Um chatbot pode conversar com seus usuários por diversos caminhos, como o Facebook Messenger e o WhatsApp. O que define os canais de publicação de chatbots é a estratégia de cada empresa.

Neste contexto, a plataforma Blip tem integração com diferentes canais de mensagens, permitindo que cada empresa decida onde quer conversar com seus clientes.

A ideia de hubs de integração é tornar a experiência com chatbots mais personalizada. Assim, além dos recursos já presentes na plataforma, você poderá adicionar integrações com diferentes objetivos.

Por exemplo, integrar o chatbot ao CRM, utilizar inteligência artificial, aprimorar processo de vendas, analisar dados etc.

E dessa vez, vamos falar sobre o hub de canais e qual a sua importância para quem pretende lançar um chatbot.

Conversamos com Rafael Pacheco, developer advocate da Blip, que falou mais sobre esse grande diferencial. Confira!

As vantagens de um hub de canais

Para um chatbot conseguir conversar com o seu público, é importante estar presente nas plataformas que essas pessoas utilizam regularmente. E normalmente será mais de uma.

Um chatbot focado em vendas externas, por exemplo, precisa existir tanto no site da empresa como em aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Da mesma forma, um bot que conversa sobre processos de trabalho em uma indústria certamente fará mais sentido nas ferramentas internas da organização.

Com a Blip, um usuário não precisa desenvolver seu chatbot pensando apenas em um único canal de publicação. É possível criar todo o fluxo de conversas e detalhes na plataforma e configurar com agilidade quantos canais quiser no hub.

“Cada canal tem uma configuração diferente. No Facebook, por exemplo, é preciso escolher uma página que estará associada ao bot. É um clique. Já no Telegram, é preciso criar um bot na plataforma e depois associá-lo ao Blip”, explica Rafael.

A versatilidade proporcionada pelo hub garante sempre uma fácil integração com múltiplas plataformas e o gerenciamento centralizado da evolução do software.

Canais de publicação de chatbots integrados à plataforma Blip

Hub de canais de publicação de chatbots da plataforma Blip

Hoje, o hub de canais da Blip oferece a integração simplificada com 12 serviços diferentes.

Novas integrações são adicionadas conforme a demanda de clientes e a movimentação do mercado. Os canais de publicação de chatbots atuais são:

WhatsApp

O WhatsApp é, hoje, o aplicativo mais popular no Brasil e está entre os mais utilizados no mundo. Blip é parceira oficial da Meta, o grupo do qual o WhatsApp faz parte, e garante que a integração aconteça com segurança.

Para quem quer um chatbot com alcance vasto de público, o WhatsApp é praticamente obrigatório. Afinal, o app já conta com vários recursos focados em ajudar empresas a se comunicarem com clientes.

Leia mais: Chatbot para WhatsApp: como funciona e como criar um

Instagram

Muita gente usa o Instagram para encontrar e conversar com empresas de todos os tipos. Por isso, a rede social pode ter um chatbot cuidando de toda a comunicação pelo canal.

Na prática, a integração entre o Blip e o Instagram acontece de maneira simples, podendo também ser integrada ao WhatsApp.

Apple Messages For Business

Apple Messages For Business é o recurso de mensagens nativo da Apple. Todos os usuários de iPhone já têm acesso a essa ferramenta.

Para muitas empresas, implementar um chatbot no Apple Messages For Business pode ser uma boa forma de se comunicar com clientes. Por exemplo, é possível criar um perfil oficial da empresa e conversar via mensagens de texto, áudio, imagens etc.

Google RCS

O Google RCS (Rich Communication Services) é uma tecnologia de mensagens avançada desenvolvida pelo Google.

Ela oferece recursos além das mensagens tradicionais de SMS, incluindo bate-papo em grupo, compartilhamento de mídia, leitura de recibos e indicadores de digitação em tempo real.

Similar a outros aplicativos de mensagens, um chatbot para Google RCS pode ser um aliado na comunicação, principalmente entre empresas e pessoas que utilizam celulares Android.

Microsoft Teams

O Microsoft Teams é uma plataforma de colaboração e comunicação da Microsoft para empresas e organizações. Com recursos como bate-papo em grupo, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de arquivos e integração com o Office 365, ele facilita a colaboração remota.

Um chatbot para Microsoft Teams pode atuar respondendo perguntas de forma rápida e enviando comunicados diretamente aos funcionários.

Facebook Messenger

O Facebook Messenger é uma das plataformas mais amigáveis para chatbots e também uma das mais acessadas. Afinal, todo usuário do Facebook pode acessá-la. A integração entre Blip e Facebook Messenger é tão simples, que só não compensa usar se o público do chatbot não se adequar à ferramenta.

Inclusive, fizemos um comparativo entre WhatsApp e Messenger para ajudar na sua estratégia. Vale a pena conferir! 😉

Leia mais: Chatbot para Facebook: o que é, como criar e dica de plataforma GRÁTIS

Workchat (Workplace)

O Workchat é uma espécie de Facebook Messenger profissional. Na verdade, ele faz parte do Workplace, que também é do grupo Meta, e é a versão corporativa do Facebook.

Na prática, essa rede funciona como uma poderosa ferramenta de comunicação interna e tem vários utilitários que potencializam a gestão. No caso do Workchat, a comunicação entre funcionários pode ser facilitada por bots, que tiram as dúvidas e conversam sobre assuntos específicos.

Telegram

Preferido por algumas pessoas, o Telegram é um concorrente do WhatsApp que conta com algumas funcionalidades diferentes, mas no geral cumpre o mesmo papel.

Além de ser uma plataforma com um bom número de usuários, é relativamente fácil criar um chatbot nela.

Leia mais: Criando chatbots para Telegram

SMS

Mensagens de celular ainda são muito utilizadas, especialmente na comunicação entre empresas e pessoas físicas. O Blip permite a integração do seu chatbot com dois serviços diferentes de SMS, dando liberdade de escolha para quem desenvolve.

E-mail

Outra opção é a possibilidade de criar um chatbot que se comunica por e-mail. Apesar de não ter tanta agilidade como um app de bate-papo, o e-mail é amplamente utilizado e pode ser a escolha certa para bots com menos interações.

Blip Chat

Blip Chate é uma ferramenta de mensagens que pode ser integrada em qualquer site ou aplicativo de celular. Para quem quer um chatbot atendendo clientes diretamente na página da empresa ou dentro dos apps, essa é a solução mais simples e efetiva.

Google Business Messages

O Google Business Messages é uma plataforma de comunicação desenvolvida pelo Google, que permite que as empresas se conectem com seus clientes de forma rápida e conveniente.

Essa ferramenta é integrada com o Google Maps e a pesquisa do Google. Assim, os usuários encontram facilmente informações sobre empresas e iniciam conversas instantâneas com elas.

As empresas podem responder a perguntas, fornecer suporte ao cliente, agendar compromissos e até mesmo realizar transações, tudo por meio dessa plataforma, oferecendo uma experiência de atendimento personalizada e eficiente.

Além da publicação: compare canais diferentes

O hub de canais de publicação de chatbots do Blip é útil não só para agilizar a publicação do chatbot em múltiplos canais.

Como é possível rodar o software em vários locais diferentes ao mesmo tempo, fica fácil comparar as opções e entender melhor as diferenças entre o público do Messenger e o do Telegram, por exemplo.

“Nem sempre o melhor para o chatbot é o mais popular. E com o hub de canais, as pessoas podem testar a vontade e descobrir onde estão os seus melhores clientes, comparando interações e dados”, avalia Pacheco.

Assim como os outros hubs do Blip, o de canais de publicação é uma ferramenta que permite que a personalização e aprimoramento contínuo do chatbot. E como o próprio Blip continua em evolução, a tendência é que isso só melhore com o tempo.

Agora que já conhece os canais disponíveis para integrar ao Blip, que tal conhecer mais da nossa plataforma? Confira o post completo e aprenda mais sobre a melhor plataforma de chatbots do mercado!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito