Aprenda o que é uma plataforma de chatbots e conheça 6 vantagens de usar essa ferramenta.

Desenvolver e gerenciar chatbots pode ser uma tarefa bem complicada para muita gente. Mas essa realidade pode ser um pouco diferente, especialmente se contarmos com uma solução completa e que deixa tudo mais prático: uma plataforma de chatbot.

Em geral, uma plataforma de chatbots tem todos os recursos necessários para desenvolver, gerir e até mesmo conectar todos os atendentes em um só lugar. Além disso, ela tem recursos para integrar outras plataformas e transformar a comunicação com os clientes em um diferencial.

Continue a leitura para entender melhor como funciona essa ferramenta de chatbot e quais são as suas principais vantagens. Confira!

O que é uma plataforma de chatbot?

Imagem para ilustrar plataforma de chatbot

Esse tipo de plataforma é um sistema que facilita a criação de chatbots e a sua integração a várias ferramentas e aos mais diversos tipo de serviços e canais, como redes sociais (WhatsApp, Facebook Messenger), soluções de pagamento, APIs e ferramentas para acompanhamento de métricas.

A ideia é que o usuário da plataforma possa criar o seu próprio chatbot — ou mais de um, se for necessário — por meio de uma interface amigável.

Além disso, também existem plataformas de chatbot com planos especiais para empresas, nos quais o serviço é contratado de ponta a ponta, e a empresa especializada constrói e gerencia os chatbots, fornecendo suporte e atendimento ao contratante.

Indo um pouco mais além, uma boa plataforma de chatbots se transforma em uma plataforma de conversas inteligentes, pois consegue unir o potencial das automações ao atendimento humano. Com isso, ela gera valor às equipes de atendimento.

Como funciona a plataforma de chatbot?

plataforma de chatbot: blip

Ao se cadastrar em uma plataforma de desenvolvimento de chatbots, o cliente terá acesso às opções de criação, que normalmente incluem modelos já prontos. Com eles, o usuário só precisa fazer algumas configurações de acordo com as suas necessidades e publicar o bot em canais como Facebook Messenger e WhatsApp.

Um exemplo é a plataforma Blip, na qual é possível escolher entre modelos predefinidos ou desenvolver o próprio bot manualmente, caso o usuário tenha experiência com programação.

Entre os templates disponíveis, há a possibilidade de criar um bot como uma interface para atendimento manual, fazer sub-bots para adicionar a um chatbot principal e cadastrar perguntas frequentes para que o bot responda de forma automatizada.

Entre os recursos dessas plataformas, um dos que mais facilita a construção de um chatbot é a capacidade de elaborar uma base de conhecimento, de modo a definir quais são as interações esperadas e as respostas que o bot deve oferecer.

Vale lembrar que, normalmente, o número de chatbots que você pode criar e o limite de mensagens trocadas pode variar de acordo com os planos da plataforma.

Quais são as vantagens da plataforma de chatbot?

Agora que já entendemos o que é plataforma de chatbots e como ela funciona, conheça seis das principais vantagens de usá-la como recurso:

1. Agilidade na construção dos bots

Imagem para ilustrar plataforma de chatbot

Como já explicamos, as plataformas podem facilitar a criação de chatbots por meio do uso de interfaces simples e intuitivas, em que, muitas vezes, só é necessário preencher os campos e arrastar e soltar os elementos.

Não é preciso programar rotinas de código e passar por procedimentos complicados de integração com os aplicativos de troca de mensagens — é o que o builder já permite fazer.

Se o seu bot não for muito complexo, você certamente conseguirá finalizá-lo e até mesmo disponibilizá-lo para o público em alguns passos.

2. Integração com outros serviços

Além de poder publicar o seu chatbot nos aplicativos de mensagens mais utilizados no mercado, com alguns cliques, você consegue conectar o chatbot a outros serviços da web.

Suponha que você deseje desenvolver um chatbot que auxilie nas vendas, fornecendo informações e recomendações dos seus produtos para os clientes.

Imagem para ilustrar plataforma de chatbot

Esse sistema também vai permitir que o consumidor faça uma compra via chat — algo viável por meio da integração com um gateway de pagamento para finalizar a transação.

Outros exemplos são ferramentas de análise de dados e a integração com módulos de inteligência artificial de terceiros, apesar de já haver plataformas que fornecem as suas próprias soluções nesse sentido.

3. Gestão de todos os bots em um único lugar

Para algumas empresas, é mais vantajoso criar chatbots distintos, separando-os por setores, finalidade ou, ainda, entre bots de uso interno e externo. Nesses casos, é fundamental que seja fácil gerenciar todos esses sistemas e que as configurações estejam acessíveis sempre que necessário.

Com uma plataforma de chatbots, todos eles ficam reunidos e organizados no mesmo ambiente e disponíveis para acesso rápido sempre que você precisar fazer alguma alteração.

4. Flexibilidade para atender as demandas de cada time

Dentro de uma empresa, também pode acontecer de equipes distintas terem, cada uma, os seus próprios interesses em relação aos chatbots.

Em situações como essa, é essencial que o gestor de TI tenha condições de conceder e gerenciar os acessos para colaboradores específicos que participam do projeto.

O mais apropriado, portanto, é que a plataforma dê ao responsável pelo chatbot o poder de adicionar os membros da equipe e escolher as permissões que eles terão para fazer alterações.

Dependendo das possibilidades da plataforma, fica a critério do gestor selecionar se os integrantes do time têm a autorização de visualizar, editar, ou se simplesmente não podem usar certos recursos do sistema — recurso conhecido como hierarquia de acessos.

5. Suporte da plataforma e da comunidade

Outra vantagem de usar essa ferramenta de chatbot é que você não estará sozinho nessa empreitada. As melhores plataformas contam com suporte especializado aos usuários e clientes. No caso da Blip, esse suporte fica disponível 24×7, o que garante uma resposta imediata a qualquer solicitação.

Além disso, oferecer documentações completas e fóruns em que colaboradores internos — ou mesmo outros participantes — esclarecem as dúvidas dos usuários são um requisito básico para uma plataforma de chatbot de qualidade.

6. Possibilidade de mensurar os avanços do bot

Imagem para ilustrar plataforma de chatbot

Uma boa plataforma certamente deve descomplicar a construção de um chatbot, mas são as realmente preocupadas com o sucesso do bot que contam com recursos para mensurar a sua evolução.

Ao examinar métricas como o número de mensagens enviadas e recebidas, quantidade de usuários ativos, tempo médio de resposta e uma análise de termos mais usados, por exemplo, é possível saber se o software está sendo útil para a sua audiência e gerando o engajamento esperado.

Imagem para ilustrar plataforma de chatbot

Diante de todos esses benefícios, podemos concluir que utilizar uma plataforma de chatbot é uma excelente alternativa para organizações que pretendem criar um canal de comunicação eficaz com os clientes. Ao mesmo tempo em que você e a sua equipe ganharão mais agilidade para criar um bot, seu público terá acesso a um recurso inovador e de alta qualidade.

Agora que você já sabe melhor sobre como funciona uma plataforma de chatbot e quais são suas vantagens, quer saber como utilizá-la no seu negócio?

Então fale com nossos especialistas e conheça a Blip. Juntos, vamos levar as melhores experiências de comunicação para você e seus clientes!

Leia mais:

Click to WhatsApp: do clique a venda

Qual é o impacto dos chatbots no mercado global de hoje?

Descubra como ganhar dinheiro com o seu chatbot!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito