Aprimorar e atualizar as técnicas de como captar clientes é uma tarefa contínua, pois o mercado muda, o público muda, os canais de comunicação mudam e as empresas precisam acompanhar as transformações que acontecem, naturalmente.

Para isso, no artigo a seguir você encontrará 10 dicas e insights para estimular novas ideias e fazer com que o seu negócio cresça, atraindo e captando mais clientes. Vamos lá?

1. Estude o mercado constantemente

Um ponto fundamental quando se trata de como captar clientes é conhecer o seu mercado.

Provavelmente essa é uma tarefa que toda empresa faz, porém é importante que essa prática seja constante, porque, como mencionado no início desse texto, o mercado muda, novidades surgem, ferramentas e metodologias são atualizadas e esse ciclo de transformação não para. 

Portanto, vale sempre manter as suas pesquisas de mercado atualizadas, considerando o cenário geral, até mesmo em setores em que sua empresa não atua, porque os acontecimentos fora do seu segmento também influenciam em como captar clientes novos e manter os antigos

2. Conheça o seu público

Tão importante quanto entender sobre o mercado é saber qual é a dor do seu cliente, saber o que ele realmente precisa e entregar o seu produto ou serviço como uma solução adequada para o problema que ele identificou.

Este é o método usado no marketing de conteúdo, o qual: identifica um problema, mostra para o público que ele tem aquele problema ou aquela dor, oferece conteúdos úteis para ajudar a solucionar esse problema. Então, o leva por um caminho de instruções mais aprofundadas sobre o assunto em questão.

Depois de todo esse processo, finalmente, quando o seu possível cliente estiver ciente de tudo isso e entendido sobre o assunto proposto nessa jornada, o seu produto ou serviço é mostrado como um recurso certeiro para resolver o problema.

Mas essa, e qualquer outra estratégia de atração de clientes, só funciona quando a empresa conhece o público ou persona – como é chamada no marketing – o qual ela está conversando.

3. Comunicação com clientes atuais

Neste sentido, a comunicação com o seu cliente é um tópico que aparece como uma prática fundamental. Porque não existe jeito melhor de conhecer o seu público do que conversando com ele. 

Possivelmente, sua empresa já tem algum cliente ou alguns clientes ativos. Para elaborar um plano de como captar novos clientes, o ideal é analisar os seus clientes atuais e perceber, entre eles, quais são os clientes modelo.

Aqueles que são recorrentes na compra, que falam bem da sua solução, que têm identificação com sua marca etc.

Para isso, é preciso manter um diálogo com o seu consumidor, entender o que ele pensa sobre sua marca, quais são os principais diferenciais que ele percebe, enfim, uma conversa que vai gerar dados para uma boa estratégia de captação.

4. Tenha uma solução clara e definida

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes as empresas se perdem neste ponto e não têm definido exatamente o que entrega, como entrega e para quem entrega.

Isso pode acontecer em função de o empreendimento  ter muitos produtos e serviços ou, principalmente, por não ter um processo estruturado. 

Quando isso acontece, os efeitos desse desalinhamento refletem na atração dos clientes, pois uma vez que a sua solução não está bem construída, a estratégia pode se perder, justamente por não conseguir definir a jornada do cliente.

Além disso, é indispensável que o seu time de vendas tenha esse esclarecimento em mente, porque eles são parte fundamental para que toda a trajetória de compra seja bem sucedida.  

5. Faça benchmarking

Como captar clientes

O benchmarking — técnica utilizada em diversos setores corporativos — é um termo original da língua inglesa, que significa avaliação comparativa, essa expressão traz uma ideia de “ponto de referência”.

No âmbito corporativo, essa prática sugere que seja feita uma análise, levando em conta os concorrentes de uma empresa específica, para observar o nivelamento da mesma com as outras empresas.

De modo geral, faz-se uma comparação, levando em conta pontos específicos e observando quais são as ações que estão funcionando e quais não estão.

Depois desta análise, são estabelecidas tarefas a serem testadas, as quais foram observadas nas referências encontradas em outras empresas.

Essa investigação, feita com a finalidade de observar boas práticas para captar clientes, pode gerar insights, trazer novas ideias de melhorias de processos, reestruturar abordagens, entre vários outros benefícios para o seu negócio. 

6. Definir metas

Outra dica importante é estabelecer metas. Para isso, é preciso entender quais são os reais objetivos da sua estratégia.

Por exemplo: entender qual a quantidade de clientes precisam ser alcançados, quantos contatos precisarão ser feitos, qual é a taxa de conversão ideal para, de fato, captar esses clientes e todos os alvos quantitativos e qualitativos, para que seu time trabalhe focado em um objetivo.

7. Participar de eventos

Também é importante incentivar as pessoas da sua equipe a participar de eventos. Ainda que remotamente, sempre que surgir a oportunidade de estar em eventos que fazem sentido para a empresa, vale a pena participar.

Porque, nesses eventos, existe grande possibilidade de surgir ideias novas e, além disso, criar conexões importantes com outras empresas.

8. Faça parcerias

Mais uma dica que aparece neste ambiente de conexões são as parcerias. Hoje, diversas empresas se unem para realização de projetos em parceria, criam conteúdos e materiais de marketing para captar leads, fecham acordos vantajosos de indicação de serviços e produtos etc. 

As opções de parceria são diversas e, quando bem alinhadas, podem gerar: aumento de carteira de clientes, alcance de públicos semelhantes ao seu, aumento de visibilidade, maior interação com o mercado, aumento de receita e muitos outros benefícios. 

9. Atualize redes sociais

Indiscutivelmente, as redes sociais se tornaram um canal de divulgação e aquisição de clientes muito valioso. Além de ser um local de fácil acesso, elas já estão fortemente inseridas na nossa cultura. 

Portanto, é indispensável que exista uma presença das empresas nas redes sociais. Mas não apenas isso, também é necessário que essas redes estejam atualizadas e em constante funcionamento. Inclusive, elas são fundamentais quando se trata de uma estratégia de conteúdo e engajamento.  

10. Crie ações de indicação de clientes

Os seus clientes atuais podem trazer novos clientes. Uma prática muito comum são os programas de indicação e recompensa, em que os seus próprios clientes ganham algum bônus por indicar pessoas a usarem os seus serviços ou comprar produtos. 

Essa troca pode ser feita por meio de descontos, acúmulo de pontos em ações de fidelização, créditos em compras, brindes etc.

Agora que você já tem uma série de dicas que te ensinam como captar clientes, chegou a hora de colocar a mão na massa e iniciar os planejamentos a fim de alcançar resultados incríveis.

Gostou de conferir como captar clientes? Continue no nosso blog e descubra quais são as principais tendências para 2021 em tecnologia e inovação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: