Os melhores resultados de um chatbot só são alcançados se ele estiver em constante evolução. Apesar do esforço na criação, é o contato com o público que vai testar a eficácia das funcionalidades.

Para alcançar isso, precisamos obter e analisar dados confiáveis sobre as interações dos usuários com o bot. Isso nos ajudará a identificar áreas de melhoria e também o que está funcionando bem e pode ser replicado.

O Hub de analytics do Blip tem várias ferramentas que podem ser usadas nos chatbots criados na plataforma. Rafael Pacheco, especialista em chatbots, falou sobre a importância do hub de Analytics no Blip durante uma conversa com a gente. Confira!

Métricas de chatbot – escolhas inteligentes

Ao criar um software, a equipe precisa tomar decisões que afetam a usabilidade e os resultados do produto. Isso inclui desde a posição de um botão até o raciocínio lógico para inserir informações em um banco de dados.

Em um chatbot, isso não é diferente. Cada fala e caminho da conversa deve ser uma escolha que considera as funções, o público e objetivo do bot.

E nem sempre é fácil tomar essa decisão, especialmente antes do produto entrar em contato com o cliente final.

As ferramentas de analytics do Blip são importantes para dar uma visão dos resultados atuais de um chatbot e permitir que os desenvolvedores o aperfeiçoem.

Boas decisões são sempre aquelas tomadas com base em dados confiáveis. Se uma escolha é feita sobre uma informação imprecisa, é bem provável que ela também esteja errada. Portanto, a fonte e o manejo dessas métricas é um fator muito importante para a evolução de um chatbot.

“Isso é tão importante que a plataforma já conta com uma ferramenta própria de análise de dados, um pouco mais simples. Mas, para quem quer mais, é possível integrar às melhores do mercado pelo hub de Analytics no Blip”, explica Rafael Pacheco.

📈 🤖 Ferramenta grátis: Calculadora de taxa de conversão de chatbots

O funcionamento do hub de Analytics do Blip

O Blip é uma plataforma completa que oferece tudo que é necessário para a criação de um chatbot. Existem empresas especializadas em Analytics que podem ser úteis para analisar métricas de interação e obter a melhor performance possível.

“Assim como os canais e a inteligência artificial, o hub de Analytics oferece um cardápio de opções para quem desenvolve. Assim, é possível integrar e utilizar a ferramenta que preferir, ou até mais de uma delas ao mesmo tempo”, avalia Pacheco.

O administrador pode ter preferências diferentes para ferramentas e recursos. Por exemplo, ele pode gostar de um gráfico de conversas em uma ferramenta específica, mas preferir análises em outra.

Pode ser útil usar várias ferramentas para analisar dados e obter informações mais completas para melhorar o chatbot.

“Para se integrar com todas essas soluções, o Blip coleta os dados e envia as informações para as ferramentas de análise. Isso é feito sempre que uma mensagem chega ou sai do chatbot ou quando um evento é gerado no bot”, aponta Pacheco.

🚀🚀Saiba mais: API – conceito, exemplos de uso e importância

As soluções do Hub de Analytics do Blip

Hub de analytics do Blip

O Blip tem um marketplace de integrações. Ao construir um chatbot, você pode escolher o que for melhor para a sua estratégia.

Na área de desenvolvimento, às vezes é preciso escolher entre um produto personalizado e uma ferramenta rígida. O produto personalizado leva mais tempo para ser feito, enquanto a ferramenta rígida economiza dinheiro no desenvolvimento com APIs prontas.

A estrutura de hubs do Blip permite aos usuários desenvolvedores da plataforma o melhor dos dois mundos. A customização dos chatbots é feita com simplicidade e agilidade, já que existem múltiplas opções de integração com as melhores ferramentas do mercado.

Conheça as soluções de analytics do Blip:

Chatbase

O Chatbase é como o Google Analytics para chatbots. A ferramenta é uma nova criação da gigante de buscas e a cada dia apresenta novas funcionalidades. Ela foi desenvolvida na incubadora interna da empresa.

O Blip foi um early adopter do Chatbase e já conta com uma vasta experiência no uso dessa solução. Além de uma interface simples, o Chatbase também disponibiliza métricas como usuários ativos, sessões e retenção em um painel gráfico de fácil compreensão.

🚀🚀Leia também: Análise de dados e métricas: como impactam nas tomadas de decisões?

Botanalytics

Botanalytics é uma ferramenta com inteligência artificial integrada de analytics para bots. A plataforma junta informações de interações e conversas em tempo real para ajudar as equipes a entenderem os feedbacks e melhorar os bots.

Também ajuda projetos com ferramentas de segmentação, tracking de objetivos, entre outras.

Dashbot

Além de oferecer métricas tradicionais, o Dashbot é uma solução que avalia dados específicos de interações conversacionais. Por exemplo, mensagens e intenções mais comuns, efetividade do processamento de linguagem natural (NLP), caminhos de interações e muitas outras funcionalidades.

Além disso, é possível acompanhar dados ao vivo e comparar o desempenho de um bot em diferentes canais, além de configurar alertas e gatilhos baseados em dados.

🚀🚀Leia também: Métricas para chatbots: quais taxas acompanhar e por quê?

RD Station

Muito mais que uma ferramenta de Analytics, o RD Station é uma plataforma para automatização e gerenciamento do marketing digital da empresa. E com a integração do Blip, fica fácil configurar como dados e métricas coletados por bots poderão ser utilizados na prática.

Novas soluções são acrescentadas aos hubs do Blip sempre que necessário. Mas, além disso, é possível enviar dados coletados no chatbot para outras aplicações externas com simplicidade com webhooks.

Blip é uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Temos uma equipe de especialistas prontos para ajudar empresas a terem conversas que gerem resultados com seus clientes.

🚀🚀🚀Fale com a nossa equipe e comece a explorar todo o potencial do Blip!🚀🚀🚀

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito