa estratégia de branding. Cada vez mais as marcas buscam estar presentes e se aproximarem de seus públicos de formas criativas e duradouras. 

Neste post, falaremos sobre o que é branding e como o uso de contatos inteligentes e chatbots pode ser um grande diferencial para a estratégia de uma marca.

O que é branding? 

Branding é toda ação de marketing que tem como objetivo fortalecê-la e aumentar sua presença no mercado. Em outras palavras, são ações que cuidam da identidade de uma marca e de como ela se comunica com o público.

Na prática, as ações de uma estratégia de branding geralmente despertam sensações e sentimentos capazes de criar ligações entre marca e consumidor.

Essas ligações e este reconhecimento é que levarão os consumidores a escolherem um determinado produto ou serviço: o consumidor se identifica com a marca. Por essa razão é que uma estratégia de branding é pensada em longo prazo. 

O grande segredo para tocar o público da forma certa é investir na comunicação. Isso quer dizer estudar e conhecer o público para falar a mesma língua que ele.

Alguns dos elementos de uma marca trabalhados por uma estratégia de branding são: identidade visual, slogan, tom de voz, plataformas e meios de comunicação, enfim, todos os elementos que comunicam os valores e ideias de uma marca.

Imagem - chatbots em estratégia de branding

Qual a importância de investir em branding?

Como vimos acima, a estratégia de branding cuida da comunicação de uma marca com o público. São essas ações que conseguem posicionar a marca diante do mercado e criar conexões importantes com o consumidor.

Logo, podemos dizer que investir em uma estratégia de branding consistente é se preocupar não só com o presente, mas com o futuro da marca em si.

Neste contexto, existem alguns fatores chaves que podem colaborar para o sucesso de uma campanha de marketing.

Por exemplo, é importante definir claramente uma meta e garantir que todos do time sigam este mesmo objetivo. Normalmente esse objetivo está no plano de marketing da empresa e deve ser consultado antes de qualquer ação.

Além da meta, é importante alinhar o discurso e tom de voz em todos os canais. Afinal, atualmente uma marca possui diferentes canais para se comunicar com o público, mas a mensagem deve ser sempre alinhada.

🎓 Continue aprendendo: clique aqui e aprofunde o seu conhecimento sobre omnichannel!

Finalmente, é importante que as campanhas de marketing em geral sejam mensuráveis e guiadas por dados. Para isso, busque usar ferramentas que geram dados relevantes que servirão de base para campanhas futuras.

Contato Inteligente: entregando experiências personalizadas ao usuário

De acordo com a Sercom, 64% dos brasileiros preferem ser atendidos nos canais digitais das empresas, e 41% dessas pessoas concluíram uma compra por meio de um serviço de mensagens em 2020, como mostra o estudo comissionado pelo Facebook IQ.

Então, da mesma forma como as marcas, nos anos 2.000, garantiram presença na internet por meio de sites, e nos anos 2.010 com experiências móveis e aplicativos, a próxima fronteira é a presença nos canais de mensagem

Afinal, as empresas precisam se comunicar com os clientes onde eles já estão – e onde querem, de fato, se relacionar com elas. Mas ter apenas presença não basta: é preciso ir além.

E é exatamente isso que o Contato Inteligente propõe: o próximo passo no relacionamento entre empresas e pessoas. 

Mas qual a diferença entre um chatbot e um contato inteligente? Veja abaixo:

Tabela comparativa: chatbots e contatos inteligentes

Vivemos na era em que cada vez mais empresas investem em marketing de experiência

E, para entregarem grandes experiências, as marcas precisam conversar, se relacionar e inclusive transacionar com as pessoas quando elas quiserem, e no canal que julgarem melhor. 

Portanto, o Contato Inteligente se revela como uma grande estratégia de diferenciação na Economia da Experiência não apenas porque garante a presença das marcas nos principais canais de mensageria – mas também, e principalmente, porque permite a evolução constante da comunicação e relacionamento, como veremos a seguir.

Como fazer uma estratégia de branding usando chatbots

Take Blip tem como propósito permitir que empresas conversem com clientes de forma personalizada. Pensando nisso, a ideia de comemorar o dia das mães, em 2020, foi levar essa experiência ao público.

Diante do contexto da pandemia, Take Blip entendeu que alguns filhos e filhas não estavam perto de suas mães para comemorar. 

Pensando nisso, criamos uma ação para proporcionar experiências personalizadas, no canal de mensagens que todo mundo usa para se comunicar com a família: o WhatsApp.

A partir de uma simples conversa com um contato inteligente, as pessoas compartilhavam mensagens e momentos marcantes vividos com as mães. O resultado foi mais de 40 mil vídeos personalizados que impactaram mais de 100 mil pessoas.

Com essa ação, Take Blip conseguiu se aproximar dos consumidores, mostrando o que faz de melhor: comunicação personalizada.

Pontofrio

Assim como Take Blip, a rede de varejo Pontofrio criou uma ação de marketing para encantar e se aproximar do público mais jovem. 

Usando o canal de mensagens do Facebook Messenger, o Pontofrio publicou dicas e frases que eram códigos secretos. As tentativas para envio do código eram livres e feitas via chatbot da marca no Messenger. Quem acertasse, ganhava produtos entre os mais desejados das lojas da rede.

Em números, a campanha teve mais de 10 milhões de mensagens trocadas e 200 mil pessoas se comunicaram com a marca, conquistando novos clientes para a empresa.

Casas Bahia

A rede de varejo Casas Bahia criou o contato inteligente Bahianinho e fez uma ação para divulgar as promoções da Black Friday no canal Facebook Messenger. 

A estratégia de branding fez tanto sucesso, que o Bahianinho se tornou muito mais que um canal de vendas, o contato inteligente se tornou uma estratégia de engajamento da marca. 

Em números, mais de 77 mil pessoas aproveitaram as novas funcionalidades na Black Friday de 2017. Além disso, a campanha movimentou mais de 36 milhões de mensagens e gerou aumento nas vendas da Casas Bahia.

Take Blip: a melhor solução em contatos inteligentes

Se chegou até aqui, já sabe que usar chatbots como estratégia para o fortalecimento da marca é uma opção inovadora. Além disso, sabe da importância de se comunicar com o público pelos canais que ele mais usa. 

Agora é hora de conhecer Take Blip, a melhor solução para criar, gerenciar e publicar chatbots e contatos inteligentes.

Com a plataforma Blip você terá todo o suporte que precisa para colocar em prática tudo que viu neste artigo. O melhor? Você não precisa ser expert em programação!

Clique aqui e converse agora mesmo com a nossa equipe. Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e começarmos a otimizar o atendimento e a estratégia de branding da sua empresa!

Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria