Conheça o conceito por trás de Inbot Marketing e aprenda como aumentar os resultados de sua empresa.

O que você faz quando o gráfico dos seus resultados aponta para baixo: respira fundo e espera normalizar ou se dá conta de que precisa inovar?

Se a resposta for a segunda opção, parabéns! Chegou a hora de batermos um papo sobre Inbot Marketing.

Hoje, boa parte da concorrência está alinhada às novas tecnologias, principalmente porque descobriu que a automação é a melhor alternativa para otimizar processos, reduzir custos, motivar a equipe e melhorar o atendimento ao cliente.

Nesse caso, você tem dois motivos para abandonar velhos hábitos e buscar soluções modernas: não ficar para trás e atender às expectativas do consumidor, que está completamente seduzido pela praticidade.

No post de hoje, confira o que o Inbot Marketing pode fazer para a sua marca engajar pessoas e, assim, vender mais. Continue a leitura!

Entenda o que é Inbot Marketing

Imagem para ilustrar inbot marketing

Se você se confundiu com Inbound Marketing, saiba que o trocadilho é proposital. O termo foi criado por Take para representar o uso do chatbot como um canal direto com o consumidor dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Logo, podemos também usar o termo chatbot marketing.

Muitas vezes, o chatbot tem um potencial maior que o e-mail quando se trata de relacionamento com o cliente. Isso acontece porque a interação é em tempo real e acontece dentro de uma interface que já é amigável ao consumidor.

Dificilmente as pessoas dizem o que querem ou passam um feedback no corpo de um e-mail.

Com isso, a opção mais efetiva é manter um diálogo em forma de texto ou voz, quando a resposta chega imediatamente — tanto para quem envia quanto para quem recebe.

Como o chatbot marketing funciona?

Imagem para ilustrar chatbot marketing

O Inbot Marketing roda todo o funil de vendas dentro de um chatbot: atração, captação e nutrição são feitas sem a necessidade de pedir o endereço eletrônico do usuário.

Pelo canal mais utilizado ser o WhatsApp Messenger, as campanhas de geração de tráfego não são feitas para o site, mas para o próprio WhatsApp.

Em vez de entrar no site, passar por todo o processo e deixar o contato para, só depois, fazer parte do fluxo de nutrição, o lead entra no aplicativo e inicia a conversa com a sua empresa. Esse processo é conhecido como opt in.

Leia também: Opt-in do WhatsApp: 1º passo para integração com API do WhatsApp Business

Dessa forma, o sistema registra o contato do usuário já naquele momento. Isso permite enviar notificações push, conteúdos que vão fazer com que ele caminhe pelo funil de vendas, notícias, pesquisas e atualizações de produtos.

Ou seja, em uma única conversa, é possível captar todas as informações de uma vez. Dentro do aplicativo, a pessoa encontra várias informações que também estão disponíveis no site — no Inbound Marketing, seria preciso fazer uma ação externa para levar o cliente até o site.

Acontece que, sem o e-mail, fica impossível se relacionar com ele novamente. Com o chatbot, acontece o contrário: o primeiro contato já é o bastante.

Conheça os motivos para usar o Inbot Marketing na sua estratégia

Imagem para ilustrar inbot marketing

Como você sabe, a jornada de compras do cliente atravessa diversas etapas. Para ser um procedimento bem-sucedido, a pessoa precisa cadastrar o endereço de e-mail quando chegar ao seu site — caso contrário, todo o investimento é desperdiçado.

Com o Inbot Marketing, é possível acelerar esse processo. Por meio de uma conversa no chatbot, você já pode conseguir informações necessárias: e-mail, data de nascimento, localização etc. Isso agiliza o tempo da conversão.

Enquanto as ações de Inbound Marketing mandam o cliente para o site, Facebook ou landing page e fazem contato por e-mail, o Inbot oferece uma experiência mais natural para o usuário por meio de um canal único de contato.

Ainda, o usuário não precisa baixar mais um aplicativo que vai consumir a memória do celular dele. Ao mesmo tempo, você consegue fazer uma comunicação ativa desde o primeiro momento em que ele interagir com a sua marca.

Isso abre um leque de possibilidades de engajamento porque, veja bem: hoje, ninguém quer perder tempo. O chatbot integrado ao Messenger representa um enorme avanço na produtividade. Quem não gosta de ser atendido no mesmo instante em que entra em contato?

Além disso, essa ação representa mais um passo na otimização da gestão de redes sociais. Isso porque você pode gerenciar posts, compartilhamentos, anúncios e chat — tudo na mesma plataforma.

Veja em que situações o Inbot Marketing pode ser aplicado

A aplicação do Inbot Marketing pode acontecer em diferentes situações. Com um chatbot inteligente, você vai ser capaz de gerar leads com mais facilidade. As suas campanhas de marketing serão mais eficientes, uma vez que é possível coletar mais informações sobre o cliente além do tradicional endereço eletrônico.

A posse desses dados vai ajudar a mapear o perfil do público de um jeito mais consistente e isso também vai ser vantajoso na hora de fazer a segmentação dos anúncios para atingir a audiência certa.

Outra utilidade do Inbot Marketing é que ele pode ser um canal direto de vendas. A interação é bem dinâmica, com construções de diálogos bem elaborados, variação de respostas, sistema de autoaprendizagem, envio de imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de arquivo.

Além das situações apresentadas, você pode usar essa tecnologia para fazer pesquisas de satisfação. O mais bacana é que dá para dispensar formulários e criar uma enquete bem simples para que o usuário responda com apenas alguns cliques.

Imagem para ilustrar inbot marketing

Conclusão

Até aqui, você aprendeu os conceitos por trás de Inbot Marketing. Além disso, pôde ver alguns exemplos de como colocar em prática e otimizar a jornada de compra dos seus clientes.

Mas o primeiro passo para o sucesso do chatbot marketing é a criação de um chatbot ou contato inteligente. Afinal, será com essa ferramente que os clientes vão interagir e finalizar as compras.

Quer saber mais? Blip é a melhor solução para o seu atendimento se tornar mais interativo, personalizado e instantâneo. Entre em contato com a gente agora mesmo!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito