Existem vários canais para transmitir informações aos públicos de uma empresa, mas talvez a comunicação interativa seja a mais inovadora e eficiente nos últimos tempos.
Não porque ela necessite de tecnologias de ponta para ser possível, mas por ter o feedback em tempo real de cada cliente enquanto ela acontece.
Esse é o grande poder do Marketing Digital e o motivo do assunto ter sido tão comentado nos últimos tempos.
Os dados gerados neste tipo de comunicação com o cliente servem para análise e melhorias constantes.
Resumindo, neste post, vamos abordar a diferença entre a comunicação tradicional e comunicação interativa e qual delas pode ajudar melhor a sua empresa na transmissão de informações e para se relacionar com o público.

Comunicação interativa x Comunicação tradicional

A comunicação interativa não substituirá a comunicação tradicional; ela, na verdade, pode ser entendida como uma ferramenta totalmente distinta dos meios tradicionais de comunicação.
Entre esses meios tradicionais, podemos citar jornais impressos, revistas, canais de televisão e sites de conteúdo que usam uma via única de transmissão de informação, ou seja, o emissor envia uma mensagem ao receptor — no caso o público, que apenas a recebe.
No caso da comunicação interativa, o receptor não somente recebe a mensagem, mas também interage, podendo até produzi-la.
Alguns exemplos de comunicação interativa são os chatbots, utilizados em aplicativos de mensagem para atender os clientes, atendimento por telefone, programas e estabelecimentos que usam a gamificação para que seu público interaja com a marca.
É bem mais fácil mandar uma mensagem para uma marca com a qual você precisa se comunicar, do que procurar um anúncio dela, no jornal, não é mesmo?
Esse tipo de comunicação com o cliente, além de ser benéfico para o usuário, é muito mais interessante para a marca também, afinal ela tem acesso em tempo real ao que seus clientes procuram e, assim, podem adaptar sua comunicação e promoções, além de personalizar a oferta de acordo com a preferência do usuário.

Benefícios da comunicação interativa

Enquanto a comunicação tradicional tem um impacto limitado de propagação e pouca facilidade de acompanhamento de seus efeitos, a comunicação interativa traz também importantes contribuições como:

1. Personalização da informação

A comunicação interativa permite que a mensagem seja personalizada para cada consumidor.
Um portal de notícias pode, por exemplo, permitir que o cliente assinante personalize a página inicial de notícias e use esta informação também para personalizar as publicidades que serão apresentadas.

2. Feedback em tempo real do cliente

Assim como em uma conversa por telefone, um chatbot é uma possibilidade de atendimento ao cliente, e pode desempenhar funções como:

  • enviar uma oferta personalizada para um cliente;
  • responder dúvidas;
  • concluir a venda em uma mesma interação.

Neste caso, além da realização da venda, a interação com o cliente também ofereceu dados sobre a aceitação do veículo de venda e a precisão no tipo de oferta.
Além disso, é possível se aproveitar do Remarketing. Como funciona? Seu cliente viu o produto, colocou no cesto e depois desistiu da compra? Então ele está minimamente interessado em comprar, não é mesmo? Que tal enviar uma oferta sobre aquele item em questão algum tempo depois?

3. É envolvente e fideliza o público

Como a comunicação interativa precisa da reação do cliente, recorrentemente os meios utilizados conquistam o público por sua acessibilidade e inovações tecnológicas atuais, como as redes sociais e aplicativos da empresa.
Isto torna a comunicação mais envolvente, fidelizando mais clientes na medida em que usa interfaces amigáveis e também se comunica de forma mais intensa com aqueles que identificam que a empresa poderá atender suas necessidades.
Leia também: Por que usar um chatbot vai te ajudar a fidelizar seu cliente
As ações que geram encantamento das pessoas trazem benefícios para a marca e para o consumidor.
Enquanto o cliente tem sua necessidade atendida, a empresa aprende sobre seu público, suas intenções e torna aquele cliente, muitas vezes, um embaixador da sua marca.
Quem nunca compartilhou uma mensagem fofa que recebeu do Nubank ou de outra marca querida?

Melhores aplicações para a comunicação interativa

A comunicação interativa pode ter diversas aplicações, mas é com públicos mais específicos que ela mostrará mais resultados.
Enquanto a comunicação tradicional pode informar a um grande público a existência de um novo produto, a comunicação interativa pode conduzir clientes que estejam na dúvida sobre os benefícios que poderá usufruir na compra dele.
A interatividade na comunicação também poderá engajar clientes e torná-los fiéis usando jogos e programas em que, quanto mais o cliente interagir com a marca, mais benefícios ganhará.

Ferramentas para estabelecer comunicações interativas

As ferramentas para a comunicação interativa também terão alto grau de inovação, até mesmo nos call centers. Algumas delas são:

1. Softwares de CRM

Para um call center, o software de Customer Relationship Management é fundamental para a interatividade na comunicação, pois, é a partir dos relatórios de perfil de consumo que as ligações e ofertas podem ser feitas de forma mais personalizada.

2. Redes sociais

As redes sociais como palco para o chamado SAC 2.0 também são ferramentas essenciais para a interação com o cliente. Afinal, são ambientes pelos quais os clientes estão cada vez mais dispostos a interagir.
Saber como e quando usar a comunicação interativa com os clientes, demonstra o caráter estratégico e inovador da empresa, que não deixa de usar outros meios de interação com o público, mas acompanha as tendências e a necessidades dos clientes.

3. Chatbots

Os chatbots não representam apenas mais um canal de comunicação com o cliente, mas uma ferramenta capaz de usar a inteligência virtual e códigos para atender as demandas e ainda oferecer comandos de ações que canais menos tecnológicos não poderiam proporcionar.
Com eles, é possível criar um relacionamento próximo e oportuno com os clientes.
Mais do que automatizar conversas, você pode entregar para seu público a informação que ele precisa, no momento em que precisa.
Já bateu aquela dúvida sobre determinado produto em pleno final de semana e você teve que esperar a segunda para ligar para a empresa e entender melhor?
Com um bot, o usuário tem informação disponível 7 dias da semana, 24 horas por dia.
experiência do consumidor com o chatbot passa a ser muito melhor, seja para:

  • comprar um item;
  • resolver um problema;
  • interagir com sua marca.

Como você bem deve ter reparado, todas as aplicações giram em torno de uma coisa: interação do cliente com sua marca.
Assim, toda atenção é válida para que o histórico de cada relacionamento seja registrado, nutrido e usado da melhor maneira para fidelização de seus clientes.
Afinal, é muito melhor conversar com quem a gente já conhece, não é mesmo?
Se você deseja ter uma comunicação interativa com seus clientes, recomendamos aprender mais sobre chatbots e sobre como eles podem te ajudar nesse desafio.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀