Entenda a importância de um plano de comunicação para sua empresa e veja algumas dicas de como elaborar um do zero.

Que tal escutar o artigo sobre plano de comunicação? Basta clicar no player abaixo!

O plano de comunicação é o primeiro passo para a construção de uma estratégia bem sucedida. Inclusive, ter um bom planejamento pode ser a diferença entre uma empresa que prospera é uma empresa que é engolida pelos concorrentes.

Neste contexto, engana-se quem pensa que, para ter uma comunicação empresarial de sucesso basta produzir posts nas redes sociais ou fazer campanhas de publicidade.

Muito além disso, o plano de comunicação deve mostrar algumas diretrizes que guiam as relações públicas de uma empresa. Em geral, um bom planejamento organiza as formas como uma empresa se comunica com seus clientes, além de definir os objetivos de comunicação.

Continue lendo para aprender o que é um plano de comunicação eficaz, como este documento pode ajudar sua empresa e algumas dicas para elaborar um plano do zero.

O que é um plano de comunicação?

Imagem para ilustrar plano de comunicação

Antes de mais nada, um plano de comunicação é um documento que orienta as ações de comunicação da empresa em direção a objetivos específicos e mensuráveis.

Geralmente, ele é feito pela equipe de marketing, mas reflete o tom de voz de toda a corporação. Isso é muito importante, pois a imagem de uma empresa deve ser coesa e alinhada com todos os meios e canais de comunicação e aquisição. 

O documento é feito com muita pesquisa: ele deve fazer um diagnóstico do momento atual da empresa, identificar o público-alvo, refletir os objetivos da corporação e traçar ações para atingi-los. 

Depois de feito, o planejamento também deve ser revisto de tempos em tempos. Dessa maneira, os resultados das ações serão mensurados e o documento acompanhará a evolução da comunicação empresarial. 

Mas atenção! Um plano de comunicação não é a mesma coisa que um plano de negócios. 

Por um lado, o plano de negócios estuda a viabilidade de um projeto novo e busca obter uma visão geral da empresa (incluindo setor financeiro, recursos humanos e logística), enquanto o plano de comunicação foca em ações comunicacionais

Por que o plano de comunicação é essencial para uma empresa?

Imagem para ilustrar plano de comunicação

Muita gente não sabe, mas a comunicação de uma empresa, para ser bem estruturada, deve envolver muita pesquisa e estratégia. Um erro muito comum é acreditar que o caminho para o sucesso é seguir as tendências online, o que acaba gerando investimentos não planejados.

Isso, infelizmente, não dá certo.

Já imaginou uma empresa de artigos esportivos se comunicando da mesma maneira que uma empresa de produtos de beleza?

A mensagem pode ser bem redigida e pensada, mas a estratégia pode não ser eficaz, porque não foi direcionada para o público correto.

Da mesma forma, investir em ações desnecessárias pode ser um desperdício de dinheiro e tempo da empresa, e a sensação final pode ser de estar dando murro em ponta de faca. 

É para isso que existe o plano de comunicação. Ele funciona como um mapa: orienta as ações, planeja os recursos de maneira eficaz e permite um olhar analítico para o que já é feito. 

Outra vantagem do planejamento de comunicação é o alinhamento da equipe interna. Com ele, todos sabem no que devem focar e têm clareza dos objetivos em que devem trabalhar. Como consequência, o plano também contribui para um aumento na produtividade da empresa

Hoje, não basta apenas oferecer um bom preço e acreditar que o cliente será fidelizado. Agora, outras variáveis estão inseridas no processo de compra. Por exemplo, a comunicação da empresa com os clientes.

As marcas devem se atentar para a experiência do cliente, com um bom atendimento, boa presença em redes sociais (onde seu cliente estiver, é onde você também deve estar), boas políticas de transparência e uma comunicação que engaje os leads. 

É aí que entra a necessidade do plano de comunicação. Além de orientar as ações da empresa, ele também serve como um guia de análise de resultados. Assim, fica muito mais fácil entender o que está dando resultado e o que não está. 

O que deve conter em um plano de comunicação?

Imagem para ilustrar plano de comunicação

Agora que você já entendeu a importância do plano de comunicação para o seu negócio, deve estar se perguntando por onde começar o seu.

Vale lembrar que cada plano é único e deve atender a necessidades específicas, mas alguns pontos são comuns para o bom andamento de qualquer planejamento. Confira o passo a passo para criar um plano de comunicação para sua empresa.

Objetivos

Primeiramente, o planejamento de comunicação deve ter objetivos claros a serem alcançados, que vão desde conquistar novos clientes até posicionar-se como referência na área. 

Público

Com quem você quer se comunicar? Quais são os hábitos de consumo deste público? Como se comportam nas redes sociais? Entender tudo isso é essencial para definir a estratégia de comunicação da empresa. 

Uma boa dica é seguir as orientações das personas, geralmente definidas pela equipe de marketing da empresa.

Mensagem

Qual é a mensagem a ser passada? Qual a melhor forma de fazer isso? O tom de voz da empresa definirá o posicionamento da marca em todos os canais de aquisição de foco. 

Além disso, é importante saber que tipo de mensagem é a mais adequada para o público-alvo definido pela empresa. Mensagens escritas, vídeos, imagens… esses são apenas alguns exemplos.

Canais de aquisição e estratégia

Uma vez que os objetivos e mensagem a ser passada foram definidos, é hora de definir a estratégia da empresa. Um dos pontos importantes dessa estratégia é definir quais canais de aquisição serão utilizados para veicular as mensagens, além da frequência e horários da distribuição. 

Será que os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, seriam as melhores escolhas? Ou a melhor opção seria segmentar o público por meio de chatbots?

Algumas dicas podem te ajudar a construir seu plano de comunicação do zero. Siga a leitura para aprender mais!

5 dicas para montar um plano de comunicação do zero

Imagem para ilustrar plano de comunicação

1. Pesquise muito

Você já sabe que para montar seu plano de comunicação, é necessário definir os objetivos da empresa e entender o público. Não tem como fazer isso sem antes pesquisar!

Neste contexto, busque informações com todos os setores para fazer um diagnóstico da empresa, estude os concorrentes, faça pesquisas com os clientes para entender o perfil do público, enfim… entenda profundamente a marca para definir os próximos passos. 

2. Defina propósito e metas

Priorize objetivos que sejam S.M.A.R.T, que em português quer dizer:  

  • específicos;
  • mensuráveis;
  • atingíveis;
  • realistas;
  • temporizável.

O ideal é que, depois de algum tempo, seja possível analisar se os objetivos foram atingidos, e isso só será possível se eles seguirem a lógica S.M.A.R.T. 

3. Defina um orçamento

Já ouviu falar em “o feito é melhor que o perfeito”? É óbvio que sonhamos com recursos ilimitados, mas não corra o risco de não agir esperando o momento perfeito.

Faça o melhor que puder com o orçamento que tiver. A definição de orçamento também ajudará a traçar ações possíveis. 

4. Crie um cronograma

Depois de decidir os objetivos e ações, é hora de criar um cronograma. Defina etapas, prazos, resultados esperados e duração de campanhas para acompanhar de perto a situação.

5. Não se esqueça de mensurar os resultados

Como avaliar o sucesso da estratégia sem mensurar resultados?

Defina indicadores específicos para avaliar o que foi bom e o que pode ser melhor e avalie de tempos em tempos os resultados do plano de comunicação. 

Até aqui, você aprendeu o que é um plano de comunicação e como ele é importante para uma estratégia bem sucedida. Além disso, aprendeu como começar um planejamento do zero e, por fim, algumas dicas de como usar essa ferramenta.Que tal aprender mais sobre um dos canais de comunicação mais usados pelo público?

Confira nosso post sobre o WhatsApp Business e saiba como otimizar a comunicação com os seus clientes.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀