Aprenda tudo que precisa saber sobre omnichannel e prepare sua empresa para essa estratégia

Omnichannel é o nome dado à estratégia que usa variados canais de atendimento ao cliente, marketing e vendas para alcançar clientes e oferecer uma experiência de qualidade a esses potenciais consumidores, criando diferentes pontos de contato entre marca e cliente.

Entretanto, diferente do marketing multicanal, o omnichannel não apenas usa diferentes canais para sua comunicação, mas prioriza a coesão e sinergia entre essas plataformas.

O principal objetivo de uma comunicação omnichannel é conseguir atender ao cliente, onde e quando ele desejar. Com esse objetivo em mente, as empresas passam a buscar melhorar a experiência do usuário, desde o momento que ele conhece a marca até a compra, considerando as diferentes etapas do funil de vendas.

Leia também: Chatbot no funil de vendas: 3 etapas para converter clientes

Quando o assunto é vendas, o omnichannel tem grande poder sobre a melhora na experiência de compra do consumidor, afinal, acompanha a jornada do cliente, construindo uma comunicação única e segmentada.

Entretanto, o omnichannel não é uma estratégia unicamente voltada para vendas. Sendo uma estratégia integradora, você vai aprender que existe omnichannel marketing e atendimento omnichannel.

O que é omnichannel?

Imagem para ilustrar omnichannel

Omni” é uma palavra em latim que significa “tudo“. Dessa forma, o conceito de omnichannel pode ser entendido como “todos os canais”. É claro que essa é uma definição bastante simples em vista do que é toda a estratégia de omnichannel.

Por meio do omnichannel o cliente será capaz de realizar uma compra ou um atendimento por meio da plataforma que melhor lhe convier, como:

Até o call center pode fazer parte do omnichannel.

O omnichannel, além de reunir todos os canais de comunicação e vendas pertinentes a uma marca e a sua estratégia, se preocupa em criar uma experiência unificada para todos os seus clientes, em todas as plataformas escolhidas para sua atuação. Isso inclui:

  • mesmo preço;
  • informações unificadas;
  • mesmas políticas de frete;
  • atendimento com linguagem similar;
  • banco de dados de clientes compartilhado e mais.

Além da unidade de comunicação, uma estratégia omnichannel se preocupa em entender a persona e personalizar a experiência do usuário em cada um desses pontos de contato da marca. Em suma, não se trata de uma comunicação padrão distribuída a todos os usuários em todas as plataformas. O omnichannel também conta com ações de:

Pode parecer controverso que uma estratégia que unifica a comunicação também a personalize, entretanto, o omnichannel é especialista nisso e colhe os frutos dessa capacidade.

Essa combinação permite oferecer uma melhor experiência para o cliente e alcançar melhores resultados para a empresa que está investindo no que é omnichannel.

Até aqui, podemos afirmar que omnichannel é resultado do desenvolvimento da tecnologia e do sentimento de imediatismo que ela acabou por gerar em seus usuários, que querem comprar o que desejam, na hora e no lugar que desejam.

Por exemplo, um usuário que deseja comprar um tênis que apareceu em um anúncio feito dentro do Facebook, quer comprar dentro do próprio Facebook. Ele não quer parar sua navegação, acessar o e-commerce do cliente, para então concluir a compra.

Loja física, e-commerce, marketplace, app, campanhas de ads, mídias sociais, são algumas das plataformas omnichannel que constantemente recebem demandas de clientes. Entretanto, sua empresa pode incluir em seu planejamento, qualquer outro canal de vendas e marketing que desejar usar.

O fluxo entre os canais é muito rápido e a estratégia omnichannel busca ferramentas, como os chatbots, para atender a clientes e usuários, na hora e no lugar que desejam ser atendidos. Tudo isso é feito de maneira integrada, seja para ações de atendimento, marketing ou vendas. 

Com todas essas plataformas disponíveis, o usuário passa a ter acesso à marca e aos seus produtos de maneira rápida, simples e unificada.

Imagem para ilustrar omnichannel

Omnichannel vs. Multichannel

É muito comum a confusão que algumas pessoas fazem ao entender o que é omnichannel e o que é multichannel. De maneira geral, a diferença está na forma como cada estratégia gerencia os canais de comunicação, atendimento, vendas e marketing.

Enquanto o omnichannel busca a unificação e a sinergia das plataformas, numa estratégia de multicanal os canais operam de forma independente. Como consequência, os consumidores possuem opções reduzidas para se movimentarem entre os diferentes canais usados nas ações de marketing.

Diferenças entre Multichannel e Omnichannel

Os benefícios de uma estratégia omnichannel

Antes de continuarmos, é preciso que você compreenda que o cliente passou a ser omnichannel. Ou seja, ele está em todos os canais e, principalmente, ele não percebe a diferença de estar em um ou outro.

É possível relacionar com a sua marca dentro de um shopping, no Instagram, no seu e-commerce ou em um marketplace.

Imagem sobre o que é omnichannel

Quando sua empresa não cria uma estratégia omnichannel, você força seu cliente a se apresentar a cada contato que ele faz com a marca usando uma nova plataforma.

Isso parece chato para ele, não é mesmo? Mas isso também é ruim para a sua estratégia.

Se você não consegue gerar uma experiência de qualidade para o cliente, corre riscos de perder a chance de converter uma compra, bem como perde informações e dados que poderiam te ajudar a compreender o comportamento desse consumidor e sua etapa no funil de compras. Isso é só o começo do problema!

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, em colaboração com outros institutos de pesquisa, identificou que 73% dos consumidores usavam vários canais para se relacionar com varejistas de diferentes setores.

Mas isso não é tudo. O estudo também descobriu que clientes que usaram mais de quatro canais disponibilizados pela empresa gastaram 9% a mais na loja em comparação com quem usa apenas uma plataforma de compra (seja física ou online).

Desses dados, podemos tirar informações valiosas. Entre elas, a de que as experiências personalizadas e os vários pontos de contato e conversão que uma empresa oferece, por meio do omnichannel, podem gerar mais e melhores vendas.

Além disso, também pode-se identificar que quanto mais canais os clientes usam, mais valiosos esses consumidores são para um negócio. Por isso, deve ser parte da estratégia da empresa oferecer canais diversos e alinhados que permitam o fluxo desses usuários entre as plataformas e canais ofertados.

Em suma, ao oferecer um atendimento omnichannel, sua empresa poderá:

  • entender mais profundamente o cliente e seu comportamento por meio da integração dos dados sobre as ações realizadas por ele em todas as plataformas de contato com a marca;
  • manter o consumidor mais tempo envolvido com a marca enquanto navega pelos diversos canais e seus conteúdos ofertados;
  • vender mais;
  • obter maior ticket médio por cliente;
  • melhorar a experiência do cliente com a marca e assim dar um passo rumo a fidelização; e mais.
imagem sobre o que é omnichannel

Como criar sua estratégia de experiência omnichannel

1. Reúna a equipe para criar a estratégia

Até aqui, esperamos ter deixado claro que não estamos considerando apenas o marketing omnichannel, mas as plataformas e ações de vendas e atendimento omnichannel. Considerando isso, é importante que você reúna todos os setores da sua empresa que possuem ligações com essas ações, entre eles:

Além desses profissionais, é valioso que você inclua o cliente no processo de criação de uma comunicação omnichannel. Afinal, é ele quem demanda por sua presença em diferentes canais.

Lembre-se: qualquer mudança que você for fazer em seu negócio, perguntar ao cliente e envolvê-lo no processo é uma maneira mais inteligente para alcançar os resultados esperados!

2. Conheça seu cliente

Já que estamos falando sobre o papel do cliente no processo de criação de uma comunicação omnichannel, é importante que você conheça sua persona e domine suas necessidades, desejos, hábitos e comportamentos.

Imagem para ilustrar omnichannel

Não basta inserir sua empresa em “todos” os canais, é preciso criar uma estratégia de como usar cada plataforma. Para isso você vai precisar entender quem é seu cliente e o que pode interessá-lo dentro de uma relação com seu aplicativo, e-commerce, chatbot e mais.

Uma outra etapa interessante nessa fase é revisar a experiência do cliente. Uma boa dica é acessar todos os canais que sua empresa está , fazendo uma compra, buscando por um contato, pedindo um atendimento e venda o que funciona e o que pode ser melhorado. Identifique oportunidades de comunicação e vendas.

3. Segmente e direcione

Um boa aplicação do que é omnichannel deve incluir uma capacidade especial de segmentar seus clientes de acordo com uma série de características para que você possa se comunicar com cada um de maneira correta, aumentando as chances de acertar no argumento de vendas e converter um cliente. 

Use ferramentas de Inbound Marketing para entender seus clientes e segmentá-los. A partir disso envie mensagens personalizadas, que considerem:

  • perfil do cliente;
  • envolvimento com a marca;
  • comportamento de compras e mais.

Usar ferramentas de automação de marketing digital e ferramentas com comunicação por padrão ou inteligência artificial, tal como chatbot para empresa, é uma maneira eficaz de criar uma comunicação personalizada de maneira otimizada, aumentando a produtividade e tornando a experiência do cliente ainda melhor.

Com os chatbots, inclusive, é possível atender seus clientes a qualquer dia e hora, sem a necessidade de um atendente humano o tempo todo, melhorando assim a experiência do usuário e otimizando os custos da empresa.

Imagem para ilustrar omnichannel

É possível criar ações efetivas de chatbot para vendas, marketing e atendimento. O chatbot também é uma solução omnichannel para call center.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o vídeo abaixo:

4. Monitore sempre!

Como em todas as ações relacionadas a vendas, marketing e atendimento, é fundamental que sua empresa realize o acompanhamento de indicadores de qualidade para garantir que as plataformas omnichannel estão realmente em sincronia e, principalmente, se estão atendendo às demandas dos clientes.

Entenda quais segmentos de clientes respondem melhor em quais plataformas e vá ajustando seus esforços.

Black Friday Omnichannel: aumente suas vendas com uma estratégia de sucesso!

Atendimento omnichannel

O atendimento é, sem dúvida nenhuma, um divisor de águas na experiência do usuário.

Sua marca pode ser descolada, seus produtos de qualidade, o serviço oferecer bons resultados, mas se o atendimento da sua empresa oferece uma experiência ruim para esse cliente você tem grandes riscos que perder esse consumidor.

Você pode estar pensando: ah, mas meu preço é o menor do mercado, então meu cliente nao vai me deixar!

Esse pensamento está completamente errado!

Algumas pesquisas apontam que 86% dos clientes estão dispostos a pagar até 13% a mais por produtos e serviços apenas para ter uma melhor experiência do cliente.

Mas o que é uma boa experiência do cliente em atendimento?

Sua empresa ser capaz de atender as demandas dos clientes, sem ficar jogando esse usuário de plataforma em plataforma, é uma das respostas mais importantes para essa pergunta.

Ninguém aguenta mais ligar para um call center para buscar por um atendimento e descobrir que na verdade deve acessar o site para fazer parte do processo.

Ou acessar o site e se deparar com a necessidade de fazer download do app.

Ou ter sua ligação transferida para outro atendente e ter que repetir tudo o que acabou de falar!

Com uma estratégia omnichannel você unifica os canais e resolve as necessidades de seu cliente seja no call center, no site, no app, na loja física ou no chatbot.

Veja também nosso guia sobre atendimento ao cliente, como fazer e suas principais ferramentas.

Marketing omnichannel

O marketing omnichannel mantém o objetivo de oferecer uma melhor experiência para o cliente ou usuário.

Além de se preocupar em criar estratégias unificadas em diferentes canais que contam com a presença do cliente, o marketing omnichannel também se concentra em oferecer uma experiência de qualidade no que diz respeito a relação das peças de marketing e o usuário.

Ninguém gosta de ficar recebendo e-mail marketing, anúncios ou ligações de telemarketing sobre produtos ou serviços que não os interessa.

Enviar um e-mail marketing ou fazer um anúncio pago com o mote “como gerir seu tempo entre trabalho e os filhos” para mulheres que não tem filhos é perder tempo, dinheiro e  um prejuízo a imagem da sua marca perante o público.

Pode parecer absurdo que isso aconteça, mas você ficaria assustado com a quantidade de empresas que enviariam isso apenas porque uma mulher se cadastrou em uma landing page que oferece conteúdo sobre sobre “ferramentas para gestão de tempo” e marcou no formulário que seu gênero é feminino.

O objetivo do marketing omnichannel é criar uma mensagem que se ajuste ao seu cliente com base no comportamento dele através do funil de vendas, fornecendo aos clientes uma experiência de compra integrada do primeiro ao último ponto de contato.

O vídeo a seguir fala mais sobre marketing omnichannel e como aplicá-lo no dia a dia da sua empresa.

Vendas omnichannel

Detalhamos alguns dos dados e informações sobre as vendas omnichannel ao longo deste artigo, mas se faz necessário relembrar que uma estratégia comercial de omnichannel diz respeito, de maneira geral, a oferecer canais de vendas integrados, em diferentes plataformas, que possibilitem que o cliente realize suas compras onde e quando quiser, por meio da plataforma que desejar, sem sofrer com diferenças de preço ou qualidade.

Como citado ao longo deste artigo, mais de 80% dos clientes estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que ofereçam uma boa experiência para esse consumidor.

Por essas e outras razões, considerar uma comunicação omnichannel é um passo que precisa ser dado se a sua empresa não quer perder vendas.

E não se engane! As vendas omnichannel não são o futuro. Elas já são o presente.

Exemplos de omnichannel no Brasil e no mundo

Agora que falamos tudo sobre omnichannel, você deve estar curioso para conhecer alguns casos de sucesso no Brasil e no mundo. A seguir, separamos três exemplos de marcas que investem nesse modelo de comunicação:

  • Magazine Luiza;
  • Disney;
  • Starbucks.

Magazine Luiza

Para os íntimos: Magalu!

Desde 2015, o Magazine Luiza vem investindo em ações de atendimento, marketing e vendas omnichannel, integrando ações online e offline, bem como todas as suas campanhas em todos os seus canais, por meio da criação de:

  • aplicativo que permite a compra de produtos diretamente pelo sistema e a consulta de lojas próximas e produtos que estão em estoque;
  • campanhas em televisão;
  • e-commerce;
  • tecnologia nas lojas físicas;
  • sistema BOPIS, pelo qual um cliente pode comprar na loja virtual e retirar o produto na loja.

Disney

Quando o assunto é marketing, vendas e atendimento, a Disney sai na frente das empresas mais modernas do mundo.

Você pode reservar uma viagem pelo site da empresa, usando o celular ou seu computador. E tem mais: com o app My Disney Experience, você pode:

  • planejar toda a viagem;
  • reservar restaurantes;
  • no parque, você pode usar seu aplicativo móvel para localizar as atrações que deseja e o tempo de espera em fila.

O My Disney Experience não é o único oferecido pela marca. A empresa também oferece o Magic Band, pelo qual você pode:

  • acessar todas as fotos tiradas com personagens ao longo de sua visita;
  • realizar pedidos de comida.

Todas essas ferramentas são integradas, proporcionando a melhor experiência possível para seus usuários.

Starbucks

A Starbucks também é uma das empresas que melhor se adaptaram ao omnichannel para oferecer uma experiência completa para seu cliente.

Imagem omnichannel starbucks
Starbucks: estratégia omnichannel

Entre as ações mais conhecidas e reconhecidas é a do cartão fidelidade. Você recebe um cartão gratuito, que pode ser usado sempre que fizer uma compra em uma das lojas. Mas além de ganhar prêmios, você poderá recarregar seu cartão com créditos para usar nos restaurantes. Essa recarga pode acontecer:

  • via telefone;
  • site;
  • loja física;
  • aplicativo.

Com tudo isso você agiliza o atendimento e ainda torna o cliente fiel.

Ferramentas Omnichannel

Aplicar o que é omnichannel em uma empresa pode ser mais simples do que você imagina. Para isso, você precisa escolher as ferramentas certas para integrar sua estratégia, entre elas, os chatbots.

Imagem para ilustrar omnichannel

Os chatbots são softwares, em grande parte das vezes com inteligência artificial, que funcionam dentro de aplicações de mensagens e permitem a comunicação automática entre empresas e clientes reais ou potenciais, seja por meio do envio de mensagens segmentadas (apoiando a estratégia de vendas e marketing omnichannel) ou respondendo às mensagens vindas desses usuários (criando uma rede de apoio e suporte, 24 horas por dia nos sete dias da semana).

Por meio do uso do chatbot em uma estratégia de omnichannel, você pode oferecer uma experiência do cliente que seja ao mesmo tempo automática e personalizada em todas as plataformas que seu cliente costuma estar, como:

  • WhatsApp;
  • Facebook Messenger;
  • site da sua empresa;
  • Telegram;
  • LinkedIn e mais.

Além disso, os chatbots também podem auxiliar o trabalho do call center, permitindo a integração também dos canais telefônicos com o sistema.

Blip é a plataforma de construção de chatbot, com tudo o que você precisa para construir, promover e evoluir um chatbot eficiente!

Com o bot builder do Blip, você pode estruturar seu chatbot e colocá-lo no ar em poucos passos:

  • defina o fluxo;
  • crie o conteúdo da conversa;
  • publique seu bot em vários canais como Facebook Messenger, Telegram, LinkedIn e WhatsApp.

Conheça também as soluções e serviços de Blip para transformar sua comunicação com o cliente. Nossa equipe vai ajudar sua empresa a oferecer a melhor experiência aos seus clientes, ao mesmo tempo, em que otimiza seus processos.

Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendas! Entre em contato com nossa equipe!

FAQ sobre Omnichannel

O que é omnichannel?

Omnichannel é, resumidamente, o conceito de algo que está em ‘todos os canais’ e estes canais são integrados. Os canais de uma empresa podem ser considerados as redes sociais, site, SMS, call center, loja virtual e loja física (quando há).

O que é uma loja omnichannel?

É considerada uma loja omnichannel quando uma empresa tem diferentes pontos de venda, sendo as lojas físicas, online, aplicativos e até mesmo as redes sociais. As lojas também são consideradas omnichannel quando conseguem atender seus clientes em todas essas frentes sem diferenciação ou duplicidade, podendo prosseguir um atendimento que começou na loja física no online por exemplo.

Como funciona o omnichannel?

O omnichannel funciona com o apoio de uma equipe integrada, que consiga seguir os diferentes pontos de contato em qualquer canal. Para que o omnichannel funcione de verdade, é necessário que essa rede não diferencie os canais e consiga entregar as soluções necessárias pelo cliente onde ele preferir

Como surgiu o omnichannel?

O omnichannel surgiu para atender a demanda dos clientes cada vez mais digitais, que exigiam respostas mais rápidas e em diferentes canais. Para estar sempre presente e não deixar ninguém sem atendimento, as empresas precisaram integrar os vários canais, o que fez surgir o conceito de omnichannel.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀