As inovações tecnológicas atuais e a revolução tecnológica que tomou conta do mundo nas últimas décadas, impuseram muitos desafios às empresas. Se antes o foco era apenas na qualidade do produto, hoje as atenções se voltam para o relacionamento com os clientes. Por isso, as organizações buscam entender e se adaptar à comunicação na era digital.
No post de hoje, mostraremos por que é importante ficar de olho nos desafios da comunicação na era digital e nas mudanças que ocorreram na era digital. Confira!

Falem de mim, mas falem bem

Você se lembra de quando tinha que esperar horas para ser atendido pelo setor de reclamações de uma grande companhia?
Ou do esforço que precisava para simplesmente cancelar o contrato de aquisição de um serviço?
Histórias assim, embora ainda ocorram, tendem a se tornar minoria por causa das mudanças nas relações entre pessoas e empresas.
Se antes o poder da comunicação estava apenas nas mãos das corporações, hoje o indivíduo passa a influenciar cada vez mais na reputação das marcas.
Em questão de minutos, um post gerado no Facebook pode dar início a uma reação em cadeia, com milhares de pessoas aderindo à “causa” de um consumidor insatisfeito.
Na era do Twitter, WhatsApp e muitas outras redes sociais, não é mais possível ignorar a voz de uma única pessoa, pois ela pode ganhar imensas proporções da noite para o dia.
Essa é sem dúvida a maior mudança e o principal desafio da comunicação na era digital.

Comunicação na era digital: agilidade e transparência

Como as organizações devem, então, reagir a essa realidade?
A resposta está no relacionamento com os clientes. As empresas podem e devem aproveitar ao máximo as novas formas de marketing e comunicação na era digital, disponíveis para estabelecer vínculos reais com seus consumidores, sempre se baseando em transparência e conteúdo relevante.
Dessa forma, o setor de marketing precisa se adaptar os desafios da comunicação na era digital e aos novos tempos, entendendo que a boa imagem de uma organização não depende mais só da qualidade dos produtos e serviços que ela oferece, mas também de sua capacidade de reação frente os dilemas que surgem no ambiente digital.
Quanto mais ágil e claro for o retorno da empresa, maior a probabilidade de que o consumidor se sinta bem atendido.

As redes sociais não são o inimigo

Dependendo do tamanho e da natureza do negócio, pode ser importante, por exemplo, implantar uma política de monitoramento das redes sociais e de outros canais digitais de comunicação, a fim de entender o que os clientes dizem, o que precisam e por que, exatamente, não estão satisfeitos com determinado produto ou serviço.
Ao integrar os chatbots em suas redes sociais, por exemplo, as empresas conseguem ampliar a interação entre pessoas e marcas, de forma surpreendente, potencializando o relacionamento do público com a sua marca.
Assim, em vez de encarar as redes sociais como um inimigo, as empresas devem compreender que estão diante de uma mudança irreversível, em que a voz e o poder de ação do consumidor dão o tom das relações que se estabelecem entre organizações e seus públicos. Em outras palavras, é uma rica oportunidade para entender o que as pessoas querem e agir de acordo com suas expectativas.
Para a comunicação corporativa, portanto, não basta concentrar esforços somente em inovações técnicas e operacionais da comunicação na era digital. É preciso investir em lideranças que compreendam o seu verdadeiro alcance, promovendo o diálogo e o alinhamento das organizações com as inúmeras demandas da sociedade.
E então, pronto para a próxima leitura? Que tal aprender mais sobre comunicação interativa e aprimorar o relacionamento com os clientes da sua empresa?
Blip é uma empresa especializada em criar ferramentas de apoio às estratégias de comunicação na era digital.
Com cases de chatbot, como Rock in Rio e Casas Bahia, a empresa tem know-how para criar soluções de comunicação automatizadas para empresas de variados setores.
A Take quer que você ofereça a melhor experiência aos seus clientes enquanto otimiza seus processos.
Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa.
Conheça nossos planos, descubra qual é a ideal para seu negócio e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀