Você já ouviu falar em Sistemas SAP? Sabia que é possível integrar e utilizar chatbots SAP? Conhece as vantagens de utilizar essas ferramentas de automação junto aos seus sistemas de gestão empresarial? 

Se sua resposta para alguma destas perguntas for NÃO, confira este artigo e fique por dentro do assunto! 

O que são Sistemas SAP?

O SAP é uma ferramenta e um software de Gestão Empresarial (ERP Enterprise Resources Planning), criado por uma empresa alemã homônima. Por isso, a sigla vem da palavra Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, em português, Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.

Ele é um dos maiores softwares empresariais do mundo, fornecendo soluções customizadas por meio de módulos para diferentes tipos de empresas e setores da indústria. 

O maior objetivo do sistema SAP é integrar todos os departamentos de uma empresa, fornecendo soluções que proporcionam praticidade na produção, fluidez na comunicação interna e agilidade na resolução dos problemas gerenciais diários.

O que é um Chatbot?

Um chatbot é um software utilizado para automatizar mensagens através de fluxos conversacionais. Ele é literalmente um robô para conversas, daí o nome “Chatbot”. Esses robôs podem atuar como assistentes virtuais para as empresas, tirar dúvidas de clientes, agendar consultas, gerar e qualificar leads. Existe uma infinidade de opções para o seu uso. 

Existem várias ferramentas de criação de Chatbots no mercado, como o BLiP, por exemplo. Através delas é possível definir como o “robozinho” vai se comportar e conversar com as pessoas, permitindo que ele se desenvolva por meio de Inteligência Artificial.

Integrá-lo ao sistemas de gestão que as empresas já costumam usar, como o SAP, por exemplo,  é extremamente útil para entender e analisar clientes e negócios. 

Quais as vantagens de SAP e Chatbots?

Criar e permitir esse tipo de disponibilidade de APIs e integração traz um grande número de oportunidades para os negócios, além de oferecer um amplo espaço para personalização.

As vantagens de se utilizar Chatbots para os negócios são muitas, mas vamos listar os principais benefícios de agregar o seu uso à ferramentas de gestão empresarial, como o SAP. Confira as principais:

  • Praticidade: Uma vez que a integração e o chatbot estejam criados e disponíveis, as informações trafegarão em ambos os sentidos, ou seja, o usuário poderá receber dados pertinentes em tempo real, assim como as respostas e informações fornecidas por ele podem suprir a base de dados no sistema gerencial. 
  • Automação: Através da integração SAP Chatbot é possível automatizar processos de gerenciamento e análise de contatos, suporte e geração de leads, por exemplo. Com ela pode ser possível reduzir bastante a necessidade de atendentes humanos e/ou processos manuais de cadastro ou acesso a informação.
  • Suporte melhorado: Uma das grandes vantagens do uso de Chatbots é prover um meio de suporte 24 horas e 7 dias por semana, através dos muitos canais de atendimento.  Permitir que o cliente tenha a melhor e mais personalizada experiência, como histórico de serviços e atendimentos, pode reduzir o seu nível de insatisfação com a empresa.

Como fazer a integração de sistemas SAP?

Seguindo como o exemplo o BLiP, que fornece uma grande quantidade de endpoints em sua API pública expostas em sua documentação oficial é possível exportar ou importar dados de conversa, contatos, atendimento e eventos para serem usados como insumos para ele ou outros sistemas. Acesse este link caso você precise entender o que é uma API, como utilizá-la e ver alguns exemplos práticos e úteis de seu uso.

O SAP também permite que esses dados sejam importados ou exportados de seu banco de dados. As informações necessárias para realizar qualquer tipo de integração e entender melhor o funcionamento (a nível técnico) do SAP podem ser encontradas em sua documentação, que pode ser acessada clicando aqui.    

Exemplo: Importando contatos do BLiP no SAP

Digamos que através do uso do SAP Chatbot, seja interessante que as informações de todo cliente que entrar em contato com o assistente virtual esteja disponível no módulo de CRM do SAP, de modo a garantir uma experiência mais personalizada para ele e uma visão mais ampla do negócio para o gestor. Para isso é preciso seguir alguns passos: 

  • Utilize a API do BLiP para exportar os dados dos contatos: através da extensão Contacts, utilizando o endpoint de Get contacts with paging é possível externalizar as informações de todos os contatos;
  • Salve os dados em um arquivo CSV: desenvolva uma lógica de programação que colete os dados através das requisições citadas no passo 1 e gere um arquivo .CSV baseado no modelo requerido pelo SAP. Mais informações, acesse este link;
  • Acesse o menu Contatos no SAP e a opção de importar um arquivo CSV: nesta etapa também é possível criar grupos de contatos para facilitar o gerenciamento dos clientes;
  • Selecione o arquivo em seu computador e pronto!

Claro que este é um exemplo de uma das muitas possibilidades que esse tipo de integração permite. Vale ressaltar que estudar as documentações dos sistemas concede conhecimento suficiente para realizar qualquer adaptação.

Caso tenha interesse, esta página mostra quais módulos e serviços do SAP são usados para cada tipo de atividade disponível, tal qual a API utilizada para recuperar e inserir dados neles. 

Gostou de conhecer ainda mais Sistemas SAP? Quer saber como o contato inteligente da Take pode ser decisivo em todo esse processo? Então acesse agora mesmo o nosso artigo “Como os chatbots podem ajudar a aumentar as conversões do seu negócio?”

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito