Quem nunca ligou para uma central de atendimento e foi atendido sempre pela mesma voz?

A gravação faz perguntas simples, como o assunto que você deseja tratar e basta falar em vez de usar as teclas do telefone. Essa solução tem seus problemas, mas agiliza vários processos e é um dos exemplos mais básicos de atendimento ao cliente inteligente.

Sistemas mais complexos utilizam inteligência artificial no atendimento ao cliente, resolvendo um problema de maneira autônoma, sem ajuda de um funcionário.

Quando assistimos a certos filmes e seriados, vemos aplicações de inteligência artificial bem mais desenvolvidas.

Então como será que a tecnologia de atendimento ao cliente tem avançado nesse sentido?

Continue lendo, pois inteligência artificial no atendimento ao cliente é o assunto do nosso post de hoje!

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma revolução tecnológica que tem transformado nosso mundo de maneiras fascinantes.

Em sua essência, a IA se refere à capacidade de sistemas de computador aprenderem e executarem tarefas que, até então, eram exclusivas do intelecto humano.

Mas isso não significa que temos máquinas substituindo completamente as capacidades e emoções de uma pessoa. Essa visão equivocada ganhou força, sobretudo, devido à influência de obras de ficção científica no imaginário das pessoas.

Sendo assim, confira abaixo algumas das aplicações em AI que, de fato, temos hoje:

  • carros autônomos e com funções de prevenção de acidentes;
  • assistentes pessoais que entendem a linguagem natural, como Google Now e Siri;
  • serviços de atendimento ao cliente por aplicativos de mensagens — os chatbots;
  • aplicativos de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT.

Aplicações da inteligência artificial no atendimento ao cliente

Os chatbots no atendimento representam a principal tendência no uso de inteligência artificial no atendimento ao cliente. Com eles, você consegue automatizar certos tipos de interação com o seu público por meio de aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger e o Telegram.

Isso representa novas possibilidades de como melhorar o atendimento ao cliente e reduzir custos da empresa!

No início de uma conversa, esses “contatos inteligentes” oferecem algumas opções de como eles podem ajudar o consumidor, mas os mais sofisticados conseguem ir além.

Eles compreendem solicitações simples e estão preparados para respondê-las. Se um chatbot não conseguir lidar com a requisição, ele deixará claro que um atendente continuará com a assistência.

Algumas aplicações de inteligência artificial no atendimento ao cliente são:

  • Suporte ao cliente;
  • Marcação de horários;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Recomendações personalizadas de produtos ou serviços;
  • Acompanhamentos pós-vendas;
  • Envio de boletos e documentos;
  • Cobranças e informações financeiras
  • e muito mais!

Inteligência conversacional no atendimento ao cliente

A inteligência conversacional está revolucionando a forma como as empresas interagem com seus clientes. Quem nunca ouviu falar de ferramentas como ChatGPT e Google Bard?

Essa tecnologia utiliza chatbots, assistentes virtuais e análise de linguagem natural para compreender e responder às consultas dos clientes de forma eficaz.

Ela não apenas automatiza tarefas rotineiras, mas também personaliza as interações, proporcionando respostas rápidas e relevantes.

Ao adotar a i.a. conversacional, as empresas melhoram a eficiência, reduzem custos operacionais e mantêm um atendimento disponível 24/7.

Os clientes, por sua vez, desfrutam de respostas instantâneas e uma experiência mais personalizada, fortalecendo os laços entre eles e a marca.

Em resumo, a inteligência conversacional está moldando o futuro do atendimento ao cliente, oferecendo benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores. Confira mais alguns benefícios da implementação de i.a. conversacional no atendimento ao cliente.

Principais vantagens da inteligência artificial no atendimento

Os chatbots são ótimos nas situações de rotina, em que não é necessário ter uma pessoa tirando dúvidas ou auxiliando o consumidor. Dessa forma, os atendentes podem dedicar o seu trabalho para demandas mais complexas.

Quem entra em contato com um chatbot não precisa esperar por atendimento e pode trocar mensagens a qualquer momento. Ou seja, o atendimento se torna disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Sem contar que não é preciso baixar um aplicativo específico da empresa, por exemplo, já que a interface é toda pelo chat.

Todas essas vantagens da plataforma de chatbot favorecem tanto as organizações quanto os clientes. Ao atender mais pedidos sem contratar mais funcionários, a empresa economiza dinheiro.

E, ao mesmo tempo, os usuários podem usufruir de uma experiência de atendimento mais fácil e ágil.

E aí, notou como a inteligência artificial no atendimento ao cliente é de uma importância? Agora é só colocar em prática para saber como melhorar o atendimento ao cliente e reduzir custos!

Coloque inteligência artificial + atendimento na prática com os chatbots!

Uma forma de ver a inteligência artificial no atendimento ao cliente na prática é aplicando os chatbots no seu negócio. Então, dê uma conferida na nossa solução de chatbots.

Blip possui tecnologias compatíveis com diversas plataformas e aplicativos de redes sociais.

Nosso objetivo é ajudar sua empresa a oferecer a melhor experiência aos seus clientes enquanto otimiza seus processos. Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações processos organizacionais.

Não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

Gostou desse artigo sobre inteligência artificial no atendimento ao cliente? Que tal transformar o atendimento de sua empresa?

Fale com a nossa equipe e descubra as soluções Blip para a sua empresa!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀