Você sabe o que é bot e como funciona essa tecnologia? Aprenda de uma vez por todas e descubra os passos para criar um.

Bot é uma abreviação da palavra em inglês robot, ou robô, em português. Neste contexto, os bots são softwares programados para realizar tarefas, o que acontece por um processo chamado RPA. (robotic process automation) 

De modo geral, podemos definir um bot se olharmos seus comandos RPA, o que chamamos de script. Por exemplo, os bots de motores de pesquisa, como o Google, possuem um script de comandos para “vasculhar” a internet como se fossem aranhas, enviando informações para os buscadores. 

Da mesma forma, existem bots programados para gerar spam, como aqueles e-mails indesejados que recebemos, ou até mesmo bots de atendimento, como os chatbots que você pode desenvolver usando o Blip, e por aí vai. 

Se são bons ou ruins, você descobrirá ao longo do texto. Mas já adianto: robôs são apenas uma ferramenta programada por humanos. Portanto, as ações maliciosas envolvendo bots, geralmente são feitas por hackers e pessoas mal intencionadas. Neste texto, vamos focar no potencial dos robôs, ou seja, o que eles fazem de bom para a humanidade. 

Antes do próximo tópico, vale lembrar que os primeiros robôs foram criados no início da década de 1950, pelo cientista George C. Devol. Na época, ele havia criado o programa “Unimate”, mas sem muito sucesso no mercado.

Como os bots funcionam?

O que é Bot - imagem

Normalmente, os bots possuem um gatilho que os fazem funcionar. Na prática, é mais ou menos a palavra de ativação de alguns assistentes virtuais, como a Alexa. Esse tipo de comando pode variar entre palavras, ações ou eventos, como uma mensagem enviada em redes sociais. 

Uma vez que são ativados, os bots começam a se comunicar e realizar as ações para as quais são programados. Simples assim, eles podem fazer tudo por meio de automação, inteligência artificial e machine learning. 

Chamamos de automação o processo de realizar tarefas sem a intervenção humana. Enquanto isso, a inteligência artificial é a simulação da inteligência humana, podendo fazer com que robôs compreendam estímulos visuais, sonoros ou até mesmo textos. 

Já machine learning, de forma resumida, é a habilidade de extrapolar os padrões definidos e literalmente aprender a partir dos dados. ]

Na prática, é mais ou menos o que faz um Contato Inteligente, na medida em que interage com os usuários. Em pouco tempo, as empresas podem ter atendentes virtuais completos, capazes de levar o relacionamento com cliente a outro patamar. 

Por fim, esses processos são realizados por um bot de forma lógica, com entradas e saídas bem definidas pela programação. 

Afinal, os bots são bons ou ruins?

O que são bots - imagem

Como já mencionamos acima, os bots podem ser programados tanto para o bem quanto para o mal. O que vai definir se são bots legítimos ou maliciosos é, na verdade, a ação humana por trás de cada robô. 

Enquanto alguns bots espalham spam e links maliciosos, outros fazem uma grande diferença em nossas vidas. Para este texto, vamos focar nos bots do bem. Afinal, são eles as grandes estrelas deste artigo. 

O que são bots legítimos – alguns exemplos 

Alguns bots são verdadeiros e são criados para melhorar o desempenho e a experiência das pessoas na internet. 

Chatbots

Os chatbots são robôs programados para simular conversas humanas, seja por texto ou até mesmo por voz. Geralmente eles cumprem papéis como:

  • responder perguntas frequentes;
  • atendimento ao cliente;
  • captação de leads;
  • pós-vendas;
  • entre outros. 

Uma característica dos chatbots é que eles podem ser programados e implantados em diferentes canais. Portanto, é comum vermos chatbots no WhatsApp, Facebook Messenger, SMS e Instagram. 

Leia mais: Chatbot: o que é, como funciona, benefícios e cases

Web Crawler Bots

Também conhecidos como spider bots ou robôs-aranha, esses bots são programados para pesquisar toda a internet rapidamente, identificando e indexando os conteúdos que encontram. 

O resultado é colocar toda essa informação em um motor de busca, como o Google. Logo, quando você digita alguma pergunta para um buscador, os crawlers são os responsáveis por encontrar os resultados. Quanto mais potente, mais resultados ele é capaz de indexar, em menos tempo. 

Scraper bots

Assim como os robôs do Google conseguem rastrear a internet atrás de conteúdo, os web scraper bots são programados para rastrear e levantar dados pela internet. 

Muitas vezes, os scrapers vasculham bases de dados públicas na internet, como redes sociais, sites e outros serviços online. Além disso, podem ser usados para verificação de plágio, em casos de conteúdo online. 

Shopping bots

Se os chatbots são capazes de conversar de forma automatizada, os shopping bots conseguem automatizar alguns processos de compra online. Isso quer dizer que esses robôs podem vasculhar as melhores ofertas e até mesmo automatizar o pagamento. 

Um uso bem comum de robôs de compra é justamente para fazer compras em massa de algum produto, logo depois de seu lançamento. Mas atenção: essa prática é considerada ilegal em alguns países! 

Bots monitores

Com um nome desses, até parece que somos monitorados o tempo todo. Na verdade, para explicar o que é um bot monitor, é preciso entender um pouco sobre o funcionamento de um site ou página da internet. É neste contexto que os monitor bots trabalham, procurando falhas, bugs, ameaças… enfim, são eles quem denunciam qualquer erro em alguma página da web, podendo até mesmo automatizar as correções. 

No vídeo abaixo, você vai aprender um pouco mais sobre os chatbots e o uso de inteligência artificial:

Como criar um bot?

Criar um bot pode parecer uma tarefa difícil, que exige muito conhecimento técnico. De fato, pode não ser tão simples assim. Mas a boa notícia é que a tecnologia já avançou o suficiente para existirem soluções inovadoras, capazes de ajudar muita gente a realmente criar um robô

Para este artigo, daremos o exemplo da criação de um chatbot. Afinal, é com essa solução que muitas empresas conseguem otimizar o atendimento e inovar a comunicação com seus clientes. 

Confira como criar um chatbot em alguns passos:

1- Crie um fluxo de mensagens

Antes de mais nada, os fluxos de mensagens são um grande “livro” que guarda todas as mensagens enviadas pelo chatbot. Muito além disso, esse fluxo é o que define a resposta que o chatbot dará a cada entrada. 

Nessa etapa, vale a pena conhecer bem o tipo de interação desejada, bem como as pessoas com quem o chatbot vai conversar. Depois, basta escrever todas as mensagens, pensando nas situações de uma conversa. 

Leia mais: Descubra dicas para construir fluxos de conversa!

2- Escolha uma plataforma de chatbots

Como já mencionamos acima, a tecnologia já avançou o suficiente para criar recursos muito úteis a quem quer criar um chatbot. Neste contexto, uma boa plataforma de chatbot terá tudo que precisa para construir um robô de conversa, desde os primeiros passos até a implementação. 

Muito além disso, uma boa plataforma permite gerenciar as conversas, mesmo que aconteçam em diferentes canais. 

Leia mais: Escolha a melhor plataforma de chatbots em 4 passos.

3- Defina os canais de comunicação

Os chatbots precisam de canais de comunicação para serem implementados. Um bom exemplo são as redes sociais, como o WhatsApp, Instagram e Facebook. 

Nessa etapa, é importante saber por onde o chatbot vai conversar com as pessoas. Se estiver usando o Blip como plataforma, esse caminho é bem claro. Do contrário, você precisará pesquisar por integrações entre os canais e o chatbot. 

Leia mais: Como escolher e gerenciar seus canais de atendimento

4- Publique seu chatbot

Depois de criar e testar o chatbot, o próximo passo é publicá-lo nos canais escolhidos. Atenção: dependendo dos canais escolhidos, você precisará de implementar APIs, principalmente se estiver usando uma plataforma de chatbots. 

O que é bot - imagem

Neste caso, o melhor a se fazer é optar por uma plataforma que auxilie em todos os aspectos da criação de um chatbot. Desde construir os fluxos, até realizar testes e, finalmente, as integrações. 

Finalmente, neste post pudemos aprender um pouco mais sobre o que são bots e como eles estão presentes em nossas vidas. Vimos, por exemplo, que há muitas possibilidades para essa tecnologia e que podem ser muito benéficas aos seres humanos. 

Por fim, aprendemos também alguns passos de como fazer um chatbot, o que pode ser uma tarefa mais simples do que imaginamos e até mesmo divertida.

Quer aprender mais sobre como os chatbots ajudam uma empresa a vender mais? Baixe o nosso ebook gratuito! 

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito