Você sabe o que é um plano de comunicação? Engana-se quem pensa que, para ter uma comunicação empresarial de sucesso basta produzir posts nas redes sociais ou fazer campanhas de publicidade.

O documento é o primeiro passo para a construção de uma estratégia bem sucedida e pode ser a diferença entre uma empresa que prospera e uma que é engolida pelos concorrentes. 

Hoje você vai aprender o que é um plano de comunicação, como esse documento pode ajudar a sua empresa e como construir o seu do zero. Se você quer montar um planejamento eficaz, leia esse texto até o final! 

O que é um plano de comunicação?

Vamos começar do início! O plano de comunicação é um documento que busca orientar as ações de comunicação da empresa em direção a objetivos específicos e mensuráveis.

Ele geralmente é feito pela equipe de marketing, mas reflete o tom de voz de toda a corporação. Isso é muito importante, pois a imagem de uma empresa deve ser coesa e alinhada com todos os meios de comunicação e de aquisição. 

O documento é feito com muita pesquisa: ele deve fazer um diagnóstico do momento atual da empresa, identificar o público-alvo, refletir os objetivos da corporação e traçar ações para atingi-los. 

Depois de feito, o planejamento também deve ser revisto de tempos em tempos. Dessa maneira, os resultados das ações serão mensurados e o documento acompanhará a evolução da comunicação empresarial. 

Mas atenção! Um plano de comunicação não é a mesma coisa que um plano de negócios. 

Um plano de negócios estuda a viabilidade de um projeto novo e busca obter uma visão geral da empresa (incluindo setor financeiro, recursos humanos e logística), enquanto o plano de comunicação foca em ações comunicacionais. 

Por que o plano de comunicação é essencial para uma empresa?

Muita gente não sabe, mas a comunicação de uma empresa, para ser bem estruturada, deve envolver muita pesquisa e estratégia por trás. Um erro muito comum é acreditar que o caminho para o sucesso é seguir as tendências online ou investir sem planejamento por trás. 

Isso, infelizmente, não dá certo. Já imaginou uma empresa de artigos esportivos se comunicando da mesma maneira que uma empresa de produtos de beleza?

A mensagem pode ser bem redigida e pensada, mas a estratégia não terá eficácia, porque não foi direcionada para o público correto.

Da mesma maneira, investir em ações desnecessárias pode ser um desperdício de dinheiro e tempo da empresa, e a sensação final pode ser de estar dando murro em ponta de faca. 

É para isso que existe o plano de comunicação. Ele funciona como um mapa: orienta as ações, planeja os recursos de maneira eficaz e permite um olhar analítico para o que já é feito. 

Outra vantagem do planejamento de comunicação é o alinhamento da equipe interna. Com ele, todos sabem no que devem focar e têm clareza dos objetivos em que devem trabalhar. Como consequência, o plano também contribui para um aumento na produtividade da empresa

O plano se torna ainda mais essencial nos dias de hoje. Com um público cada vez mais exigente, o que funcionava no passado não funciona mais, e o que funciona agora pode não funcionar no futuro.

Não basta mais apenas oferecer um bom preço e acreditar que o cliente será fidelizado. Agora, outras variáveis estão inseridas no processo de compra.

As marcas devem se atentar para a experiência do cliente, com um bom atendimento, boa presença em redes sociais (onde seu cliente estiver, é onde você também deve estar), boas políticas de transparência e uma comunicação que engaje os leads. 

É aí que entra a necessidade do plano de comunicação. Além de orientar as ações da empresa, ele também serve como um guia de análise de resultados. Assim, fica muito mais fácil entender o que está dando resultado e o que não está. 

plano de comunicação

O que deve conter em um plano de comunicação?

Agora que você já entendeu a importância do plano de comunicação para o seu negócio, deve estar se perguntando por onde começar o seu.

Cada plano é único e deve atender a necessidades específicas, mas alguns pontos base são comuns para o bom andamento do seu planejamento. 

Objetivos

Já falamos, mas não custa repetir: o planejamento deve ter objetivos claros a serem alcançados, que vão desde conquistar novos clientes até posicionar-se como referência na área. 

Público

Com quem você quer se comunicar? Quais são os hábitos de consumo deste público? Como se comportam nas redes sociais? Entender tudo isso é essencial para definir a estratégia de comunicação da empresa. 

Mensagem

Qual é a mensagem a ser passada? Qual a melhor forma de fazer isso? O tom de voz da empresa definirá o posicionamento de marca em todos os canais de aquisição de foco. 

Canais de aquisição e estratégia

Definidos os objetivos e mensagem a ser passada, é chegada a hora de definir a estratégia da empresa. Ela abrange também os canais de aquisição utilizados para veicular as mensagens e a frequência e horários da distribuição. 

Será se plataformas de mensageria, como o WhatsApp, é o lugar ideal? Ou seria melhor segmentar o público por meio de chatbots?

Algumas dicas podem te ajudar a construir seu plano de comunicação do zero. Siga a leitura para aprender mais!

Quais as 5 melhores dicas para montar um plano de comunicação do zero?

1. Pesquise muito

Você já sabe que para montar seu plano de comunicação, precisa definir os objetivos da empresa e entender o público. Não tem como fazer isso sem pesquisar bastante!

Colete informações com todos os setores para fazer um diagnóstico da empresa, estude os concorrentes, rode pesquisas com os clientes para entender o perfil do público, enfim… entenda a fundo a marca para definir os próximos passos. 

2. Defina propósito e metas

Priorize objetivos que sejam S.M.A.R.T, em português:  

  • específicos;
  • mensuráveis;
  • atingíveis;
  • realistas;
  • temporizável.

O ideal é que, depois de algum tempo seja possível analisar se os objetivos foram atingidos, e isso só é possível se eles seguirem a lógica S.M.A.R.T. 

3. Defina um orçamento

Já ouviu falar em “o feito é melhor que o perfeito”? É óbvio que sonhamos com recursos ilimitados, mas não corra o risco de não agir esperando o momento perfeito ($).

Faça o que puder com o orçamento que tiver. A definição de orçamento também ajudará a traçar ações possíveis. 

4. Crie um cronograma

Depois de decidir os objetivos e ações, é hora de criar um cronograma. Defina etapas, prazos, resultados esperados e duração de campanhas para acompanhar de perto a situação.

5. Não se esqueça de mensurar os resultados

Como avaliar o sucesso da estratégia sem mensurar resultados? Defina indicadores específicos para avaliar o que foi bom e o que pode ser melhor e avalie de tempos em tempos os resultados do plano de comunicação. 

O plano de comunicação é uma ferramenta essencial para uma empresa bem sucedida. Utilize todas as dicas para potencializar o seu negócio! Continue no nosso blog e descubra como aplicar as melhores estratégias de vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *