Ultimamente todas as empresas têm buscado formas diferentes de atrair e manter seus clientes, o principal objetivo é mantê-los engajados com a marca. Para isso, cada uma tem buscado os canais em que os clientes mais utilizam no seu dia a dia. 

Como não há como fugir da utilização da tecnologia para poder alcançar os clientes tem se ouvido falar cada vez mais de transformação digital e inovação

Uma das melhores formas que várias grandes empresas estão utilizando para auxiliar a interação e engajamento com seus clientes é a criação de chatbots. Essa verdadeira comunicação inteligente provê uma forma rápida e segura de iniciar o processo e fazer uma melhoria contínua do processo de transformação digital.

Ao ver o sucesso que a utilização de chatbots gera em uma determinada área, outros setores da empresa acabam tendendo a utilizar a ferramenta, fazendo com que a transformação digital se torne um processo desejado dentro da empresa. Por isso, muitas empresas começam com projetos pequenos e vão expandindo a atuação de chatbots ao longo do tempo.

Pensando nesse tema específico, preparamos esse artigo exclusivo falando um pouco sobre como os chatbots auxiliam na inovação de uma companhia. Confira:

Por que utilizar chatbots na transformação digital?

Para responder melhor esta pergunta, a separamos em 5 pontos:

1) Presença digital

Um dos principais motivos pelos quais os chatbots estão sendo utilizados na transformação digital das empresas é a presença digital.

Sua marca estará presente em todos os canais aos quais seus clientes acessam e passam várias horas diariamente, facilitando com que os interessados entre em contato.

2) Experiência de qualidade

Não basta estar presente nos canais, mas, sim, oferecer uma experiência de qualidade. Utilizando chatbots você pode literalmente conversar com seu cliente agregando uma sensação de proximidade e um contato direto.

3) 24 horas de atendimento

Como um chatbot não depende diretamente de alguém estar controlando as respostas dos clientes, é possível que você esteja presente a qualquer momento nesses canais.

Os usuários não dependerão mais  exclusivamente do horário de atendimento, ou de ter alguém para responder, já que algumas questões não são tão complexas e podem ser sanadas sem a intervenção de um suporte.

Isso também faz com que a necessidade do time de atendimento diminua na sua empresa, reduzindo também o custo.

Exemplo: Você pode inserir a opção de agendamento de consulta dentro do seu chatbot, tirando a dependência de alguém atender atenda ligações ou realize o agendamento das consultas.

4) Informações para sua tomada de decisão

Acúmulo de dados suficientes para melhorar rapidamente a forma como você se comunica com seu cliente.

Como todas as conversas são salvas em uma plataforma digital, existem ferramentas que possibilitam a criação de marcos na conversa, que identificam o ponto o que foi dito e que permitem o salvamento de alguns dados do cliente naquele momento.

Esses dados podem ser usados nas tomadas de decisão, tanto relacionados ao chatbot quanto para iniciativas da empresa.

Por exemplo: Sua empresa desenvolveu um chatbot para tirar algumas dúvidas dos clientes sobre distintos produtos. Você e sua equipe previram que os principais pontos a serem contemplados no chatbot deveriam ser preços e descrição de produtos.

Mas, após a análise das conversas com o chatbot, vemos que seus clientes querem saber sobre o seu horário de atendimento em lojas físicas. Assim é possível criar esta nova opção no seu chatbot, lembrando que essa análise pode ser feita semanalmente. O chatbot, então, será o que seus clientes querem e precisam.

Com base nos dados, você também terá condição de saber se está seguindo o caminho correto e corrigir rapidamente caso ocorra algo errado.

5) Feedback dos clientes

Por gerar proximidade você saberá o que os clientes pensam da sua marca!

Com um contato direto, com o cliente é mais fácil saber o que eles estão realmente pensando da sua empresa, dispensando aquelas pesquisas extensas e difíceis de fazer. Seus clientes naturalmente vão falar o que estão sentindo.

Quais os desafios?

Bom se você está pensando em utilizar um chatbot no processo de transformação digital da sua empresa, saiba que você precisa atender algumas premissas:

Seus processos precisam ser repensados para que sejam o mais automatizadas possível

O chatbot precisa de um ponto de contato com o seu processo, esse ponto de contato tem que ser um processo digital. Portanto, quanto mais processos digitais aconteçam na sua empresa, em menos tempo terá um chatbot com grande capacidade de aderência aos seus processos.

Importante saber por onde começar

Você não precisa começar um chatbot fazendo todas as ações de interface com seu cliente. O ideal é que se comece por uma pequena ação e vá aumentando ao longo do projeto. Comece por aquilo que seus clientes mais demandam de dúvidas ou de interação com sua empresa.

Análise os dados constantemente

Revisite os dados que estão sendo coletados constantemente para ter uma noção de qual será o próximo passo. Melhorias no processo e quais áreas devem passar por uma transformação digital podem ser escolhidas desta forma.

Esse conteúdo foi útil para você? A Take está pronta para auxiliar na transformação digital da sua empresa. Que tal estar nos canais onde seus clientes já estão? Fale agora mesmo com um consultor!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito