Após muita espera, o chatbot para Instagram finalmente chegou à plataforma! Para as empresas poderem fazer um atendimento escalável na rede social, é preciso ficar antenado e se preparar para mais essa feature.

Só tome muito cuidado! Não são todas as ofertas de chatbots que são confiáveis – e algumas podem ferir a política da plataforma. Você não quer perder sua conta, não é mesmo? 

Para que você não corra riscos, explicamos para você como ter uma automação no Instagram da sua empresa. Vamos nessa?

Instagram e chatbot: uma conquista a mais para o comércio conversacional

A API Messenger para Instagram foi anunciada pela primeira vez em outubro de 2020. O seu lançamento foi feito de forma beta, ou seja, liberada para algumas poucas empresas. Ainda assim, já deu para ter uma ideia das enormes possibilidades com a automação. Em junho de 2021, a novidade foi anunciada no F8 para todo o mercado!

É impossível não ficar empolgado, ainda mais se você lembrar que o Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram e que pelo menos 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa. Mas vamos com calma! Haverá fases para que todos possam se preparar:

  • Fase 1: contas comerciais do Instagram entre 10.000 e 100.000 seguidores (a partir de 2 de junho);
  • Fase 2: contas comerciais do Instagram entre 1.000 e 100.000 seguidores (estimado a partir de julho);
  • Fase 3: todas as contas de Instagram Business (estimado até final de setembro).

Sabe o que é melhor ainda? A Blip já está preparado para essa integração – e você pode falar com um dos nossos consultores aqui. 😉

“Então eu posso deixar a automação cuidar de tudo?”

Vai com calma! Uma das exigências para se ter um chatbot no Instagram é justamente não deixar tudo na mão do chatbot. Vamos explicar: não adianta nada deixar uma automação se não tiver um transbordo humano – ou seja, alguém para realmente ajudar caso as dúvidas não tiverem sido esclarecidas. 

É mais um motivo para você contar com o apoio da Blip nessa hora. Nossa plataforma conta com o Desk, que permite que múltiplos atendentes estejam disponíveis para ajudar os clientes. Você conseguirá responder todas as dúvidas sem precisar mudar de conta!

Voltando a falar dos benefícios do chatbot no Instagram, você consegue integrar as mensagens ao CRM e ao e-commerce e também gerenciar automaticamente todas as mensagens recebidas – no perfil, lojas e stories.

Alguns alertas para o Instagram da sua empresa

  • Apenas o usuário começa a conversa (nunca a sua empresa!);
  • É exigido que o chatbot tenha um caminho para falar com o agente humano; 
  • No canal apenas texto é suportado;
  • A política de uso é a mesma do Messenger.

O contato entre sua empresa e seu cliente em vários locais

A automação de marketing e de processos é uma realidade para as mais diferentes estratégias e já está presente em plataformas como Facebook Messenger, WhatsApp, Apple Messages for Business, Google Business Chat e outros tantos. Agora, também com o Instagram.

Por conta disso, você precisa de uma plataforma que consiga integrar tudo isso em uma só plataforma. Contar com a chamada thread infinita, análise de dados para conhecer melhor o cliente e ainda contar com agilidade na implementação é só com a Blip! 

Não perca tempo e se prepare para ter um chatbot no Instagram!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito