A comunicação é inata ao ser humano, por isso, se faz presente em todas as esferas sociais, seja entre amigos e familiares ou entre empresas e clientes. E é justamente por estar tão enraizada na vida em sociedade que a importância da comunicação de mão dupla se faz quase que obrigatória nas empresas.
O consumidor moderno não aceita mais a conversa unilateral, que era tão comum antigamente. O usuário exige participar e ser envolvido em todo o processo de compra, por isso, é tão importante criar ações que estimulem o engajamento do público.
Quer entender mais sobre o tema? Então, leia o nosso artigo e descubra como a comunicação de mão dupla pode revolucionar a forma como a sua empresa faz negócios e atrai novos clientes!

Comunicação de mão dupla: principais características

Aquele tempo em que apenas as grandes empresas tinham o poder de fala e o espaço para o surgimento e ascensão de pequenos negócios era reduzido, ficou para trás.
Com a difusão da internet e das mídias digitais, o poder começou a se concentrar nas mãos dos clientes, tornando-os mais informados e conscientes de suas decisões.
O consumidor atual sabe o que quer e pesquisa informações antes de comprar.
O consumo apenas pelo consumo também começa a ficar para trás, fazendo com que os clientes:

  • analisem o histórico das marcas;
  • busquem saber se suas filosofias estão alinhadas com o que pensam e desejam;
  • se concentrem em exclusividade e atendimento de primeira, por meio de ferramentas como SAC 2.0.

Criar identificação com as empresas e se sentir parte do processo de criação e venda dos produtos e serviços passa a ser uma exigência do mundo atual, já que a oferta é enorme e, para se sobressair em meios aos concorrentes, inovar constantemente é preciso.

Mudanças de postura são necessárias

Todo esse cenário, que é intensificado pelo papel das redes sociais no relacionamento com cliente e pelas tendências de tecnologias mobiles, obriga as empresas a mudarem a forma como constroem a comunicação na era digital e fazem negócios.
A importância da comunicação de mão dupla aparece como vital para as empresas que desejam crescer e fidelizar clientes.
Em outras palavras, aprender a ouvir e a aceitar a opinião do mercado e do público-alvo é uma forma não de apenas permanecer na ativa, como também descobrir maneiras de transformar todo o aprendizado do negócio em estratégias altamente competitivas.

Os benefícios de saber ouvir na comunicação nas empresas

Ainda há uma resistência muito grande de algumas empresas em abrir canais de comunicação com o cliente, transparentes, justamente pelo receio de serem bombardeadas por críticas e exporem suas falhas ao mercado.
No entanto, esse é um pensamento tão antigo quanto aquele de que “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, uma vez que não há ninguém melhor do que os clientes da sua organização para trazerem feedbacks valiosos e apontarem maneiras de aperfeiçoar o que é oferecido.
Pense em quantas oportunidades podem ser descobertas com o simples fato de estabelecer uma comunicação de mão dupla, tanto dentro quanto fora da empresa.
Enxergar além da rotina do negócio e ouvir das pessoas o que elas esperam de uma marca é a chave do sucesso de uma comunicação bilateral, para agregar diferenciais competitivos e sair na frente da concorrência.

Por onde começar?

Mas, por onde começar a entender a importância da comunicação de mão dupla e transformá-la em resultados concretos?
A comunicação bilateral é uma mudança em longo prazo e que exige transformações culturais em uma empresa, além de reforço diário para uma comunicação aberta e participativa.
Criar canais digitais de comunicação mais democráticos, ágeis e que aproveitem da tecnologia, como os chatbots, é uma forma de começar a explorar todo o potencial da arte de saber ouvir.
Lembre-se de que aprender com os erros é uma excelente maneira de melhorar a oferta de produtos e serviços e conquistar e fidelizar clientes.
Encare as críticas como aprendizados e reforce constantemente com o público interno a importância da comunicação de mão dupla.
Que tal começar a provocar a mudança nesse instante? Compartilhe o nosso artigo nas redes sociais e promova um debate sobre o tema!
Na Take, sempre refletimos sobre a evolução da experiência do usuário. Somos uma empresa especializada em criar ferramentas de apoio à interação com o cliente – como chatbots – e às estratégias de comunicação na era digital.
Nossas soluções podem ajudar seu negócio a melhorar a experiência com clientes e otimizar seus processos.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀