A Comunicação integrada é o conjunto de ações e estratégias de comunicação, com objetivo de entregar uma jornada completa ao usuário.

Essa técnica consiste em unificar a mensagem passada por diferentes meios de comunicação, agregando valor à marca e consolidando a imagem da empresa no mercado.

Quando uma propaganda na TV em horário nobre exibe um QR code que traz o consumidor para um vídeo que fala da campanha de marketing da companhia.

Depois, o oferece a possibilidade de compra com um clique por uma rede social, a empresa dona da estratégia utiliza aqueles poucos segundos de mídia paga para captar audiência por mais tempo em outro canal.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Sim, uma companhia pode utilizar canais offline e online e tirar o melhor de cada um!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Por que integrar a comunicação é tão importante?

Já pensou em ter uma experiência de diálogo no Twitter e outra totalmente diferente no site da mesma empresa? Ou pior, já imaginou receber duas informações completamente distintas em dois canais de comunicação e não saber no que confiar? 

Segundo o Diário Internacional de Comunicação Corporativa, comunicação integrada se estende do alinhamento externo do design visual à integração interna da cultura e da “alma” da organização. Assim, um diálogo fluido entre diferentes canais da sua marca traz confiabilidade pois sua empresa tem uma só voz, totalmente alinhada com seus objetivos.

Como definir uma voz para meu negócio?

Como já falamos, não somente a mídia online deve ser considerada na jornada do cliente, mas também tudo que envolve o contato offline. 

Por exemplo, seu cliente começa a jornada no seu Instagram, vendo uma propaganda chamativa. Ele clica para saber mais e chega ao site, onde vê especificações do produto e decide comprar, Depois, tem a confirmação do envio pelo WhatsApp e, por último, recebe o produto físico embalado com o papel da sua marca em casa. 

São muitas etapas que devem ser marcadas por uma comunicação complementar de mesma linguagem. Para isso, alguns passos são fundamentais.

Defina uma persona

Você conhece seu consumidor? Definir uma ou mais personas que representam seu cliente ideal é essencial. É ele que irá conhecer e comprar seu produto. Mapeie os dados de consumo e preferências do público!

Com o alinhamento assertivo, você entende para quem e como irá  transmitir a mensagem, deixando seu processo de vendas mais rápido e efetivo. 

Mantenha coerência e consistência

É importante ser omnichannel, mas mantenha posicionamento e linguagem alinhados em todos os canais. Isso significa estar presente em todas as plataformas possíveis que seu usuário possa buscar contato com comunicação homogênea. O cliente deve encontrar a mesma descrição do seu produto em qualquer meio de contato, sem contradições. 

Tenha comunicação contínua

Uma das coisas mais importantes na comunicação integrada é um fluxo que garante um relacionamento contínuo com o consumidor conforme avança em seu funil de vendas, de quando toma consciência da sua marca até o pós-venda. 

A ideia é que o cliente pouco perceba que está passando de um canal para outro, já que o diálogo é complementar e contínuo.

Faça seus canais se complementarem

Suas mídias devem se ajudar e não competir entre si. A página de dúvidas e sugestões do seu site pode, por exemplo, direcionar seu cliente a um chatbot de atendimento.

A confirmação de compra pode ser enviada por e-mail, reforçando o que já foi descrito no ato da compra de modo confiável.

Quais os benefícios da comunicação integrada?

Já entendeu o que é? Agora que o processo ficou claro, vamos falar das vantagens trazidas para a sua organização!

Jornada do consumidor redondinha

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em Marketing do mundo, afirma que:

“A Comunicação Integrada de Marketing é abordar todo o processo de marketing a partir da perspectiva de quem o recebe”.

Toda a jornada traçada durante o planejamento deve apontar para o fim: a satisfação do cliente.

Na jornada do consumidor, conta-se a história do cliente junto à sua empresa e a experiência que ele associa à sua marca. Com uma comunicação integrada, você pode direcioná-lo pelo caminho adequado.

Maior eficácia nas estratégias de comunicação

Campanhas são impulsionadas pela consistência dos diferentes canais. Quando sua empresa faz ações de marketing, seus diferentes meios de comunicação servem para integrar sua campanha e reforçar a ideia de urgência e oportunidade.

Seu cliente não abandona o processo por confusão nas informações.

Alinhamento interno

Se suas mídias devem falar a mesma língua, o mesmo deve ser dito sobre as equipes de trabalho: de vendas ao suporte ao consumidor, todos devem estar cientes sobre o que é o produto e como se posicionar perante seu cliente.

O alinhamento auxilia na sua comunicação interna, que deve ser efetiva para que a externa transmita os valores da instituição sem rupturas.

A coerência vai do consumidor ao colaborador, alinhando discursos do marketing, vendas, suporte e diretoria, mostrando compromisso com os valores e a missão da empresa.

Economia

Promovendo uma comunicação integrada entre os diferentes meios de captação de clientes, você executa uma série de ações definidas no plano de comunicação da empresa. Mesmo sem o uso — ou uso reduzido — de mídias pagas como TV, rádio e Google Ads, você chegará ao seu cliente e converterá seus leads através da comunicação integrada e consistente.

Fortalecimento da marca

Esse tipo de comunicação permite um entendimento mais completo da comunicação e divulgação da companhia e os clientes compreendem melhor o seu negócio. Não haverá dúvida sobre o perfil da sua marca: ele estará lá a todo momento. 

Organizações que se comunicam de modo eficiente estreitam sua relação com o público!

Aumento da taxa de conversão

A comunicação integrada produz conteúdo que atrai e fideliza seu cliente, pois o conduz por uma jornada de compreensão, retenção e encantamento. 

Uma marca presente e forte atrai o consumidor, que pode não somente se identificar com a persona, mas associá-la ao conceito de um bom produto. Como consequência, você aumenta suas vendas e lucratividade.

Vale a pena incluir o chatbot ao implementar a comunicação integrada?

Se você utiliza canais online na sua empresa, a resposta é sim. A integração de um chatbot na jornada do cliente possibilita um diálogo contínuo em pré, durante e pós venda. Tudo depende da jornada que você quer oferecer ao seu cliente. 

Utilize um contato inteligente para receber seu público nas redes sociais e direcioná-lo à compra pelo site, traga seu cliente de um post no Instagram para uma compra pelo chatbot ou realize uma pesquisa de satisfação pós-venda através do WhatsApp. As possibilidades são infinitas!

Já deu para ver que comunicação integrada não é tão simples como ter vários canais de contato, não é mesmo?

Uma série de elementos deve ser considerada para uma estratégia eficiente que converse com seu público e toda a sua estratégia de marketing deve ser alinhada para este fim. O retorno desse posicionamento é um cliente que conhece, confia e divulga sua marca!

Gostou de conferir um pouco mais sobre a importância da comunicação integrada? Continue no nosso blog e confira: Quais são os canais de comunicação mais utilizados pelas empresas online?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: